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Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q322947 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:

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822Q321747 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Numa entrevista com professores de 4º ano, a maioria dos docentes declarou que a expectativa que têm do ‘bom aluno’ é aquele aluno que é responsável, esforçado, que tem consciência e dá valor ao estudo, que respeita o professor e os colegas, em todos os sentidos. A partir da resposta, pode-se afirmar que:
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823Q326613 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A técnica de ensino de física em espaços não formais está intimamente relacionada com o conceito de divulgação científica, mas não se resume a esse conceito.
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824Q319729 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

As teorias sobre avaliação as dividem em duas: a diagnóstica e a classificatória. A primeira considera a avaliação como uma ferramenta que permite ao professor e ao aluno detectarem os pontos mais fracos do processo ensinoaprendizagem, viabilizando indicações para o prosseguimento do trabalho.

A segunda, tem por objetivo

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825Q324167 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. Denomina-se plano de ensino o detalhamento das unidades e subunidades previstas e sistematizadas para uma situação didática real, o qual deve ser elaborado na forma de documento escrito que subsidie os constantes aprimoramentos da prática pedagógica.
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826Q325479 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:

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827Q325792 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

As primeiras manifestações nacionais de uma produção voltada para o público infantil situam-se por volta de 1894, quando Alberto de Figueiredo Pimentel organizou a coleção Contos da Carochinha,Histórias da Avozinha, Contos de Fadas, Teatrinho e Meus Brinquedos, na qual o autor adaptou os contos tradicionais populares e as histórias de fadas européias.

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829Q328662 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As provas objetivas devem ser constituídas de amostras representativas de todos os aspectos do universo de conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

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830Q325891 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Ainda que o professor não adote nenhuma das tendências pedagógicas, seu fazer pedagógico é norteado por uma opção epistemológica em relação ao sujeito de aprendizagem.
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831Q321646 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.

II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.

III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades, capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos necessários para a administração da disciplina em sala de aula.

A quantidade de itens certos é igual a

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832Q325787 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:

I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;

II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;

III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)

Assinale a alternativa correta.

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833Q319151 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. As observações e registros sistemáticos do professor sobre os fatos importantes, que ocorrem com as crianças e no seu próprio trabalho, são relevantes instrumentos de avaliação.
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834Q321240 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

ZABALA (1998, p. 209) assim se expressa: “Pudemos constatar que as provas escritas, como instrumentos de conhecimento, são extremamente limitadas, embora sejam adequadas quando se quer conhecer um caráter basicamente cognitivo e se tem suficientes habilidades para sabê-lo expressar por escrito: conteúdos factuais conceituais, conteúdos procedimentais de papel e lápis, algumas estratégias cognitivas, argumentações de valores e opiniões sobre normas de comportamento. Quanto ao resto dos conteúdos, e também ao que acabamos de mencionar, a observação sistemática é o melhor instrumento, quando não único, para a aquisição de conhecimento da aprendizagem dos alunos”.

Neste sentido, que tipo de avaliação de aprendizagem é mais defendida pelo autor?

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835Q323801 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

Em sua vasta produção para crianças, Monteiro Lobato mudou radicalmente o ponto de vista da narrativa brasileira do período. A criança passou ao centro da narrativa realmente como criança, passando a ser personagem principal e não apenas um futuro adulto que precisava ser moldado, educado, domesticado. A criatividade, a esperteza, a traquinagem, a fantasia e o universo lúdico infantil foram privilegiados. Há também, na literatura infantil de Monteiro Lobato, o resgate e a reelaboração dos mitos e lendas brasileiros, bem como a incorporação transformada e adaptada das narrativas tradicionais da cultura universal.

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836Q320479 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

As classes de correção da distorção idade-série possibilitam agrupar os estudantes de acordo com suas dificuldades e potencialidades com o objetivo de promover o avanço contínuo das aprendizagens.
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837Q326384 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.

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838Q326956 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.

A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.

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839Q327753 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Sobre o ensino a distância no Ensino Fundamental, definido em Lei, analise as alternativas e assinale a que está correta.
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840Q319820 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

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