Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q328745 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q325990 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Uma ação pedagógica consciente, que estabelece uma visão integrada do desenvolvimento da criança pequena, com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância, implica realizar uma ação integradora entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q323694 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q320894 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q324947 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q329045 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem.

( ) Uma das principais funções da avaliação é a diagnóstica, que permite detectar necessidades e interesses dos estudantes.

( ) Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

( ) A avaliação requer preparo técnico e grande capacidade de observação, bem como compromisso ético com os estudantes.

( ) A avaliação deve ser realizada prioritariamente para estabelecer rankings e motivar o desempenho dos estudantes visando qualificá-los.

( ) O professor que trabalha numa dinâmica interativa tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e desempenho de cada aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q326515 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Especialistas no estudo do Livro Didático, a exemplo de Gérard e Roegiers, pedagogos belgas, lembram que um Livro Didático, seja qual for sua área específica, deve preencher várias funções simultâneas, tanto do ponto de vista do aluno quanto do professor. No que diz respeito ao aluno, um bom Livro Didático deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

1. Transmissão de conhecimentos, a mais direta e conhecida das funções de um Livro Didático, sem dúvida essencial, mas muitas vezes valorizada em excesso, em detrimento de outras, fundamentais para o desenvolvimento intelectual do aprendiz.

2. Desenvolvimento de capacidades e competências, função essencial para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento progressivo da autonomia nos estudos.

3. Avaliação dos conhecimentos especificamente teóricos adquiridos, por meio da qual o Livro Didático pode contribuir tanto para a localização das eventuais dificuldades de aprendizagem relativas às teorias e conceitos trabalhados, quanto para a sua superação.

4. Obra de referência quer nos momentos de estudo individual em casa, quer na solução de dúvidas pontuais, não se prestando ao trabalho coletivo dos alunos.

5. Consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos, fator de grande relevância para que o aluno incorpore o aprendido aos contextos particulares e ao seu cotidiano.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q323702 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A taxonomia dos objetivos educacionais é também conhecida como taxonomia positivista.

  1. ✂️
  2. ✂️

749Q320901 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

O processo de EAD é indicado exclusivamente a jovens e adultos que possuam computadores em suas residências, pois, sem esse instrumento, é impossível acompanhar cursos não-presenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q326543 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade, propõe a superação da fragmentação do conhecimento e o trabalho de forma integrada.
  1. ✂️
  2. ✂️

751Q327130 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Instituto Quadrix, 2017

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos. O trabalho pedagógico ganha materialidade nas ações por meio do planejamento da escola em geral e do currículo em particular, do processo de ensinar e aprender e da avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

752Q328440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q320295 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação diagnóstica realizada nessa instituição constituiu um momento importante tanto para a pedagoga quanto para os adolescentes, pois as ações e os procedimentos das atividades de reforço escolar puderam ser dimensionados.
  1. ✂️
  2. ✂️

754Q320313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q325486 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:

I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.

II- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita somente por meio da cópia e estudos de sílabas, palavras e frases.

III- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a partir de temas geradores, extraídos do meio cultural dos alunos.

IV- a produção de textos, na alfabetização de jovens e adultos, deve ser realizada somente após os alunos identificarem as sílabas nas palavras.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q323481 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.

1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.

2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.

3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.

4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.

5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q328642 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao planejamento escolar e à educação especial/inclusiva, julgue os próximos itens. O plano de ensino deve ter coerência quanto a seus objetivos e aos meios para alcançá-los.
  1. ✂️
  2. ✂️

758Q322799 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Ler é compreender um texto. Ao escolher textos para o trabalho cotidiano na Educação Infantil, é fundamental que estes sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q320248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q326458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.