Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q321372 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q320634 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que o planejamento educacional deve ter um caráter isonômico, de forma que todos os alunos executem as mesmas atividades e da mesma forma, deve-se diminuir o nível de complexidade das aulas nas turmas que possuam alunos com necessidades especiais, a fim de garantir a participação efetiva de todos.
  1. ✂️
  2. ✂️

683Q322491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes

A solidariedade está vinculada a ações religiosas que não devem ser trabalhadas no ambiente escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q326887 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Observe os procedimentos abaixo.

I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.

II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.

III - Controle de freqüência dos alunos.

 IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.

Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q326719 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica - Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros ? artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros ?, é tarefa única de professores da área de linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

686Q326988 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q321362 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q321121 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q322196 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

O planejamento de ensino contextualizado por meio de projetos didáticos auxilia no processo de construção do conhecimento do aluno e fundamenta-se em alguns pressupostos, dos quais se destacam todos abaixo citados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q328341 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q325336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Interdisciplinaridade é corretamente definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q328826 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Sobre os instrumentos de avaliação psicológica mais direcionados ao uso em Orientação Profissional e de carreira, segundo Pasian, Melo-Silva e Okino, são relacionados os itens abaixo.

I QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica).

II PMK (Psicodiagnóstico Miocinético).

III HumanGuide.

IV EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional).

Dos itens acima, estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q324488 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q324058 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Quais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q325262 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q327599 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q322747 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:

- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.

- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.

Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.

Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q321214 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFFS, FEPESE

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q321567 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Os projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.