Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q327061 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne ao recurso às tecnologias digitais no ensino de língua estrangeira, julgue os itens subsequentes. As tecnologias digitais permitem o desenvolvimento das quatro principais competências linguísticas no ensino de francês como língua estrangeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

722Q322239 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima

1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".

2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.

 3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.

4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.

5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.

Está correta apenas a afirmativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q319270 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q328507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso “trabalhar a partir da representação dos alunos”, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q325697 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O objetivo da educação ambiental é a tomada de consciência do meio ambiente e dos problemas diretamente relacionados a ele.

  1. ✂️
  2. ✂️

727Q325460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A educação profissional técnica de nível médio poderá ser oferecida das seguintes formas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

728Q319338 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q325739 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A busca de incentivos para o desenvolvimento de projetos culturais, quase sempre traduzidos em recursos que financiem a execução desses projetos, requer a avaliação das propostas apresentadas. Nesse sentido, diferentes processos avaliativos podem ser adotados para análise da qualidade do projeto, merecendo atenção critérios relacionados com o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q320905 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na técnica proposta, várias operações de pensamento estão envolvidas, na seguinte sequência: análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, decisão e resumo.
  1. ✂️
  2. ✂️

731Q328592 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

733Q321022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A brincadeira, no sentido pleno, existe somente em um contexto lúdico marcado pela liberdade de ação da criança, no qual ela possa descobrir as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, a partir dos desafios que enfrenta.
  1. ✂️
  2. ✂️

734Q319000 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
  1. ✂️
  2. ✂️

735Q321591 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q321338 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q319388 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Creche e pré-escola devem ser abertas aos pais para compartilhar sucessos, dificuldades e desenvolver um trabalho mútuo.
  1. ✂️
  2. ✂️

738Q321951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q326055 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

As origens dos métodos contemporâneos de ensino fundamentados em abordagem sensualista e racionalista remontam ao método cartesiano.

  1. ✂️
  2. ✂️

740Q327621 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.