Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 781Q326426 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEEm pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO: ✂️ a) Analisar e delimitar a situação inicial. ✂️ b) Delinear a situação final, em função de critérios de desejabilidade e de factibilidade. ✂️ c) Identificar todos os problemas a serem resolvidos ✂️ d) Testar ou discutir a relevância científica e prática do que está sendo pesquisado, evitando, assim, redirecionamento da pesquisa. ✂️ e) Planejar as ações correspondentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 782Q320844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNa Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos ✂️ a) tópicos da arquitetura da informação/conhecimento. ✂️ b) aspectos educacionais, caracterizando o conteúdo e a proposta educativa. ✂️ c) padrões do desenho de um treinamento instrucional. ✂️ d) componentes multidisciplinares articulados aos conteúdos do programa. ✂️ e) parâmetros de um curso, definindo critérios de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 783Q320080 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIODentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o): ✂️ a) importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte. ✂️ b) relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades. ✂️ c) inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares. ✂️ d) despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças. ✂️ e) desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 784Q328828 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEAcerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens. A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 785Q326507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPETemos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes. A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 786Q322756 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Na formação de professor, a didática subsidia a compreensão a respeito dos seguintes aspectos do fazer pedagógico: o quê, como e para quê. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 787Q323789 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de: ✂️ a) Planejamento Didático; ✂️ b) Avaliação; ✂️ c) Análise Motivacional; ✂️ d) Projeto Pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 788Q327893 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEConsiderando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. O planejamento deve ser flexível para possibilitar as adequações necessárias em todas as suas etapas, desde a elaboração até a avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 789Q324351 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 790Q319022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPENa organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base ✂️ a) o trabalho sistematizado com leitura restrita dos livros didáticos adotados, garantindo-se o cumprimento do currículo mínimo estabelecido em lei. ✂️ b) a produção própria e coletiva de textos, de forma a garantir a cobertura de todos os capítulos dos livros didáticos adotados. ✂️ c) o uso de poucos recursos pedagógicos, considerada a constatada e tradicional baixa disponibilidade desses recursos nas escolas. ✂️ d) a investigação de problemas de ordem socioeconômica, do ponto de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 791Q322653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPADUm professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo: 1. Definir os objetivos de forma mais específica. 2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens. 3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas. 4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação. Assinale a alternativa correta ✂️ a) somente as alternativas 1, 2 e 3 auxiliam a prática do professor. ✂️ b) somente as alternativas 1, 2 e 4 auxiliam a prática do professor ✂️ c) apenas a alternativa 4. ✂️ d) apenas a alternativa 3. ✂️ e) apenas a alternativa 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 792Q322932 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Em uma sociedade democrática de direitos, valorizadora de políticas públicas de inclusão social e de exercício da cidadania, a educação integral tem papel basilar, porque preconiza o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões, e assegura direitos e oportunidades fundamentais para a população infantojuvenil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 793Q326513 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPEQuanto a liderança, julgue os itens a seguir. A liderança racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 794Q325606 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios. Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento: ✂️ a) aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa; ✂️ b) selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos; ✂️ c) realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo; ✂️ d) observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo; ✂️ e) reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 795Q326135 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao trabalho pedagógico na pré-escola e na creche. As brincadeiras das crianças devem ser sempre dirigidas pelo professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 796Q327462 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, VUNESPAs novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser ✂️ a) mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor. ✂️ b) orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas. ✂️ c) melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas. ✂️ d) orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento. ✂️ e) orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 797Q322127 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESegundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos: 1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?"). 2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?"). 3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa). 5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir. Estão corretas ✂️ a) 1, 2, 3, 4 e 5. ✂️ b) apenas 1, 2 e 3. ✂️ c) apenas 2 e 3. ✂️ d) apenas 3, 4 e 5. ✂️ e) apenas 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 798Q324987 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. O foco principal da metodologia da aprendizagem baseada em problemas é a aprendizagem individual, motivo por que os trabalhos em equipe são desprezados nas etapas de desenvolvimento dessa metodologia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 799Q325765 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 800Q327302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIEm Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo". Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação: ✂️ a) atribuições de rótulos de acordo com as características individuais; ✂️ b) apreciação quantitativa do rendimento escolar; ✂️ c) gestão das aprendizagens dos alunos; ✂️ d) comparação dos avanços entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
781Q326426 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVEEm pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO: ✂️ a) Analisar e delimitar a situação inicial. ✂️ b) Delinear a situação final, em função de critérios de desejabilidade e de factibilidade. ✂️ c) Identificar todos os problemas a serem resolvidos ✂️ d) Testar ou discutir a relevância científica e prática do que está sendo pesquisado, evitando, assim, redirecionamento da pesquisa. ✂️ e) Planejar as ações correspondentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
782Q320844 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNa Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos ✂️ a) tópicos da arquitetura da informação/conhecimento. ✂️ b) aspectos educacionais, caracterizando o conteúdo e a proposta educativa. ✂️ c) padrões do desenho de um treinamento instrucional. ✂️ d) componentes multidisciplinares articulados aos conteúdos do programa. ✂️ e) parâmetros de um curso, definindo critérios de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
783Q320080 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIODentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o): ✂️ a) importância da criança estabelecer contato com diferentes expressões de arte. ✂️ b) relevância do planejamento de saídas da escola para diversificar as atividades. ✂️ c) inadequação às propostas sugeridas pelo RNC e pelas Diretrizes Curriculares. ✂️ d) despreocupação da educadora em relação à segurança das crianças. ✂️ e) desconhecimento de educadores em relação às possibilidades de percepção de crianças de 2 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
784Q328828 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEAcerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens. A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
785Q326507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPETemos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes. A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
786Q322756 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Na formação de professor, a didática subsidia a compreensão a respeito dos seguintes aspectos do fazer pedagógico: o quê, como e para quê. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
787Q323789 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores AssociadosO estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de: ✂️ a) Planejamento Didático; ✂️ b) Avaliação; ✂️ c) Análise Motivacional; ✂️ d) Projeto Pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
788Q327893 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEConsiderando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. O planejamento deve ser flexível para possibilitar as adequações necessárias em todas as suas etapas, desde a elaboração até a avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
789Q324351 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
790Q319022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPENa organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base ✂️ a) o trabalho sistematizado com leitura restrita dos livros didáticos adotados, garantindo-se o cumprimento do currículo mínimo estabelecido em lei. ✂️ b) a produção própria e coletiva de textos, de forma a garantir a cobertura de todos os capítulos dos livros didáticos adotados. ✂️ c) o uso de poucos recursos pedagógicos, considerada a constatada e tradicional baixa disponibilidade desses recursos nas escolas. ✂️ d) a investigação de problemas de ordem socioeconômica, do ponto de vista histórico, geográfico, sociológico, filosófico e político. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
791Q322653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPADUm professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo: 1. Definir os objetivos de forma mais específica. 2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens. 3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas. 4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação. Assinale a alternativa correta ✂️ a) somente as alternativas 1, 2 e 3 auxiliam a prática do professor. ✂️ b) somente as alternativas 1, 2 e 4 auxiliam a prática do professor ✂️ c) apenas a alternativa 4. ✂️ d) apenas a alternativa 3. ✂️ e) apenas a alternativa 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
792Q322932 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Em uma sociedade democrática de direitos, valorizadora de políticas públicas de inclusão social e de exercício da cidadania, a educação integral tem papel basilar, porque preconiza o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões, e assegura direitos e oportunidades fundamentais para a população infantojuvenil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
793Q326513 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPEQuanto a liderança, julgue os itens a seguir. A liderança racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
794Q325606 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios. Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento: ✂️ a) aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa; ✂️ b) selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos; ✂️ c) realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo; ✂️ d) observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo; ✂️ e) reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
795Q326135 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao trabalho pedagógico na pré-escola e na creche. As brincadeiras das crianças devem ser sempre dirigidas pelo professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
796Q327462 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, VUNESPAs novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser ✂️ a) mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor. ✂️ b) orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas. ✂️ c) melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas. ✂️ d) orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento. ✂️ e) orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
797Q322127 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESegundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos: 1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?"). 2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?"). 3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa). 5. As validades de conteúdo e externa das amostras de desempenho terão precedência sobre a confiabilidade que possam possuir. Estão corretas ✂️ a) 1, 2, 3, 4 e 5. ✂️ b) apenas 1, 2 e 3. ✂️ c) apenas 2 e 3. ✂️ d) apenas 3, 4 e 5. ✂️ e) apenas 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
798Q324987 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. O foco principal da metodologia da aprendizagem baseada em problemas é a aprendizagem individual, motivo por que os trabalhos em equipe são desprezados nas etapas de desenvolvimento dessa metodologia. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
799Q325765 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
800Q327302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIEm Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo". Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação: ✂️ a) atribuições de rótulos de acordo com as características individuais; ✂️ b) apreciação quantitativa do rendimento escolar; ✂️ c) gestão das aprendizagens dos alunos; ✂️ d) comparação dos avanços entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro