Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q327588 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q328653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à tecnologia e ao seu uso na escola.

Multimídia é o conjunto de diferentes meios de comunicação (meios digitais, tais como texto, gráfico, imagem, áudio, animação, vídeo) que possibilitam transmitir de alguma forma as informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

343Q326194 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q323458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q323220 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q328849 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No planejamento pedagógico na educação infantil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q326172 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q323174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q325333 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q326480 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q324313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q319283 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando

I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento.

II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos.

III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores.

IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal.

V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q328878 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q319976 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, IFB, IFB Instituto Federal Brasilia, 2017

Leia atentamente o texto a seguir e responda a qual corrente metodológica o mesmo se refere:

?[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita? (PCNEN, 2002, p. 91-92).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q322875 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q327752 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q320958 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido

na 1a série, consistia em anotar o cardápio das famílias

dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou

que sua família costumava comer algas marinhas em

grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi

a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram

que as algas do mar são importantes porque concentram

uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos

desenvolvidos na situação descrita foram:

I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo

do crescimento e desenvolvimento físico;

II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e

de terceiros, com adoção de postura física adequada;

III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade

e de seu valor nutricional;

IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo

orgânico de nutrição corporal.

Estão corretos os conteúdos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q328476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q328221 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue os itens a seguir. A adequada execução das atividades de planejamento, execução e avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação depende diretamente da qualidade das informações coletadas para a avaliação de necessidades de treinamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.