Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q321191 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q322762 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.

  1. ✂️
  2. ✂️

863Q322775 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Ao se referir à observação formativa Perrenoud afirma que ela:

1. permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar.

2. é sinônimo de avaliação formativa associada à medida, às classificações e aos boletins escolares.

3. pode ser instrumentada ou intuitiva, aprofundada ou superficial, quantitativa ou qualitativa, longa ou curta, pontual ou sistemática.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q325410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Trazer notícias de descobertas científicas veiculadas na mídia para debate em sala de aula constitui uma estratégia de ensino que auxilia o aluno a compreender a lógica e a linguagem das ciências, bem como o caráter dinâmico do conhecimento científico.
  1. ✂️
  2. ✂️

866Q320318 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne ao recurso às tecnologias digitais no ensino de língua estrangeira, julgue os itens subsequentes. O recurso às tecnologias digitais é o que possibilita o desenvolvimento da autonomia do aprendente de francês como língua estrangeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

867Q323661 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

A divisão do saber em compartimentos é um facilitador na implementação de uma metodologia de projetos, pois possibilita a realização de projetos diversificados e originais.

  1. ✂️
  2. ✂️

868Q322203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.

2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.

3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

869Q323023 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

O acentuado interesse pela criatividade responde à necessidade de produzir profundas mudanças nos processos de educação, em todos os níveis de ensino, face aos cenários gerados pelas novas tecnologias da informação e das comunicações, à acelerada produção de conhecimentos, ao avanço da ciência e da tecnologia e às complexas problemáticas sociais e econômicas do mundo contemporâneo. Dessa forma, o estímulo à criatividade dos professores é uma das finalidades da atividade dos pedagogos nas escolas. Em relação à criatividade, avalie as seguintes afirmações:

I A criatividade permite determinar e descobrir as contradições próprias da prática pedagógica que se expressa nos problemas profissionais e na sua solução.

II A atividade criativa se expressa num nível qualitativamente superior dos resultados.

III A criatividade exige especialização dos conhecimentos e muito talento, razão pela qual nem todos os professores podem ser criativos.

IV A atividade criativa é favorecida essencialmente pela combinação do pensamento flexível com o convergente.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

870Q321297 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

871Q326715 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

Em laboratórios escolares, durante a reciclagem de papel e fabricação de papel machê, os alunos devem, eles mesmos, adicionar 10 mL de formol para cada litro da mistura de água e papel triturado, para que o papel não mofe.

  1. ✂️
  2. ✂️

872Q326528 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. O material didático de língua espanhola deve ser organizado de modo a contemplar as habilidades de compreensão oral e escrita e de produção oral e escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️

873Q320933 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na produção de textos infantis, deve-se considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q320476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.

O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q322543 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que concerne ao recurso às tecnologias digitais no ensino de língua estrangeira, julgue os itens subsequentes. Além do compartilhamento de conhecimentos linguísticos, as ferramentas da era digital facilitam o desenvolvimento da interculturalidade no ensino do francês como língua estrangeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

876Q319225 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Patrícia acaba de ser concursada em uma escola municipal de Boa Vista como professora de Geografia e esta é sua primeira experiência profissional. Sua escola está organizando o Conselho de Classe bimestral e a professora está em dúvida se pode participar do Conselho das suas turmas.” A melhor resposta para a dúvida de Patrícia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q319509 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
  1. ✂️
  2. ✂️

878Q326717 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Com relação aos métodos de estudo, as técnicas de memorização são as mais utilizadas, pois a compreensão depende não tanto de técnicas, mas de ginástica mental realizada pelos seus praticantes. Assinale a alternativa incorreta acerca desse método.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q324734 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q321663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Considerar a prática social como ponto de partida para a construção de conhecimentos acadêmicos significa trabalhar tais conhecimentos a partir da articulação dialética com saberes do senso comum, reconhecendo-se que o conhecimento empírico é significativamente superior aos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.