Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 401Q319847 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem. A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 402Q324004 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No ambiente escolar, é possível utilizar metodologias, ferramentas e processos próprios das organizações para auxiliar na gestão do conhecimento e na criação de inteligência organizacional. Acerca dessas práticas, assinale a opção correta. ✂️ a) Benchmarking é uma prática colaborativa na qual um facilitador estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para consecução de metas profissionais estipuladas. ✂️ b) As comunidades de prática são ambientes exclusivamente competitivos, que as organizações usam para promover e estimular novas ideias. ✂️ c) Narrativa, ou story telling, é uma técnica utilizada para descrever assuntos complicados, expor situações e(ou) comunicar lições aprendidas ou auxiliar nas mudanças culturais. ✂️ d) No banco de competências individuais, não se consideram as habilidades pessoais ligadas a atividades artísticas, culturais nem as de voluntariado. ✂️ e) Datawarehouse é uma prática de gestão que utiliza aplicativos informatizados de controle de emissão, edição e acompanhamento da tramitação, distribuição, arquivamento e descarte de documentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 403Q321076 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPECom relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem. Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 404Q327286 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIA fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54) ✂️ a) somatória; ✂️ b) multiplicidade; ✂️ c) proporcionalidade; ✂️ d) divisibilidade; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 405Q322880 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPRotina dos maternais numa instituição de educação infantil: 7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório. 8h às 8h30 – Café para todos. 8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente. 9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças. 10h30 às 11h30 – Almoço para todos. 11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças. 13h30 às 14h – Arrumação do lanche. 14h às 14h30 – Lanche para todos. 14h30 às 15h30 – Banho para todos. 15h30 às 16h30 – Sala de TV. 16h30 às 17h30 – Sopa para todos. 17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas. Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que ✂️ a) as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças. ✂️ b) é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica. ✂️ c) a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar. ✂️ d) não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar. ✂️ e) o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 406Q325574 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é: ✂️ a) coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem. ✂️ b) verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior ✂️ c) organizar as mesas para o trabalho diversificado ✂️ d) conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem ✂️ e) comunicar para as crianças o planejamento do dia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 407Q326085 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEHoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de ✂️ a) compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio. ✂️ b) entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades. ✂️ c) adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades. ✂️ d) assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 408Q327174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia: ✂️ a) a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral. ✂️ b) as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra. ✂️ c) a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo. ✂️ d) a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais. ✂️ e) a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 409Q325930 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 410Q326962 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPJúlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora ✂️ a) agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais. ✂️ b) errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços. ✂️ c) não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções. ✂️ d) ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades. ✂️ e) não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 411Q324325 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se: ✂️ a) Avaliação institucional. ✂️ b) Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes. ✂️ c) Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação. ✂️ d) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 412Q324336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018A avaliação em sala de aula é considerada como um processo sistemático de acompanhamento da evolução: 1) social. 2) afetiva. 3) cognitiva. 4) psicomotora. Está(ão) correta(s), apenas: ✂️ a) 1, 2 e 4. ✂️ b) 1 e 3. ✂️ c) 3. ✂️ d) 2, 3 e 4. ✂️ e) 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 413Q326774 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVESobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A função de controle, juntamente com a função de diagnóstico, e o seu significado didático-pedagógico ficam restringidas à simples tarefa de atribuição de notas e classificação. ✂️ b) A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor. ✂️ c) A função de controle refere-se aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas. ✂️ d) A função pedagógico-didática diz respeito aos próprios objetivos do processo de ensino e está diretamente vinculada às funções de diagnóstico e controle. ✂️ e) A função pedagógico-didática refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 414Q326997 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 415Q319006 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir. Por serem processos diferenciados, a ação pedagógica deve contemplar, em momentos distintos, a alfabetização e o letramento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 416Q323074 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLANLevando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar. ( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola. ( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos. ( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar. ( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola. A seqüência está correta em: ✂️ a) F, V, V, F, F ✂️ b) V, V, V, F, V ✂️ c) V, F, V, V, V ✂️ d) F, V, V, F, V ✂️ e) F, V, F, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 417Q322579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem. Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 418Q328278 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. No ensino de ciências, deve-se evitar a realização de atividades experimentais que requeiram manipulação de substâncias tóxicas fora do laboratório, mesmo os mais simples experimentos, devido aos riscos advindos do manejo dessas substâncias sem o devido controle de segurança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 419Q322144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. Os métodos ativos caracterizam-se por valorizar o movimento corporal como elemento de desenvolvimento cognitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 420Q322733 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Método de ensino compreende: ✂️ a) conteúdos de ensino para se treinar as pessoas a adquirirem capacidade de pensar sobre os problemas da comunidade. ✂️ b) ações educativas para que se possa atingir metas e objetivos atitudinais e procedimentais, visando o produto definido pelo grupo de trabalho. ✂️ c) escolha de um caminho para se alcançar a aprendizagem, empregando procedimentos necessários à análise e apreensão de conhecimentos. ✂️ d) prescrições criteriosas de atividades que levem os usuários à aquisição de conhecimentos práticos para a vida. ✂️ e) aprendizagem igual e uniforme a todos usuários para que tenham condições de participar de cursos e oficinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
401Q319847 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem. A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
402Q324004 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No ambiente escolar, é possível utilizar metodologias, ferramentas e processos próprios das organizações para auxiliar na gestão do conhecimento e na criação de inteligência organizacional. Acerca dessas práticas, assinale a opção correta. ✂️ a) Benchmarking é uma prática colaborativa na qual um facilitador estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para consecução de metas profissionais estipuladas. ✂️ b) As comunidades de prática são ambientes exclusivamente competitivos, que as organizações usam para promover e estimular novas ideias. ✂️ c) Narrativa, ou story telling, é uma técnica utilizada para descrever assuntos complicados, expor situações e(ou) comunicar lições aprendidas ou auxiliar nas mudanças culturais. ✂️ d) No banco de competências individuais, não se consideram as habilidades pessoais ligadas a atividades artísticas, culturais nem as de voluntariado. ✂️ e) Datawarehouse é uma prática de gestão que utiliza aplicativos informatizados de controle de emissão, edição e acompanhamento da tramitação, distribuição, arquivamento e descarte de documentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
403Q321076 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPECom relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem. Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
404Q327286 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIA fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54) ✂️ a) somatória; ✂️ b) multiplicidade; ✂️ c) proporcionalidade; ✂️ d) divisibilidade; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
405Q322880 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPRotina dos maternais numa instituição de educação infantil: 7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório. 8h às 8h30 – Café para todos. 8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente. 9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças. 10h30 às 11h30 – Almoço para todos. 11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças. 13h30 às 14h – Arrumação do lanche. 14h às 14h30 – Lanche para todos. 14h30 às 15h30 – Banho para todos. 15h30 às 16h30 – Sala de TV. 16h30 às 17h30 – Sopa para todos. 17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas. Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que ✂️ a) as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças. ✂️ b) é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica. ✂️ c) a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar. ✂️ d) não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar. ✂️ e) o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
406Q325574 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é: ✂️ a) coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem. ✂️ b) verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior ✂️ c) organizar as mesas para o trabalho diversificado ✂️ d) conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem ✂️ e) comunicar para as crianças o planejamento do dia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
407Q326085 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEHoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de ✂️ a) compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio. ✂️ b) entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades. ✂️ c) adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades. ✂️ d) assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
408Q327174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia: ✂️ a) a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral. ✂️ b) as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra. ✂️ c) a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo. ✂️ d) a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais. ✂️ e) a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
409Q325930 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
410Q326962 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPJúlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora ✂️ a) agiu corretamente, ensinando a utilização correta dos materiais. ✂️ b) errou em orientar como Júlia deveria fazer. Nessa fase, o correto é pegar na mão da criança para que tenha mais firmeza em seus traços. ✂️ c) não respeitou a liberdade de expressão da criança, procurando direcionar Júlia segundo suas concepções. ✂️ d) ajudou Júlia na execução da sua atividade e a encaminhou no descobrimento de outras possibilidades. ✂️ e) não colaborou com o processo de desenvolvimento da criança, pois diante do fracasso na execução da atividade não persistiu, ao contrário, incentivou Júlia a desistir. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
411Q324325 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se: ✂️ a) Avaliação institucional. ✂️ b) Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes. ✂️ c) Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação. ✂️ d) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
412Q324336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018A avaliação em sala de aula é considerada como um processo sistemático de acompanhamento da evolução: 1) social. 2) afetiva. 3) cognitiva. 4) psicomotora. Está(ão) correta(s), apenas: ✂️ a) 1, 2 e 4. ✂️ b) 1 e 3. ✂️ c) 3. ✂️ d) 2, 3 e 4. ✂️ e) 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
413Q326774 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVESobre algumas funções da avaliação, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A função de controle, juntamente com a função de diagnóstico, e o seu significado didático-pedagógico ficam restringidas à simples tarefa de atribuição de notas e classificação. ✂️ b) A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor. ✂️ c) A função de controle refere-se aos meios e à freqüência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas. ✂️ d) A função pedagógico-didática diz respeito aos próprios objetivos do processo de ensino e está diretamente vinculada às funções de diagnóstico e controle. ✂️ e) A função pedagógico-didática refere-se ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
414Q326997 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser. Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação. O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
415Q319006 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir. Por serem processos diferenciados, a ação pedagógica deve contemplar, em momentos distintos, a alfabetização e o letramento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
416Q323074 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLANLevando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar. ( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola. ( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos. ( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar. ( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola. A seqüência está correta em: ✂️ a) F, V, V, F, F ✂️ b) V, V, V, F, V ✂️ c) V, F, V, V, V ✂️ d) F, V, V, F, V ✂️ e) F, V, F, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
417Q322579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem. Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
418Q328278 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. No ensino de ciências, deve-se evitar a realização de atividades experimentais que requeiram manipulação de substâncias tóxicas fora do laboratório, mesmo os mais simples experimentos, devido aos riscos advindos do manejo dessas substâncias sem o devido controle de segurança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
419Q322144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. Os métodos ativos caracterizam-se por valorizar o movimento corporal como elemento de desenvolvimento cognitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
420Q322733 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018Método de ensino compreende: ✂️ a) conteúdos de ensino para se treinar as pessoas a adquirirem capacidade de pensar sobre os problemas da comunidade. ✂️ b) ações educativas para que se possa atingir metas e objetivos atitudinais e procedimentais, visando o produto definido pelo grupo de trabalho. ✂️ c) escolha de um caminho para se alcançar a aprendizagem, empregando procedimentos necessários à análise e apreensão de conhecimentos. ✂️ d) prescrições criteriosas de atividades que levem os usuários à aquisição de conhecimentos práticos para a vida. ✂️ e) aprendizagem igual e uniforme a todos usuários para que tenham condições de participar de cursos e oficinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro