Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q319481 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

662Q319295 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

663Q326983 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

É senso comum na sociedade entender-se que o papel social da educação escolar é formar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos. No entanto, sabemos que, para essa formação se dar, necessitamos não só ensinar os conteúdos essenciais, como também precisamos de uma prática pedagógica que faça com que os alunos vivenciem experiências na escola que os levem a construir as competências necessárias a essa postura mais solidária e crítica. Assinale a alternativa que melhor exemplifica meios de ensino coerentes com a prática pedagógica descrita acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q323912 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

A escolha das hortaliças a serem plantadas é um assunto adequado para integrar a aprendizagem de conceitos de segurança alimentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

665Q326752 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. Essa metodologia pode ser desenvolvida por meio de casos hipotéticos, buscando-se solução de problemas a partir de diferentes correntes filosóficas.
  1. ✂️
  2. ✂️

666Q325669 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a abordagem por gêneros textuais orais e escritos no ensino de língua estrangeira, julgue os itens que se seguem. O ensino de francês como língua estrangeira por meio de gêneros textuais converge com a noção de que a produção escrita ou oral em sala de aula deve responder a uma necessidade social.
  1. ✂️
  2. ✂️

667Q323701 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.

Em um dia, porém, ela se espanta: a professora - tão calma e paciente - fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.

Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q327807 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

A atividade apresenta riscos à integridade dos alunos, devendo ser conduzida somente pelo professor.

  1. ✂️
  2. ✂️

669Q320482 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q322045 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere os versos abaixo.

I. O vento vem vindo de longe (Cecília Meireles).

II. Aqui, a chuva molha o telhado (Mary França; Eduardo França).

III. O pato / vinha cantando alegremente, quém, quém (João Gilberto).

IV. A AAAAAAABELHA mestra E aaaaaas abelhinhas Estão tooooooodas prontinhas Para iiiiiiir para a festa (Vinícius de Moraes).

O método pedagógico que descuida das possibilidades estéticas relativas à sonoridade e à grafia dos textos está implícito no gesto de levar o aluno a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q327463 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q319894 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q322537 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

A progressão continuada, também denominada promoção automática, fundamenta-se na ideia de que os estudantes devem progredir sem lacunas em suas aprendizagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

674Q322122 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Instituto Quadrix, 2017

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. Em relação às tecnologias da informação e comunicação (TIC), que podem trazer dados, imagens e resumos de forma rápida e atraente, a aquisição de informações e de dados pelo aluno depende cada vez menos do professor, cabendo ao professor o papel de ajudá-lo a interpretar, relacionar e contextualizar esses dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

675Q325457 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Um experiente pedagogo foi designado para preparar uma turma de servidores públicos de nível superior para uma ação de desenvolvimento de equipe. Para iniciar as atividades, o profissional realizou uma dinâmica de grupo. Distribuiu várias caixas ilustradas com gravuras recortadas de revistas sobre diferentes situações de vida. Em uma primeira rodada, as caixas circulavam entre os membros do grupo para conhecimento. Na segunda rodada, cada membro deveria escolher e reter uma caixa. Na sequência compartilhava com o grupo o significado da sua escolha. As caixas não escolhidas ficavam dispostas no centro do círculo e os participantes poderiam indicar também suas rejeições, partilhando seus sentimentos, como o fizeram em relação à caixa de preferência. A técnica utilizada foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q322302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q322412 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista, MPE RO, FUNCAB

Que tipo de avaliação tem como característica relatar umfato cuja solução exige dois ou mais raciocínios?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q325365 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor ponderou, com o grupo de meninas, que a responsabilidade pelas atividades nos dias de festa deveria ser compartilhada por todos os professores da escola e deveria envolver também, preferencialmente, todos os alunos da turma e não apenas os mais habilidosos.
  1. ✂️
  2. ✂️

679Q325366 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da ‘perfeição científica’.”

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)

A autora refere-se acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q327227 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

As alternativas abaixo apresentam considerações sobre a Avaliação Escolar no Processo de Construção do Conhecimento. Assinale a que está incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.