Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q326817 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive.

  1. ✂️
  2. ✂️

562Q327864 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.

Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:

( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.

( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.

( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.

( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela atribui significado.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................”

(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q322243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

565Q325842 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q323130 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

567Q321857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q329037 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

569Q325772 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia proposta, a avaliação deve ser essencialmente pautada no resultado final apresentado por cada grupo, que pode estar correto, ou completamente ou parcialmente errado.
  1. ✂️
  2. ✂️

570Q320144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q326331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.

A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

572Q323973 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q323210 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.

De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita — entendida como alfabetização — e as práticas efetivas de leitura e escrita — entendidas como letramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

574Q322188 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q321218 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.
  1. ✂️
  2. ✂️

576Q322812 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.

Entende-se por métodos individualizados de ensino os desenvolvidos com base no atendimento às particularidades de cada aluno, por meio da adequação do conteúdo ao seu nível de maturidade, à sua capacidade intelectual e ao seu ritmo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

577Q324259 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q326342 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da ?cultura material? pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.

Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

579Q327138 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. O ensino-aprendizagem em artes visuais constitui-se como um processo criativo em que o aluno contempla e ressignifica as diferentes manifestações artísticas para compreender a diversidade sociocultural, a cidadania e os direitos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

580Q328779 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Lúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.”

Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.