Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q322836 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q328382 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A taxonomia do domínio psicomotor fundamenta-se no princípio da complexidade dos movimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q322410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

444Q322452 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

445Q325572 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q325286 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q326580 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.

Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.

Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................”

(LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q321164 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q325800 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Leia o texto abaixo para responder à questão 62.

?A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados.? (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).

O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.

A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire ?educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano?, trabalha com aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q324551 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

No Brasil, a cultura de avaliação em larga escala dos sistemas educativos intensifica-se a partir dos anos 1990, em um contexto de redefinição da atuação do Estado brasileiro, o qual passa a exercer suas atividades em conformidade com a perspectiva de um Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q320491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

É correto afirmar que o objetivo fundamental da leitura é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q328545 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q327122 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Segundo o documento Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo, colocar em prática o currículo na escola significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q326438 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Quanto à tendência liberal renovada progressista e seus pressupostos de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q326996 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q319422 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsecutivos. Na EaD, a escolha de ferramentas sincrônicas em vez de ferramentas assíncronas é aconselhável, porque a participação simultânea de professores e estudantes torna a aprendizagem mais eficiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

458Q328431 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q321264 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q320222 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.