Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 481Q324245 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSegundo Rodrigo e Correa, a moderna teoria dos modelos mentais postula que para mudar as concepções ?na mente? é preciso: ✂️ a) conhecer, com profundidade, os esquemas corporais. ✂️ b) intervir no cenário situacional em que estas se constroem. ✂️ c) acreditar na visão dualista proposta por Stuart Mills. ✂️ d) compreender a relação entre corpo, mente e alma proposta no platonismo. ✂️ e) mudar, também, as concepções epistemológicas baseadas no primado do objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 482Q328131 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s) ✂️ a) objetivos de ensino. ✂️ b) diário de classe. ✂️ c) projeto pedagógico. ✂️ d) currículo. ✂️ e) conteúdos factuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 483Q323051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes O respeito mútuo, a solidariedade, o diálogo e a justiça são os valores que devem ser explorados em sala de aula para que se alcance uma educação ética. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 484Q327248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.” O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada: ✂️ a) Discriminação homofóbica. ✂️ b) Preconceito de gênero e de classe. ✂️ c) Preconceito de gênero e de orientação sexual. ✂️ d) Discriminação de orientação sexual e profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 485Q321703 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO. São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino: ( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo. ( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente. ( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade. ( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem. A seqüência correta é: ✂️ a) F, F, V, V. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) V, V, F, V. ✂️ d) V, F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 486Q325070 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir: I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino. II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional. III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental. IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares. As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 487Q327542 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEAcerca dos temas transversais do planejamento, assinale a incorreta. ✂️ a) A fase final do planejamento, denominada avaliação, subdivide-se em acompanhamento dos grupos, autoavaliação dos envolvidos, avaliação final de conteúdo e avaliação dos produtos. ✂️ b) O acompanhamento dos grupos de projetos deve ser realizado pela direção da escola. ✂️ c) Os temas transversais, que devem ser trabalhados em qualquer disciplina, são ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. ✂️ d) A questão central do tema transversal ética é a análise dos diversos valores presentes na sociedade, a problematização dos conflitos existentes nas relações humanas e a afirmação de princípios que organizam as condutas dos sujeitos sociais. ✂️ e) Ao tema transversal saúde existe o objetivo da formação do aluno para o exercício da cidadania, que contém a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 488Q323578 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAAssinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa. ✂️ a) Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados. ✂️ b) Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos. ✂️ c) Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem. ✂️ d) Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão. ✂️ e) Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 489Q319513 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEEntre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes. ✂️ a) Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto. ✂️ b) Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida. ✂️ c) Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam. ✂️ d) Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 490Q325498 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes Quando se proíbem os alunos de discutir as diferenças individuais, está-se contribuindo para o respeito mútuo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 491Q322431 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, ASTC SC, UNESCMaria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como; ✂️ a) Classificação. ✂️ b) Processo. ✂️ c) Produto. ✂️ d) Medida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 492Q322992 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Atividades Lúdicas, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANA investigação, o conhecimento do nível de compreensão dos alunos em relação a um determinado conteúdo e o acompanhamento das hipóteses que o aluno tem em relação a um conceito como uma etapa da construção do conhecimento são algumas das características da avaliação qualitativa. Nesse sentido, pode-se acrescentar, ainda, que uma prática de avaliação mediadora com função diagnóstica pressupõe, também ✂️ a) uma tomada de decisão didático-pedagógica na busca de um caminho que oportunize a construção do conhecimento. ✂️ b) a atribuição de notas às atividades realizadas pelos alunos e a proposição de situações para estudos individuais em casa, pois somente dessa forma poderão aprender. ✂️ c) a identificação dos erros e acertos dos alunos em relação a determinado conteúdo em estudo e a proposição de exercícios para melhor memorização. ✂️ d) a mensuração e a verificação dos conhecimentos apreendidos pelos alunos. ✂️ e) a função exclusiva de medir o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do período avaliado para a sua promoção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 493Q325598 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEA tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem. A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 494Q321764 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir. A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 495Q324554 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue os seguintes itens A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 496Q320011 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOParalelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo. ✂️ a) Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas. ✂️ b) Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas. ✂️ c) Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo. ✂️ d) Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes. ✂️ e) Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 497Q323803 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador ✂️ a) realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. ✂️ b) avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual. ✂️ c) ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções. ✂️ d) oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias. ✂️ e) transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 498Q321543 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão. ( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade. ( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões. ( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) F - V - V - F. ✂️ b) F- F - V - F. ✂️ c) V - V - V - V. ✂️ d) V - F - F - V. ✂️ e) F - F - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 499Q327949 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental ✂️ a) a vida cidadã e a vida familiar, mediante a articulação entre vários dos seus aspectos. ✂️ b) a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente e o trabalho. ✂️ c) ciências, geografia, história, língua estrangeira e a educação religiosa. ✂️ d) ciências, tecnologia, cultura e as linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 500Q323892 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCA Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante. Dessa maneira, a Educação a Distância exige ✂️ a) comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível. ✂️ b) estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino. ✂️ c) atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas. ✂️ d) eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral. ✂️ e) disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
481Q324245 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSegundo Rodrigo e Correa, a moderna teoria dos modelos mentais postula que para mudar as concepções ?na mente? é preciso: ✂️ a) conhecer, com profundidade, os esquemas corporais. ✂️ b) intervir no cenário situacional em que estas se constroem. ✂️ c) acreditar na visão dualista proposta por Stuart Mills. ✂️ d) compreender a relação entre corpo, mente e alma proposta no platonismo. ✂️ e) mudar, também, as concepções epistemológicas baseadas no primado do objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
482Q328131 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s) ✂️ a) objetivos de ensino. ✂️ b) diário de classe. ✂️ c) projeto pedagógico. ✂️ d) currículo. ✂️ e) conteúdos factuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
483Q323051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes O respeito mútuo, a solidariedade, o diálogo e a justiça são os valores que devem ser explorados em sala de aula para que se alcance uma educação ética. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
484Q327248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.” O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada: ✂️ a) Discriminação homofóbica. ✂️ b) Preconceito de gênero e de classe. ✂️ c) Preconceito de gênero e de orientação sexual. ✂️ d) Discriminação de orientação sexual e profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
485Q321703 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO. São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino: ( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo. ( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente. ( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade. ( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem. A seqüência correta é: ✂️ a) F, F, V, V. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) V, V, F, V. ✂️ d) V, F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
486Q325070 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir: I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino. II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional. III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental. IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares. As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
487Q327542 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEAcerca dos temas transversais do planejamento, assinale a incorreta. ✂️ a) A fase final do planejamento, denominada avaliação, subdivide-se em acompanhamento dos grupos, autoavaliação dos envolvidos, avaliação final de conteúdo e avaliação dos produtos. ✂️ b) O acompanhamento dos grupos de projetos deve ser realizado pela direção da escola. ✂️ c) Os temas transversais, que devem ser trabalhados em qualquer disciplina, são ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. ✂️ d) A questão central do tema transversal ética é a análise dos diversos valores presentes na sociedade, a problematização dos conflitos existentes nas relações humanas e a afirmação de princípios que organizam as condutas dos sujeitos sociais. ✂️ e) Ao tema transversal saúde existe o objetivo da formação do aluno para o exercício da cidadania, que contém a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
488Q323578 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAAssinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa. ✂️ a) Fornecer dados para aperfeiçoamento dos objetivos a serem alcançados. ✂️ b) Criar condições para que o aluno, retome aspectos ainda não aprendidos. ✂️ c) Localizar dificuldades do aluno para auxiliá-lo a encontrar processos que lhe permitam crescer na aprendizagem. ✂️ d) Retroalimentar o processo, visando à tomada de decisão. ✂️ e) Classificar os alunos conforme os resultados de aproveitamento demonstrados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
489Q319513 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEEntre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes. ✂️ a) Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto. ✂️ b) Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida. ✂️ c) Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam. ✂️ d) Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
490Q325498 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes Quando se proíbem os alunos de discutir as diferenças individuais, está-se contribuindo para o respeito mútuo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
491Q322431 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, ASTC SC, UNESCMaria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como; ✂️ a) Classificação. ✂️ b) Processo. ✂️ c) Produto. ✂️ d) Medida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
492Q322992 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Atividades Lúdicas, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANA investigação, o conhecimento do nível de compreensão dos alunos em relação a um determinado conteúdo e o acompanhamento das hipóteses que o aluno tem em relação a um conceito como uma etapa da construção do conhecimento são algumas das características da avaliação qualitativa. Nesse sentido, pode-se acrescentar, ainda, que uma prática de avaliação mediadora com função diagnóstica pressupõe, também ✂️ a) uma tomada de decisão didático-pedagógica na busca de um caminho que oportunize a construção do conhecimento. ✂️ b) a atribuição de notas às atividades realizadas pelos alunos e a proposição de situações para estudos individuais em casa, pois somente dessa forma poderão aprender. ✂️ c) a identificação dos erros e acertos dos alunos em relação a determinado conteúdo em estudo e a proposição de exercícios para melhor memorização. ✂️ d) a mensuração e a verificação dos conhecimentos apreendidos pelos alunos. ✂️ e) a função exclusiva de medir o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do período avaliado para a sua promoção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
493Q325598 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPEA tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem. A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
494Q321764 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir. A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
495Q324554 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue os seguintes itens A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
496Q320011 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOParalelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo. ✂️ a) Demandas por resultados rápidos na elevação dos níveis de aquisição desencorajam sua adoção pelos fornecedores de políticas públicas. ✂️ b) Áreas do conhecimento ligadas às Ciências Sociais ou Humanas, que desenvolvem o pensamento crítico e a cidadania, são pouco enfatizadas. ✂️ c) Professores se sentem retraídos diante das exigências de curto prazo e desistem de buscar, por conta própria, iniciativas coletivas de melhoria de longo prazo. ✂️ d) Escolas competem para atrair investimentos públicos, gerando prejuízo para a construção de um projeto pedagógico que proporcione mudanças conseqüentes. ✂️ e) Formas cooperativas de trabalho são abandonadas quando a urgência de implantação ou criação de um plano de melhoria da escola tenha passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
497Q323803 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador ✂️ a) realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. ✂️ b) avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual. ✂️ c) ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções. ✂️ d) oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias. ✂️ e) transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
498Q321543 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão. ( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade. ( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões. ( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) F - V - V - F. ✂️ b) F- F - V - F. ✂️ c) V - V - V - V. ✂️ d) V - F - F - V. ✂️ e) F - F - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
499Q327949 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental ✂️ a) a vida cidadã e a vida familiar, mediante a articulação entre vários dos seus aspectos. ✂️ b) a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente e o trabalho. ✂️ c) ciências, geografia, história, língua estrangeira e a educação religiosa. ✂️ d) ciências, tecnologia, cultura e as linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
500Q323892 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCA Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante. Dessa maneira, a Educação a Distância exige ✂️ a) comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível. ✂️ b) estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino. ✂️ c) atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas. ✂️ d) eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral. ✂️ e) disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro