Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q323797 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.

1 – Pedagógico-didática;

2 – Diagnóstico;

3 – Controle.

( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.

( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.

( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.

( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.

A afirmativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q321658 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

643Q325567 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o processo de desenvolvimento da escrita na alfabetização de crianças, é correto afirmar o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

644Q328160 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q325111 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. A metodologia da aprendizagem baseada em problemas adota a prática da sala de aula invertida.
  1. ✂️
  2. ✂️

646Q325879 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Conforme mostram Colomina, Onrubia e Rochera, entre as pesquisas processo-produto sobre os comportamentos que definiriam o professor competente, está o trabalho de Rosenshine e Stevens. Estes autores concluem que o estilo educacional que se mostra mais eficaz em relação ao rendimento dos alunos é o ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q323143 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a metodologia do ensino do francês como língua estrangeira, julgue os itens a seguir. O percurso histórico das metodologias de ensino de língua estrangeira demonstra que, no ensino do francês como língua estrangeira, a perspectiva acional substituiu a abordagem comunicativa, que foi abandonada como abordagem metodológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

648Q326514 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação investigativa inicial feita pela pedagoga tinha como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem dos adolescentes, para que ela pudesse organizar o planejamento das atividades de reforço escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

649Q320406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q326337 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Os vários níveis de rendimentos relacionados com o alcance dos objetivos expressos devem ser dimensionados na primeira fase da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

651Q328428 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

A dimensão formativa da avaliação da aprendizagem caracteriza-se pelo (pela)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q323323 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Com relação à alfabetização, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q323873 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q320306 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q321381 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Em geral, os países economicamente mais poderosos, como os EUA, investem bastante em ciência e tecnologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

656Q324466 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q325750 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:

I- Definição do tema.

II- Escolha do problema principal a ser investigado.

III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.

IV- Estabelecimento das intenções educativas.

V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudantes.

As etapas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q322969 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao planejamento escolar e à educação especial/inclusiva, julgue os próximos itens. Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, consistindo a sondagem na análise e na interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

660Q325582 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.