Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q327179 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q321575 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Devem existir observações e registros do professor sobre os avanços no desenvolvimento dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

463Q322315 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

As línguas de sinais são basicamente produzidas pelas mãos. Entretanto, os movimentos do corpo e da face também desempenham funções importantes. Os principais parâmetros fonológicos das Libras são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q327973 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de São Paulo, VUNESP

Arilda Schmidt Godoy, pesquisadora da Didática no ensino superior, estudou a percepção e opinião de alunos do ensino superior sobre o processo de avaliação. Dentre diversos outros aspectos destacados na conclusão do estudo, a autora analisa a informação dos alunos pesquisados de que há pouca discussão, comentários sobre os resultados da avaliação. A esse respeito, considerando contribuições da literatura especializada, sobre o feedback, desde os anos 80, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q327432 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

A construção do enunciado não deve permitir a antecipação da natureza das opções, pois a compreensão do objetivo da questão deve ocorrer apenas após a leitura de todas as opções.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q319367 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q326565 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para o bom desenvolvimento do trabalho docente é fator primordial a clareza de onde se quer chegar com os alunos e quais os melhores caminhos e instrumentos para fazê-lo. Esse direcionamento está diretamente relacionado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q325133 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.

Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q319874 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q321473 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA, 2017

Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q328464 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q324902 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Em entrevista à Revista Nova Escola, o professor Cipriano Luckesi comentou que a maioria das escolas promove exames, os quais não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo, e a avaliação deveria ser inclusiva, disse ele. Esse modelo de avaliação inclusiva é aquele no qual o estudante vai ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q319018 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Para uma avaliação adequada, torna-se necessária a definição das competências básicas de referência no percurso escolar, tais como:

1) trabalho cooperativo.

2) determinação do tempo de execução.

3) tarefas padronizadas por ano de escolaridade.

4) situações inéditas para verificação do conhecimento do aluno.

5) consideração das estratégias cognitivas e metacognitivas usadas pelos alunos.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q327448 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q327217 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

A busca de significado para as diferentes dimensões da relação entre educandos e educadores, através da investigação acerca dos aprendizes e das aprendizagens, e a visão de quem tem compromisso com a aprendizagem e quer conhecer para promover, e não para classificar ou julgar, são princípios da avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q321908 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

A classificação das tarefas acadêmicas se compõe de quatro grandes tipos de tarefas, segundo Coll e Solé. São consideradas nesta classificação as tarefas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q325559 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Sobre a avaliação de desempenho, NÃO podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q323975 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q320160 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q321898 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.