Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q321628 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Um método de avaliação é definido em quatro fases: determinação das habilidades a serem avaliadas, estabelecimento do padrão, seleção dos instrumentos e aferição dos resultados da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

842Q322538 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Os materiais didáticos são entendidos como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q321098 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

Os métodos de ensino apresentam uma plasticidade maior que os métodos científicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

844Q328525 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...

(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q328788 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. É possível retomar, como forma de avaliação, a mensuração de aspectos biométricos, desde que os resultados não sejam vistos como um mero produto, mas como parte de um processo de reflexão sobre a qualidade de vida das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

846Q320371 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. O educador deve priorizar, em seu planejamento de ensino, a aprendizagem dos conteúdos, pois as crianças institucionalizadas dependem desse ensino para tornarem-se independentes e organizarem sua vida com autonomia. Afinal, o ofício de professor é uma profissão. Ele não deve estabelecer com essas crianças uma relação de dependência afetiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

847Q327047 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

A sociometria deve ser feita antes da escolha e aplicação das técnicas de grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

848Q321437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Segundo Rodrigo e Correa, a representação esquemática é estática e fixa, enquanto a do modelo mental é dinâmica e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q324135 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q321593 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da competência ética na prática docente, julgue os itens seguintes. Constitui ação ética na prática docente o comprometimento com a aprendizagem dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

851Q322125 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

853Q327582 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q326346 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

As atividades de Geometria devem ter caráter___________ , favorecendo, assim, a aproximação ou reaproximação ao estudo da Matemática de algum aluno que, por acaso, tenha se afastado dele por uma situação escolar anterior. (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 72)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q321515 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. Além de desejável, a utilização da tecnologia digital na sala de aula é condição necessária para que o professor possa ter recursos materiais de inovação pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️

856Q318996 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que o desconhecimento por parte do professor da cultura desses alunos leva-o à construção de um conceito equivocado.
  1. ✂️
  2. ✂️

857Q324132 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da competência ética na prática docente, julgue os itens seguintes. Abertura a diferentes formas de pensamento e trabalho pela inclusão social são elementos imprescindíveis à ética docente em uma educação democrática.
  1. ✂️
  2. ✂️

858Q326491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que

1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.

2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.

3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.

4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q319393 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q320423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

Existem quatro processos para a formação de grupos: o natural, o artificial, o induzido e o científico.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.