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Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q326149 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na educação formal, faz-se necessário o uso da didática como componente que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.
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382Q325939 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.

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384Q323430 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como

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385Q328330 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Olha o caderno dele [mostrando para a classe] está um lixo. Muito bem...você é o palhaço da turma, beltrano? Sente-se em seu lugar como um rapazinho, né!

Diante da situação hipotética acima descrita, envolvendo um professor em uma turma de 4.ª série do ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.

O professor utilizou a avaliação para controlar o comportamento do aluno por meio de comentários depreciativos sobre o cuidado que este tem com o seu material escolar.
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386Q322250 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.

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387Q326915 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Quem não se lembra dos ?questionários?, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: ?Não deixem de estudar o questionário que passei?. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

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388Q323082 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

As questões discursivas geralmente apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso. Nesse tipo de questão, o estudante deve responder com originalidade e organizar suas ideias de acordo com os padrões estabelecidos no comando.

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389Q327501 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.

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390Q325988 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.

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391Q322974 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Em relação a objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item que se segue.

Os objetivos de ensino devem ser elaborados em função das habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelos alunos e devem expressar exclusivamente os conteúdos que devem ser ministrados para que os alunos aprendam o necessário para sua inserção na sociedade.

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392Q325696 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:

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393Q325202 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Na sociedade contemporânea, o termo “planejamento” é conhecido praticamente por todas as pessoas. A necessidade de planejar encontra-se presente nos mais variados âmbitos da vida pessoal e social, inclusive no ambiente escolar e acadêmico. No que diz respeito ao planejamento de ensino, é verdadeiro afirmar que
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395Q322817 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Em uma abordagem interdisciplinar, deve-se

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396Q327348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

De maneira geral, é possível afirmar que os planos de ensino dos professores constituem

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397Q320785 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alguns pais concluíram que o melhor seria afastar Paula do convívio de seus filhos, para evitar as agressões. Outros, solicitaram a atuação do Conselho Tutelar. Em razão do adiantado da hora, a monitora agradeceu a presença de todos e agendou uma nova reunião com a mesma pauta. Essa situação demonstra

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398Q322834 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos – uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural – exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.

Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.

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399Q321332 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.

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400Q323423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Os distratores, considerados independentes do problema formulado no enunciado, devem ter conteúdo lógico, de modo a evitar que os alunos que não sabem o conteúdo avaliado na questão ou aqueles que tentam adivinhar a resposta acertem os itens por sorte ou chute.

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