Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q322406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.

Cabe ao professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q326880 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

De acordo com Bagno (2005)*, “Pesquisas têm revelado que, apesar de todos os esforços de renovação das práticas de ensino de língua empreendidos nos últimos tempos, ainda predomina na maioria das escolas brasileiras uma concepção de ‘aula de português’ que se reduz ao reconhecimento/classifica-ção de palavras e funções de palavras e à rotulação dessas classes/funções”. O alvo dessa crítica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

503Q325894 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.”

(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q328395 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q321527 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

506Q323863 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q327241 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando que a avaliação existe para que se conheça o que o aluno aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, de modo que seja possível providenciar os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, julgue os próximos itens. A avaliação somativa, que se dá a partir de processos de descrição e julgamento, tem como foco a classificação dos alunos de acordo com níveis de desempenho preestabelecidos e, geralmente, ocorre no final do processo de ensino-aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

508Q326773 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

509Q320176 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A avaliação da aprendizagem cumpre função diagnóstica quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

510Q320464 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q325665 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue os seguintes itens Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado.
  1. ✂️
  2. ✂️

512Q326604 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A multidisciplinaridade é considerada tradicional, pois se trata de uma organização didático-pedagógica somativa, em que não ficam explícitas as relações que poderiam existir entre as disciplinas.
  1. ✂️
  2. ✂️

513Q322097 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45)

Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q321440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q319683 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.

Em virtude de as atividades de produção de textos terem o objetivo de tornar o aluno apto a construir textos coesos e coerentes, é dispensável, na realização dessas atividades, considerar as características específicas do gênero textual que está sendo trabalhado.

  1. ✂️
  2. ✂️

516Q320966 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q320751 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q319004 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.

Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q329093 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A compreensão do que é uma criança, de como ela aprende e se desenvolve, e de como se insere no mundo é um grande desafio para os profissionais da educação infantil. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q322981 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O risco do modelo teológico é o de uma catequese disfarçada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.