Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q324954 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q319071 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. Avaliar e examinar são ações diferentes: enquanto a primeira é pontual, classificatória e diagnóstica, a segunda é somativa, seletiva e inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

603Q325585 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Os conceitos espontâneos existem sem que se tenha consciência deles, ou que sobre eles se tenha qualquer controle. Os conceitos científicos exigem uma sistematização para que sua apreensão se dê plenamente. Numa situação de aprendizagem específica, a aquisição de construção de novos conceitos, principalmente os de caráter mais abstrato, não se dá pela interação de associações do tipo estímulo/resposta. Dirigida pelo uso da palavra, é uma operação mental que se elabora em função de uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q323634 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. ?A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.?

ASSIM

II. ?Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.?

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q320826 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O planejamento do currículo deve ser amparado pelo projeto político pedagógico, com vistas a assumir o compromisso de assegurar aprendizagem a todos, dando-lhes condições de buscar informações em fontes diversas.
  1. ✂️
  2. ✂️

606Q322879 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Sueli foi contratada para exercer a função de pedagoga empresarial. Sabendo que o correto exercício do papel do pedagogo proporciona um ambiente de aprendizado, ela decidiu elaborar um plano de formação continuada em serviço. Para que o seu plano contemple o desenvolvimento das pessoas nas disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes, ela deve incluir em seu planejamento as seguintes disciplinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q321896 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Leia o seguinte texto

PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

“Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64)

Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q319799 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. A transdisciplinaridade permeia as disciplinas e constitui um movimento pedagógico que resgata o sentido do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

609Q324950 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.

O conceito de aula expositiva abrange a exposição, pelos alunos, de trabalhos realizados sob a orientação do professor, cuja atuação, no momento da apresentação, deve-se restringir à observação.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q319837 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q321383 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Toda e qualquer organização interessada em implantar prática de natureza participativa deve promover o diálogo como esforço de aproximação.
  1. ✂️
  2. ✂️

612Q321967 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q319483 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.”

(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, págs 17 e 18)

Ao processo descrito acima, a autora denomina :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q326146 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

615Q321115 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q328318 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.

Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.

No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q320913 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Ao serem examinados os testes psicológicos comercializados no Brasil, no ano de 2003, verificou-se a baixa qualidade técnica em quase todos os instrumentos psicológicos avaliados. Por esse motivo, foi instituído o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). A maioria dos problemas estava relacionada à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q320840 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Competências e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que são elas que permitem aos alunos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q323184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação diagnóstica é fundamental para o educador conhecer o nível de desenvolvimento dos alunos. Portanto, esse tipo de avaliação é recomendada no início de trabalhos relacionados a ensino e aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

620Q321674 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:

I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.

II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.

III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.

IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.

V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.