Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q327302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q320437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação realizada foi fundamental por possibilitar que a pedagoga organizasse seu trabalho com base no que os alunos sabiam fazer sozinhos e nos conhecimentos que precisavam ser reforçados.
  1. ✂️
  2. ✂️

804Q325882 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q321279 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q322574 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. Os únicos níveis de organização da prática educativa que influenciam no planejamento docente são o planejamento do professor e o planejamento escolar, que devem ser articulados.
  1. ✂️
  2. ✂️

807Q324117 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;

 objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

808Q319819 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O objetivo do modelo das ciências da religião é a educação do cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q321179 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.

Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q324778 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;

 objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q324310 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q325849 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da relação entre o cotidiano escolar e a violência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q328700 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Considere os conceitos de planejamento no processo de organização das atividades administrativas e pedagógicas da educação e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q322830 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Hoje, mais do que no passado, os Estados Unidos da América (EUA) são bastante liberais na concessão generalizada de vistos para estrangeiros que queiram morar no país.
  1. ✂️
  2. ✂️

815Q319798 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

As condições objetivas de trabalho não interferem no processo de planejamento de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q325714 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, CD, FCC

O princípio que auxilia no enfoque de aprendizagem do indivíduo adulto, na educação continuada, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q320610 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os exercícios físicos para crianças contribuem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

818Q320099 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q320897 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q322947 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.