Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q326426 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q320844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q320080 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q328828 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD.

  1. ✂️
  2. ✂️

785Q326507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

786Q322756 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Na formação de professor, a didática subsidia a compreensão a respeito dos seguintes aspectos do fazer pedagógico: o quê, como e para quê.
  1. ✂️
  2. ✂️

788Q327893 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

O planejamento deve ser flexível para possibilitar as adequações necessárias em todas as suas etapas, desde a elaboração até a avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q324351 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

790Q319022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

Na organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

791Q322653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:

1. Definir os objetivos de forma mais específica.

2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.

3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.

4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q322932 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Em uma sociedade democrática de direitos, valorizadora de políticas públicas de inclusão social e de exercício da cidadania, a educação integral tem papel basilar, porque preconiza o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões, e assegura direitos e oportunidades fundamentais para a população infantojuvenil.
  1. ✂️
  2. ✂️

794Q325606 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.

Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q327462 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, VUNESP

As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q322127 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:

1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").

2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").

3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).

5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q324987 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. O foco principal da metodologia da aprendizagem baseada em problemas é a aprendizagem individual, motivo por que os trabalhos em equipe são desprezados nas etapas de desenvolvimento dessa metodologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

799Q325765 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

800Q327302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.