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Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q324026 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais, a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo.

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522Q322773 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno. No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos

I. uma disputa semelhante aos jogos eletrônicos, eficaz no desenvolvimento do raciocínio.

II. classificar os níveis de dificuldades apresentados nos jogos de acordo com a faixa etária.

III. desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação.

IV. uma série de atitudes como aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras entre outras.

V. um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

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523Q328941 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, UFT, FCC

O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.

O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de

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524Q324610 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Com relação às diversas formas de avaliação de desempenho em ambientes de trabalho, julgue os itens seguintes.

Escalas gráficas de avaliação de desempenho facilitam a comparação das notas ou conceitos recebidos pelo indivíduo em diferentes quesitos de avaliação.

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525Q319508 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

A análise da interatividade permite identificar e descrever dois grandes mecanismos de influência educacional que operam nos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. O primeiro se refere à construção progressiva de sistemas compartilhados. O segundo está relacionado à:
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526Q322440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

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527Q322336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:

I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.

II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.

III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.

IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.

Estão corretas apenas:

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529Q321851 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

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530Q319616 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Como são relativos às vivências pessoais de cada estudante, os letramentos construídos fora de sala de aula não constituem conhecimentos legítimos; considerando esse pressuposto, a escola deve estabelecer uma organização didático-pedagógica que garanta a acumulação de saberes efetivamente científicos, restritos ao ambiente escolar.
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531Q326551 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Na perspectiva sociointeracionista, um dos princípios que regem as sequências didáticas é:
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532Q326566 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Além de proporcionar experiência emocional e estética insubstituível, o convívio com a literatura, tanto ouvindo-se histórias como lendo-as, constitui um exercício privilegiado de habilidades mentais e de familiaridade com estruturas da língua escrita.

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533Q321229 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A partir da segunda metade do século XX, o mundo vive o que alguns chamam de Terceira Revolução Industrial, baseada na tríade de conhecimentos nos campos da engenharia genética, energia nuclear e informática. No ambiente escolar, as tecnologias digitais de informação e comunicação estão sendo consideradas recursos didáticos com grande potencial para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Entre os inúmeros artefatos disponíveis, os que se mostram mais relevantes e populares no ambiente escolar são
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534Q323099 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:

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535Q326974 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.

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536Q327081 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Para Lev Vygotsky o desenvolvimento cognitivo da criança é resultado de sua ____________ social, com destaque para o papel da _______________ e uma das concepções desenvolvida em seus estudos é a Zona de Desenvolvimento ________________. Assinale a alternativa que contém termos que complementam corretamente as lacunas.
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537Q328404 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

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538Q319566 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Uma peça importante no processo de aprendizagem é o livro didático. Sua seleção deve ser criteriosamente realizada. Atente para as seguintes afirmações a respeito dos parâmetros significativos dessa seleção:

I. O livro didático deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes;

II. deve apresentar exercícios repetitivos ou de memorização;

III. deve ser coerente do ponto de vista teórico com os conteúdos apresentados.

É correto o que se diz em

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539Q323769 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

O objetivo da avaliação é o auto-conhecimento e a tomada de decisão para a continuidade do ensino e da aprendizagem.

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540Q325185 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

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