Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 681Q321372 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIDe acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa. ✂️ b) A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo. ✂️ c) Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento. ✂️ d) É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 682Q320634 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que o planejamento educacional deve ter um caráter isonômico, de forma que todos os alunos executem as mesmas atividades e da mesma forma, deve-se diminuir o nível de complexidade das aulas nas turmas que possuam alunos com necessidades especiais, a fim de garantir a participação efetiva de todos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 683Q322491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes A solidariedade está vinculada a ações religiosas que não devem ser trabalhadas no ambiente escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 684Q326887 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOObserve os procedimentos abaixo. I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo. II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo. III - Controle de freqüência dos alunos. IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo. Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos: ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) II e III ✂️ d) II e IV ✂️ e) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 685Q326719 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica - Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros ? artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros ?, é tarefa única de professores da área de linguagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 686Q326988 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADAo final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações: Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos. ( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos ( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático. ( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico ( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens. A seqüência correta é: ✂️ a) VVVFF ✂️ b) VFVFV ✂️ c) VFVFF ✂️ d) FVVFF ✂️ e) VFFVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 687Q321362 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIAssinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física. ✂️ a) Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais. ✂️ b) O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas. ✂️ c) O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo. ✂️ d) O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 688Q321121 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEA respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem. A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 689Q322196 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O planejamento de ensino contextualizado por meio de projetos didáticos auxilia no processo de construção do conhecimento do aluno e fundamenta-se em alguns pressupostos, dos quais se destacam todos abaixo citados, EXCETO: ✂️ a) Parte de problemas de pesquisa que se relacionam com problemas sociais. ✂️ b) Organiza as atividades de pesquisas nas quais os alunos aprendem a partir de situações-problema. ✂️ c) O ensino é organizado em unidades separadas por meio de textos, tendo como centro de discussão o conteúdo das disciplinas. ✂️ d) Os temas selecionados têm como referência o projeto pedagógico e a realidade do aluno. ✂️ e) Contribui para o trabalho colaborativo e autônomo entre professores e alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 690Q328341 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar ✂️ a) a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa. ✂️ b) os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística. ✂️ c) as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico. ✂️ d) a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 691Q325336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEInterdisciplinaridade é corretamente definida como ✂️ a) qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento. ✂️ b) resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas. ✂️ c) interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos. ✂️ d) justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 692Q324465 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPENo referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. As técnicas de texto livre são empregadas em metodologias dedutivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 693Q328826 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSobre os instrumentos de avaliação psicológica mais direcionados ao uso em Orientação Profissional e de carreira, segundo Pasian, Melo-Silva e Okino, são relacionados os itens abaixo. I QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica). II PMK (Psicodiagnóstico Miocinético). III HumanGuide. IV EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional). Dos itens acima, estão corretos: ✂️ a) apenas I, II e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas I, III e IV. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 694Q324488 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta. ✂️ a) A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa. ✂️ b) Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ c) A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento. ✂️ d) Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula. ✂️ e) A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 695Q324058 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIQuais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica? ✂️ a) As justificativas mais freqüentes para o ensino de ciências é a necessidade de melhorar a educação científica e promover uma melhor compreensão da ciência pelo público em geral. ✂️ b) A necessidade de proporcionar aos alunos uma cultura científica mínima que lhes permita compreender não somente o funcionamento do mundo natural, mas também os envolvimentos que os avanços do conhecimento científico e tecnológico têm para a vida social do cidadão comum. ✂️ c) A justificativa da estrutura e conteúdo do currículo, como instrumento promotor da compreensão de ciências pelo público. ✂️ d) A justificativa de que a falta de eficiência do ensino de ciências é uma conseqüência do currículo oferecido. ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 696Q325262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIAo ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica: ✂️ a) Que as crianças aprendessem a desenhar ✂️ b) Que as crianças se interessassem por representações teatrais ✂️ c) Que os alunos aprendessem padrões socialistas ✂️ d) Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 697Q327599 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADUm conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere: ✂️ a) ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não. ✂️ b) às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir. ✂️ c) às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação. ✂️ d) à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo". ✂️ e) à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 698Q322747 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaEm um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar: - O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa. - Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena. Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a): ✂️ a) lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças. ✂️ b) separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização. ✂️ c) alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas. ✂️ d) apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem. ✂️ e) propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 699Q321214 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEA partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser: ✂️ a) flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos. ✂️ b) rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos. ✂️ c) esporádico, para não engessar o trabalho docente. ✂️ d) espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação. ✂️ e) rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 700Q321567 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSOs projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta. ✂️ a) formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores. ✂️ b) prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas. ✂️ c) prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares. ✂️ d) alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência. ✂️ e) valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
681Q321372 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIDe acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Na avaliação das aulas de educação física, não é necessário fazer-se a diferenciação entre medir e avaliar, pois, na prática, essas ações significam a mesma coisa. ✂️ b) A avaliação educacional, em uma perspectiva mais abrangente, deve estar centrada na congruência entre objetivos estabelecidos previamente e resultados obtidos ao final do processo educativo. ✂️ c) Na avaliação educacional, vista como uma forma eficaz de se obter subsídios para a tomada de decisões, não se consideram os aspectos imprevistos, que sequer foram imaginados no momento do planejamento. ✂️ d) É possível considerar que, em alguns casos, a obtenção de resultados insatisfatórios na educação física escolar redunda do mau uso que se faz das alternativas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
682Q320634 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que o planejamento educacional deve ter um caráter isonômico, de forma que todos os alunos executem as mesmas atividades e da mesma forma, deve-se diminuir o nível de complexidade das aulas nas turmas que possuam alunos com necessidades especiais, a fim de garantir a participação efetiva de todos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
683Q322491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes A solidariedade está vinculada a ações religiosas que não devem ser trabalhadas no ambiente escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
684Q326887 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIOObserve os procedimentos abaixo. I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo. II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo. III - Controle de freqüência dos alunos. IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo. Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos: ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) II e III ✂️ d) II e IV ✂️ e) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
685Q326719 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica - Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros ? artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros ?, é tarefa única de professores da área de linguagens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
686Q326988 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADAo final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações: Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos. ( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos ( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático. ( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico ( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens. A seqüência correta é: ✂️ a) VVVFF ✂️ b) VFVFV ✂️ c) VFVFF ✂️ d) FVVFF ✂️ e) VFFVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
687Q321362 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIAssinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física. ✂️ a) Os alunos devem ser encaminhados para programas especiais de estimulação psicomotora que forneçam estímulos adequados para o desenvolvimento de suas destrezas corporais. ✂️ b) O professor deve restringir o enfoque competitivo das atividades, evitar as atitudes de discriminação entre os alunos e organizar aulas alegres e ricas em vivências diversificadas. ✂️ c) O professor deve selecionar modalidades esportivas desconhecidas (como o rugby ou o beisebol), pois a ausência de requisitos iniciais contribui para nivelar as possibilidades de participação dos alunos no jogo. ✂️ d) O professor deve oferecer aos alunos a opção de não participar da aula, envolvendo-os com outras atividades de apoio, como organização do material, arbitragem ou contagem de pontos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
688Q321121 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEA respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem. A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
689Q322196 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017O planejamento de ensino contextualizado por meio de projetos didáticos auxilia no processo de construção do conhecimento do aluno e fundamenta-se em alguns pressupostos, dos quais se destacam todos abaixo citados, EXCETO: ✂️ a) Parte de problemas de pesquisa que se relacionam com problemas sociais. ✂️ b) Organiza as atividades de pesquisas nas quais os alunos aprendem a partir de situações-problema. ✂️ c) O ensino é organizado em unidades separadas por meio de textos, tendo como centro de discussão o conteúdo das disciplinas. ✂️ d) Os temas selecionados têm como referência o projeto pedagógico e a realidade do aluno. ✂️ e) Contribui para o trabalho colaborativo e autônomo entre professores e alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
690Q328341 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESPOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar ✂️ a) a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa. ✂️ b) os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística. ✂️ c) as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico. ✂️ d) a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
691Q325336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEInterdisciplinaridade é corretamente definida como ✂️ a) qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento. ✂️ b) resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas. ✂️ c) interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos. ✂️ d) justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
692Q324465 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPENo referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir. As técnicas de texto livre são empregadas em metodologias dedutivas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
693Q328826 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoSobre os instrumentos de avaliação psicológica mais direcionados ao uso em Orientação Profissional e de carreira, segundo Pasian, Melo-Silva e Okino, são relacionados os itens abaixo. I QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica). II PMK (Psicodiagnóstico Miocinético). III HumanGuide. IV EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional). Dos itens acima, estão corretos: ✂️ a) apenas I, II e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas I, III e IV. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
694Q324488 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta. ✂️ a) A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa. ✂️ b) Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ c) A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento. ✂️ d) Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula. ✂️ e) A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
695Q324058 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIQuais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica? ✂️ a) As justificativas mais freqüentes para o ensino de ciências é a necessidade de melhorar a educação científica e promover uma melhor compreensão da ciência pelo público em geral. ✂️ b) A necessidade de proporcionar aos alunos uma cultura científica mínima que lhes permita compreender não somente o funcionamento do mundo natural, mas também os envolvimentos que os avanços do conhecimento científico e tecnológico têm para a vida social do cidadão comum. ✂️ c) A justificativa da estrutura e conteúdo do currículo, como instrumento promotor da compreensão de ciências pelo público. ✂️ d) A justificativa de que a falta de eficiência do ensino de ciências é uma conseqüência do currículo oferecido. ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
696Q325262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIAo ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica: ✂️ a) Que as crianças aprendessem a desenhar ✂️ b) Que as crianças se interessassem por representações teatrais ✂️ c) Que os alunos aprendessem padrões socialistas ✂️ d) Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis ✂️ e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
697Q327599 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADUm conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere: ✂️ a) ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não. ✂️ b) às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir. ✂️ c) às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação. ✂️ d) à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo". ✂️ e) à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
698Q322747 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaEm um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar: - O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa. - Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena. Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a): ✂️ a) lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças. ✂️ b) separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização. ✂️ c) alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas. ✂️ d) apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem. ✂️ e) propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
699Q321214 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESEA partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser: ✂️ a) flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos. ✂️ b) rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos. ✂️ c) esporádico, para não engessar o trabalho docente. ✂️ d) espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação. ✂️ e) rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
700Q321567 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSOs projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta. ✂️ a) formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores. ✂️ b) prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas. ✂️ c) prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares. ✂️ d) alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência. ✂️ e) valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro