Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 561Q326817 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAcerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir. A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 562Q327864 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO. Sobre a relação entre motivação e aprendizagem: ( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca. ( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem. ( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens. ( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado. A seqüência correta é: ✂️ a) V, F, V, F. ✂️ b) F, V, V, F. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 563Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................” (LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: ✂️ a) sentido do ponto de vista da didática; ✂️ b) sentido do ponto de vista do aluno; ✂️ c) sentido do ponto de vista da escrita; ✂️ d) sentido do ponto de vista da comunidade; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 564Q322243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 565Q325842 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNa teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias ✂️ a) são sinônimos. ✂️ b) traduzem a habilidade em ensinar do professor. ✂️ c) não são relevantes para a prática de professores. ✂️ d) expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar. ✂️ e) organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 566Q323130 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar. ✂️ a) As especificidades de cada área de conhecimento são abandonadas e o trabalho pedagógico fica centrado naqueles saberes comuns a todas as áreas. ✂️ b) Durante cada bimestre, deve-se escolher um tema a ser trabalhado por todas as disciplinas isoladamente, a partir dos saberes elencados no início do ano letivo. ✂️ c) As disciplinas passam a ser o meio para a construção dos conhecimentos elencados pelos professores de todas as áreas e a pesquisa, a principal estratégia metodológica. ✂️ d) Para a realização da avaliação bimestral, cada professor deve incluir na sua prova uma pergunta sobre o tema trabalhado naquele período. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 567Q321857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que ✂️ a) cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos. ✂️ b) o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação. ✂️ c) todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas. ✂️ d) a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária. ✂️ e) a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 568Q329037 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPETemos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes. As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 569Q325772 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes. Na estratégia proposta, a avaliação deve ser essencialmente pautada no resultado final apresentado por cada grupo, que pode estar correto, ou completamente ou parcialmente errado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 570Q320144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se ✂️ a) o marco operativo. ✂️ b) a intervenção estatal. ✂️ c) a normatização da administração. ✂️ d) o plano arquitetônico da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 571Q326331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir. A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 572Q323973 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANA linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO: ✂️ a) Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita. ✂️ b) Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto). ✂️ c) Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem. ✂️ d) Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto. ✂️ e) Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 573Q323210 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir. De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita — entendida como alfabetização — e as práticas efetivas de leitura e escrita — entendidas como letramento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 574Q322188 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PE, FCCPode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre, ✂️ a) aos objetivos educacionais propostos. ✂️ b) aos instrumentos e técnicas adotadas no processo. ✂️ c) às etapas escolhidas para essa realização. ✂️ d) ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem. ✂️ e) ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 575Q321218 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 576Q322812 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. Entende-se por métodos individualizados de ensino os desenvolvidos com base no atendimento às particularidades de cada aluno, por meio da adequação do conteúdo ao seu nível de maturidade, à sua capacidade intelectual e ao seu ritmo de aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 577Q324259 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaNa Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é: ✂️ a) ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema. ✂️ b) apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita. ✂️ c) viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres. ✂️ d) facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar. ✂️ e) evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 578Q326342 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da ?cultura material? pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação. Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que: ✂️ a) uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação. ✂️ b) a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem. ✂️ c) as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. ✂️ d) a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 579Q327138 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. O ensino-aprendizagem em artes visuais constitui-se como um processo criativo em que o aluno contempla e ressignifica as diferentes manifestações artísticas para compreender a diversidade sociocultural, a cidadania e os direitos humanos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 580Q328779 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoLúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.” Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar: ✂️ a) indisciplina dos alunos, merenda insuficiente e precisar ter disponibilidade para participar de festas e torneios nos fins de semana. ✂️ b) falta de quadra esportiva, de pátio de recreação, de aulas de artes e de jogos intercolegiais. ✂️ c) que não há intercâmbio com outras escolas da rede e nem com instituições de ensino superior visando a atualização pedagógica. ✂️ d) falta de material didático-pedagógico, condições físicas inadequadas e pouco tempo para realizar as suas atividades específicas. ✂️ e) baixos salários, alunos com idade defasada em relação à série e falta de apoio psicopedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
561Q326817 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAcerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir. A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
562Q327864 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO. Sobre a relação entre motivação e aprendizagem: ( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca. ( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem. ( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens. ( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado. A seqüência correta é: ✂️ a) V, F, V, F. ✂️ b) F, V, V, F. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
563Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................” (LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: ✂️ a) sentido do ponto de vista da didática; ✂️ b) sentido do ponto de vista do aluno; ✂️ c) sentido do ponto de vista da escrita; ✂️ d) sentido do ponto de vista da comunidade; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
564Q322243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
565Q325842 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNa teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias ✂️ a) são sinônimos. ✂️ b) traduzem a habilidade em ensinar do professor. ✂️ c) não são relevantes para a prática de professores. ✂️ d) expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar. ✂️ e) organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
566Q323130 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar. ✂️ a) As especificidades de cada área de conhecimento são abandonadas e o trabalho pedagógico fica centrado naqueles saberes comuns a todas as áreas. ✂️ b) Durante cada bimestre, deve-se escolher um tema a ser trabalhado por todas as disciplinas isoladamente, a partir dos saberes elencados no início do ano letivo. ✂️ c) As disciplinas passam a ser o meio para a construção dos conhecimentos elencados pelos professores de todas as áreas e a pesquisa, a principal estratégia metodológica. ✂️ d) Para a realização da avaliação bimestral, cada professor deve incluir na sua prova uma pergunta sobre o tema trabalhado naquele período. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
567Q321857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que ✂️ a) cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos. ✂️ b) o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação. ✂️ c) todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas. ✂️ d) a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária. ✂️ e) a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
568Q329037 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPETemos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes. As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
569Q325772 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes. Na estratégia proposta, a avaliação deve ser essencialmente pautada no resultado final apresentado por cada grupo, que pode estar correto, ou completamente ou parcialmente errado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
570Q320144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se ✂️ a) o marco operativo. ✂️ b) a intervenção estatal. ✂️ c) a normatização da administração. ✂️ d) o plano arquitetônico da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
571Q326331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir. A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
572Q323973 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLANA linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO: ✂️ a) Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita. ✂️ b) Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto). ✂️ c) Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem. ✂️ d) Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto. ✂️ e) Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
573Q323210 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir. De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita — entendida como alfabetização — e as práticas efetivas de leitura e escrita — entendidas como letramento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
574Q322188 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PE, FCCPode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre, ✂️ a) aos objetivos educacionais propostos. ✂️ b) aos instrumentos e técnicas adotadas no processo. ✂️ c) às etapas escolhidas para essa realização. ✂️ d) ao número de alunos reprovados e aprovados, ao final de cada etapa da aprendizagem. ✂️ e) ao número de respostas corretas aos diferentes itens da avaliação de múltipla escolha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
575Q321218 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
576Q322812 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. Entende-se por métodos individualizados de ensino os desenvolvidos com base no atendimento às particularidades de cada aluno, por meio da adequação do conteúdo ao seu nível de maturidade, à sua capacidade intelectual e ao seu ritmo de aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
577Q324259 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaNa Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é: ✂️ a) ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema. ✂️ b) apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita. ✂️ c) viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres. ✂️ d) facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar. ✂️ e) evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
578Q326342 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da ?cultura material? pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação. Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que: ✂️ a) uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação. ✂️ b) a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem. ✂️ c) as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. ✂️ d) a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
579Q327138 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. O ensino-aprendizagem em artes visuais constitui-se como um processo criativo em que o aluno contempla e ressignifica as diferentes manifestações artísticas para compreender a diversidade sociocultural, a cidadania e os direitos humanos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
580Q328779 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoLúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.” Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar: ✂️ a) indisciplina dos alunos, merenda insuficiente e precisar ter disponibilidade para participar de festas e torneios nos fins de semana. ✂️ b) falta de quadra esportiva, de pátio de recreação, de aulas de artes e de jogos intercolegiais. ✂️ c) que não há intercâmbio com outras escolas da rede e nem com instituições de ensino superior visando a atualização pedagógica. ✂️ d) falta de material didático-pedagógico, condições físicas inadequadas e pouco tempo para realizar as suas atividades específicas. ✂️ e) baixos salários, alunos com idade defasada em relação à série e falta de apoio psicopedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro