Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 621Q325553 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Segurança do Trabalho, ELETROSUL, FCCCom rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere: I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante. II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia. III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos. IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 622Q323296 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEEm seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo. I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica. III. Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas a I está correta. ✂️ b) Apenas a II está correta. ✂️ c) Apenas a III está correta. ✂️ d) Apenas I e II estão corretas. ✂️ e) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 623Q324143 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUSA avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido ✂️ b) Quando o aluno avalia a si próprio – é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades ✂️ c) A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal ✂️ d) A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 624Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.” (ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima: ✂️ a) Língua Portuguesa – gramática; ✂️ b) Matemática - matemáticos; ✂️ c) Estudos Sociais - sociológicos; ✂️ d) Educação Física - físicos; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 625Q326262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABOs jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para: ✂️ a) distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa. ✂️ b) socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio. ✂️ c) desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança. ✂️ d) proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades. ✂️ e) estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 626Q326345 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018A função básica da avaliação que se dá ao final de um determinado tempo pedagógico para sabermos qual o estado da arte de nosso trabalho, o que alcançamos em relação aos objetivos previstos e emergidos e as necessidades dos alunos, é denominada de função: ✂️ a) autoavaliativa. ✂️ b) diagnóstica. ✂️ c) prognóstica. ✂️ d) reguladora. ✂️ e) somativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 627Q321043 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABExplorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque: ✂️ a) distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição. ✂️ b) a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições. ✂️ c) ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações. ✂️ d) cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante. ✂️ e) ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 628Q320290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIQuais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza? ✂️ a) Justifica seu sentido mais amplo, isto é, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, é referir-se a um sistema de adquirir conhecimentos baseados nos métodos científicos, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. ✂️ b) Porque a ciência é “o conhecimento claro e evidente de algo, fundado sobre princípios evidentes e demonstrações sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos”. Esta justificativa permite distinguir os três tipos de ciência: ciências formais; ciências físico-químicas e ciências experimentais. ✂️ c) Justifica-se pela idéia de produção de conhecimento; isto é, os vários domínios reconhecidos como científicos não tem por objetivo a produção de conhecimentos apenas, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos, assim propondo a noção de “investigação técnicoinstrumental”. ✂️ d) A ciência para todos justifica-se parcialmente na medida em que consiga fazer com que os alunos e futuros cidadãos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem escolar para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também os projetos tecnológicos gerados pela ciência, que têm, muitas vezes, conseqüências sociais relevantes. ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 629Q319556 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes Para se alcançar a justiça, é preciso superar o conceito de igualdade e aplicar o conceito de eqüidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 630Q324199 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosLeia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede: “Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “ Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar: ✂️ a) Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas; ✂️ b) A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos; ✂️ c) A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos; ✂️ d) A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 631Q323450 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que ✂️ a) o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes. ✂️ b) o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos. ✂️ c) a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto. ✂️ d) o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade. ✂️ e) o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 632Q325276 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPAs quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são: ✂️ a) artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) desenho, pintura, trabalhos manuais e canto. ✂️ c) teatro, pintura, escultura e dança. ✂️ d) sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 633Q321720 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a ✂️ a) seleção. ✂️ b) inferência. ✂️ c) interação com a diversidade textual. ✂️ d) antecipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 634Q323293 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que: ✂️ a) corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética. ✂️ b) deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita. ✂️ c) busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras. ✂️ d) trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 635Q321013 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. As reflexões atuais sobre metodologia de ensino de francês como língua estrangeira consideram produtivo no ensino dessa língua que se recorra à língua materna do estudante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 636Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMuitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo. Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve ✂️ a) explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos. ✂️ b) convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho. ✂️ c) oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse. ✂️ d) solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula. ✂️ e) realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 637Q323603 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue os próximos itens. A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 638Q325493 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas: 1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano. 2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante. 3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos. 4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas. O correto está somente em: ✂️ a) 1 e 2. ✂️ b) 2 e 3. ✂️ c) 3 e 4. ✂️ d) 1 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 639Q325243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEÉ recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos. ✂️ b) É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo. ✂️ c) Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido. ✂️ d) Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 640Q321411 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional. Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
621Q325553 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Segurança do Trabalho, ELETROSUL, FCCCom rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere: I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante. II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia. III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos. IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I, III e IV. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
622Q323296 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEEm seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo. I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica. III. Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas a I está correta. ✂️ b) Apenas a II está correta. ✂️ c) Apenas a III está correta. ✂️ d) Apenas I e II estão corretas. ✂️ e) Apenas II e III estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
623Q324143 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUSA avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido ✂️ b) Quando o aluno avalia a si próprio – é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades ✂️ c) A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal ✂️ d) A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
624Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.” (ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima: ✂️ a) Língua Portuguesa – gramática; ✂️ b) Matemática - matemáticos; ✂️ c) Estudos Sociais - sociológicos; ✂️ d) Educação Física - físicos; ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
625Q326262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABOs jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para: ✂️ a) distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa. ✂️ b) socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio. ✂️ c) desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança. ✂️ d) proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades. ✂️ e) estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
626Q326345 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018A função básica da avaliação que se dá ao final de um determinado tempo pedagógico para sabermos qual o estado da arte de nosso trabalho, o que alcançamos em relação aos objetivos previstos e emergidos e as necessidades dos alunos, é denominada de função: ✂️ a) autoavaliativa. ✂️ b) diagnóstica. ✂️ c) prognóstica. ✂️ d) reguladora. ✂️ e) somativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
627Q321043 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABExplorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque: ✂️ a) distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição. ✂️ b) a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições. ✂️ c) ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações. ✂️ d) cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante. ✂️ e) ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
628Q320290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIQuais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza? ✂️ a) Justifica seu sentido mais amplo, isto é, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, é referir-se a um sistema de adquirir conhecimentos baseados nos métodos científicos, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. ✂️ b) Porque a ciência é “o conhecimento claro e evidente de algo, fundado sobre princípios evidentes e demonstrações sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos”. Esta justificativa permite distinguir os três tipos de ciência: ciências formais; ciências físico-químicas e ciências experimentais. ✂️ c) Justifica-se pela idéia de produção de conhecimento; isto é, os vários domínios reconhecidos como científicos não tem por objetivo a produção de conhecimentos apenas, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos, assim propondo a noção de “investigação técnicoinstrumental”. ✂️ d) A ciência para todos justifica-se parcialmente na medida em que consiga fazer com que os alunos e futuros cidadãos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem escolar para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também os projetos tecnológicos gerados pela ciência, que têm, muitas vezes, conseqüências sociais relevantes. ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
629Q319556 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes Para se alcançar a justiça, é preciso superar o conceito de igualdade e aplicar o conceito de eqüidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
630Q324199 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosLeia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede: “Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “ Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar: ✂️ a) Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas; ✂️ b) A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos; ✂️ c) A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos; ✂️ d) A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
631Q323450 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que ✂️ a) o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes. ✂️ b) o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos. ✂️ c) a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto. ✂️ d) o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade. ✂️ e) o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
632Q325276 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPAs quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são: ✂️ a) artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) desenho, pintura, trabalhos manuais e canto. ✂️ c) teatro, pintura, escultura e dança. ✂️ d) sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
633Q321720 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a ✂️ a) seleção. ✂️ b) inferência. ✂️ c) interação com a diversidade textual. ✂️ d) antecipação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
634Q323293 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que: ✂️ a) corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética. ✂️ b) deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita. ✂️ c) busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras. ✂️ d) trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
635Q321013 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. As reflexões atuais sobre metodologia de ensino de francês como língua estrangeira consideram produtivo no ensino dessa língua que se recorra à língua materna do estudante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
636Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMuitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo. Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve ✂️ a) explicar para o aluno, primeiro, o que são "necessidades" e procurar trabalhar apenas os conteúdos relacionados à realidade de seus alunos. ✂️ b) convencer o aluno sobre os conhecimentos que serão importantes na sua vida futura, quando de seu ingresso no mercado de trabalho. ✂️ c) oportunizar o contato do educando com o objeto de conhecimento, criando condições, assim, para o surgimento da necessidade e do interesse. ✂️ d) solicitar que a coordenação pedagógica da escola auxilie na construção dos conteúdos curriculares de sua sala de aula. ✂️ e) realizar um levantamento de todas dificuldades cognitivas e afetivas de seus alunos para melhor organizar o currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
637Q323603 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue os próximos itens. A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
638Q325493 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas: 1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano. 2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante. 3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos. 4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas. O correto está somente em: ✂️ a) 1 e 2. ✂️ b) 2 e 3. ✂️ c) 3 e 4. ✂️ d) 1 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
639Q325243 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEÉ recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos. ✂️ b) É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo. ✂️ c) Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido. ✂️ d) Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
640Q321411 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional. Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro