Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q328654 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Em uma concepção crítica de educação, a avaliação deve ser vista como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q324566 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. A didática é um campo de estudo fundamental na formação de professores, pois orienta o fazer pedagógico, suplantando as crenças e concepções de sociedade desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica do professor.
  1. ✂️
  2. ✂️

583Q322298 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:

1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.

2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.

3. Detectar se o conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o aluno e está compatível com o currículo.

4. Saber se as atividades propostas são interessantes, mesmo contendo explicações inacessíveis ao aluno, cabendo ao professor a tarefa de elucidá-las.

5. Observar se a linguagem utilizada é clara e precisa, de acordo com o nível de compreensão dos alunos.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q320810 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Em relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

585Q324889 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q325028 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor verificou a necessidade de enviar uma carta para os pais, explicando o resultado da enquete e as decisões tomadas pelo grupo, solicitando que, em caso de desacordo, não discutissem o assunto com as crianças, para não gerar confusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

587Q326441 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.

Denomina-se estudo dirigido a metodologia de ensino fundamentada na aplicação de testes de prontidão.

  1. ✂️
  2. ✂️

588Q322135 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Uma boa seleção de conteúdos de ensino deve atender alguns critérios. O conteúdo atende o critério de validade quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q326743 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q324790 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. O objetivo geral expressa de forma exclusiva as expectativas do professor sobre o que ele deseja obter dos alunos no processo de ensino. Ao iniciar o planejamento, o professor deve analisar e prever quais resultados ele pretende obter com relação à aprendizagem dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

591Q322887 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

O laboratório não necessita ser equipado com trenas, obrigatoriamente, para avaliar a estatura dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q321633 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.

( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.

( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.

( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

593Q328211 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Segundo Grasser, Millis e Zwaan, conforme descrevem Rodrigo e Correa, a representação situacional é aquela que fornece dados sobre os estados mentais dos personagens ou suas mudanças de perspectiva, imprescindíveis para avaliar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q327844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação na educação física deve estar pautada em parâmetros objetivos, que possam ser aplicados a todas as crianças indistintamente e que permitam a comparação dos resultados entre si, como ocorre nos demais conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

595Q328393 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O plano de ensino deve apresentar, entre outros elementos, a delimitação dos conteúdos, os objetivos gerais e específicos e o desenvolvimento metodológico, itens que irão direcionar o trabalho docente, cujo objetivo é a aprendizagem dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

596Q324332 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes

Na busca de uma educação ética, o professor deve impor seus valores morais como corretos, fazendo que seus alunos os sigam

  1. ✂️
  2. ✂️

597Q328021 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

598Q328617 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Acerca do esporte de participação, julgue os itens que se seguem. O movimento mundial criado na Noruega na década de 60 do século passado e denominado, no Brasil, de Esporte para Todos (EPT) contribuiu para a democratização da prática esportiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

599Q321964 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. O caráter dogmático dos conteúdos é um princípio da tendência pedagógica tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

600Q325434 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

As estruturas complexas de dados que representam os conceitos genéricos armazenados na memória são denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.