Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q326458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q326216 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O sistema de semestralidade é falho porque concebe uma organização quantitativa, fragmentada e linear dos tempos-espaços escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

763Q326489 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica - Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️

764Q319132 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q323778 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica - Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

766Q326607 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q327898 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Como os problemas ambientais restringem-se à proteção a vida, devem ser trabalhados em uma perspectiva de formação da cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️

768Q321757 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. O ensino de língua espanhola deve ter como objetivo prioritário o conhecimento estritamente linguístico.
  1. ✂️
  2. ✂️

769Q327647 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Em sala de aula, deve-se impor a explicação científica dos fenômenos naturais como a correta, em detrimento do senso comum, de modo a levar os estudantes a incorporarem o saber científico em suas condutas e convicções pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

770Q323552 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o sucesso individual é desconsiderado, pois o que importa é a evolução de todo o grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

771Q319495 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

O professor em questão avalia seus alunos como pobres, mas reconhece-os como sujeitos capazes de aprender.
  1. ✂️
  2. ✂️

772Q319539 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo da avaliação escolar é o de diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

773Q321340 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Associada à atualização técnico-científica dos procedimentos de avaliação psicológica, há o aprimoramento no tocante ao desenvolvimento conceitual e teórico da área. Nessa perspectiva, Pasian, Melo-Silva e Okino mostram que existem duas grandes diretrizes no campo da Orientação Profissional e de Carreira, sendo os modelos centrados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q320662 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Para o bom andamento de uma creche é preciso haver limites da participação dos pais nas aulas, porém estes são bemvindos nos momentos de chegada e de refeições.
  1. ✂️
  2. ✂️

775Q326300 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Considerando que a organização das situações de ensino deve tornar possível personalizar experiências comuns de aprendizagem, a equipe de educação física da escola deve orientar cada professor a, juntamente com seus alunos, modificar, totalmente se necessário, as regras de jogos e brincadeiras, a fim de garantir que as atividades sejam mais dinâmicas e divertidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

776Q319655 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

777Q323502 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Analisando o processo de modernização do Espaço brasileiro iniciado com Juscelino Kubitschek e intensificado nos governos militares, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q321289 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho. Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela maximização das competências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q326426 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.