Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q325553 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Segurança do Trabalho, ELETROSUL, FCC

Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:

I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.

II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.

III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.

IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q323296 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q324143 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.”

(ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q326262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q326345 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A função básica da avaliação que se dá ao final de um determinado tempo pedagógico para sabermos qual o estado da arte de nosso trabalho, o que alcançamos em relação aos objetivos previstos e emergidos e as necessidades dos alunos, é denominada de função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q321043 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q320290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Quais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q319556 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes

Para se alcançar a justiça, é preciso superar o conceito de igualdade e aplicar o conceito de eqüidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

630Q324199 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

631Q323450 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q325276 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

As quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q321720 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

634Q323293 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q321013 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. As reflexões atuais sobre metodologia de ensino de francês como língua estrangeira consideram produtivo no ensino dessa língua que se recorra à língua materna do estudante.
  1. ✂️
  2. ✂️

636Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q323603 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue os próximos itens. A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir.
  1. ✂️
  2. ✂️

638Q325493 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:

1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.

2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.

3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.

4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q325243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

É recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

640Q321411 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.