Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q327601 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A recomendação “Respeitar para ser respeitado” pressupõe o respeito como forma unilateral e como atitude semelhante à de obediência aos pais.
  1. ✂️
  2. ✂️

542Q319240 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os projetos de educação ambiental devem ser desenvolvidos exclusivamente nas disciplinas da área de ciências, para que possam apresentar resultados imediatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

543Q321149 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

É possível desenvolver conteúdos de física nas primeiras séries do ensino fundamental?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q320131 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Conforme Ivani Fazenda (2002) a interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1 entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e ____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a ____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

545Q320564 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

A aula expositiva dialogada é ainda hoje muito utilizada pelos professores. ZÓBOLI (2004) nos apresenta alguns procedimentos que devemos considerar. Analise as afirmativas abaixo indicando (V) Verdadeiras e (F) Falsas

( ) Estabelecer claramente seus objetivos.

( ) Procurar manter os alunos numa atitude de reflexão.

( ) Explorar as vivências dos alunos para enriquecer a exposição.

( ) Utilizar uma linguagem, compatível com sua formação, afinal os alunos precisam aprender a falar

( ) Deve ser usada na educação infantil de modo prioritário.

Assinale a seqüência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q325718 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q325730 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q327060 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q327369 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.

  1. ✂️
  2. ✂️

551Q325347 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

É característica da avaliação

I controlar a disciplina dos alunos.

II possibilitar a revisão do plano de ensino.

III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.

IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

552Q328945 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Na elaboração de um planejamento, o educador, fundamentalmente, precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q320244 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q329131 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q320707 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):

I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.

III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.

IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.

V. Utilização da avaliação como recompensa aos �bons� alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q320731 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Condicionamento operante e Instrução Programada são conceitos específicos dos estudos de psicologia educacional desenvolvidos por F. Skinner. As assertivas abaixo apresentam definições sobre esses estudos, cujos resultados estão organizados na Teoria Behaviorista. Assinale a alternativa que está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q323645 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.

I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.

II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.

III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.

IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

558Q322386 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia adotada, o docente assume um papel de mediador da discussão e não deve aportar informações técnicas para a análise do prontuário. Nesse exercício, o conteúdo técnico manuseado está delimitado pela situação proposta e, diferentemente de uma aula expositiva, o conhecimento técnico do tema é mais restrito e não poderá extrapolar a situação hipotética proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️

559Q323449 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

560Q320413 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.

Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.