Início Questões de Concursos Planejamento de Ensino Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Planejamento de Ensino Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 881Q327048 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoO modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s): ✂️ a) delimitação de objetivos gerais e específicos. ✂️ b) definição de itens na ementa do programa. ✂️ c) sequências didáticas. ✂️ d) bibliografia complementar definida a posteriori. ✂️ e) conexões midiáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 882Q319659 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEConsiderando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. O planejamento de ensino é a concretização da intencionalidade e da sistematização que requer o processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 883Q321716 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAvaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação. Por avaliação institucional entende-se o processo de verificação das condições de ensino oferecidas pelo estabelecimento de ensino no qual estão envolvidos todos os atores, atitude que permite a tomada de novas decisões. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 884Q325304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEAcerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens. Geralmente, o computador é o instrumento utilizado para mediar a relação professor/aluno, que deve ser pautada em bases técnicas e mais gerais, pois, nesse tipo de processo, as individualidades não colaboram com a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 885Q322535 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados. Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas. A técnica de ensino denominada grupo de verbalização e de observação (GV/GO) consiste em organizar a turma em grupos com seis pessoas, para a discussão de determinado tema durante seis minutos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 886Q326410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABConsideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo: ✂️ a) métodos e técnicas de ensino. ✂️ b) processo de avaliação do ensino. ✂️ c) tarefas do professor e do aluno. ✂️ d) conteúdo dos programas de ensino. ✂️ e) planejamento dos cursos e aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 887Q327750 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPEAo entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva ✂️ a) emancipatória. ✂️ b) tradicional. ✂️ c) liberal ✂️ d) organizativa. ✂️ e) transpessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 888Q323942 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAcerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir. Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 889Q320898 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEO sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança; objetivo (grande): proteger o meio ambiente; objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental; objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes. Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 890Q320653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a ✂️ a) questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade. ✂️ b) reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações. ✂️ c) identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem. ✂️ d) conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 891Q319134 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O roteiro das unidades didáticas a serem desenvolvidas no período letivo (anual ou semestral) é denominado plano de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 892Q325806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusEm geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é: ✂️ a) valorizar demasiadamente o espírito de competição. ✂️ b) a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno. ✂️ c) prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno. ✂️ d) as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno. ✂️ e) privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 893Q320180 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIONa Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é: ✂️ a) ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema ✂️ b) apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita ✂️ c) viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres ✂️ d) facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar ✂️ e) evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 894Q326588 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPECom relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Fundamenta-se no princípio da emancipação a prática em que um professor ou técnico leva os participantes a exercitar a autonomia ao transformar o jogo e as atitudes nele representadas em educação transpessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 895Q322623 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSANa metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que ✂️ a) projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar. ✂️ b) projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina. ✂️ c) projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades. ✂️ d) projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. ✂️ e) projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 896Q326472 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos. As condições objetivas de trabalho e o aluno real não podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferência pode prejudicar a qualidade dos resultados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 897Q321117 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando que a avaliação existe para que se conheça o que o aluno aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, de modo que seja possível providenciar os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, julgue os próximos itens. A avaliação formativa visa acompanhar, de forma contínua, o desempenho do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 898Q319609 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEEm uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira. Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes. A atividade prática proposta pode estar relacionada ao estudo do ciclo da água. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 899Q327802 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. Na escola, todos os agentes são passíveis de avaliação; não se trata apenas de identificar falhas mas, principalmente, de evidenciar os papéis de cada um no processo pedagógico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 900Q328835 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEProfessor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas a serem trabalhados em sala e relatórios das crianças são imprescindíveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
881Q327048 | Pedagogia, Planejamento de EnsinoO modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s): ✂️ a) delimitação de objetivos gerais e específicos. ✂️ b) definição de itens na ementa do programa. ✂️ c) sequências didáticas. ✂️ d) bibliografia complementar definida a posteriori. ✂️ e) conexões midiáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
882Q319659 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPEConsiderando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. O planejamento de ensino é a concretização da intencionalidade e da sistematização que requer o processo educativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
883Q321716 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAvaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação. Por avaliação institucional entende-se o processo de verificação das condições de ensino oferecidas pelo estabelecimento de ensino no qual estão envolvidos todos os atores, atitude que permite a tomada de novas decisões. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
884Q325304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPEAcerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens. Geralmente, o computador é o instrumento utilizado para mediar a relação professor/aluno, que deve ser pautada em bases técnicas e mais gerais, pois, nesse tipo de processo, as individualidades não colaboram com a aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
885Q322535 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados. Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas. A técnica de ensino denominada grupo de verbalização e de observação (GV/GO) consiste em organizar a turma em grupos com seis pessoas, para a discussão de determinado tema durante seis minutos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
886Q326410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABConsideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo: ✂️ a) métodos e técnicas de ensino. ✂️ b) processo de avaliação do ensino. ✂️ c) tarefas do professor e do aluno. ✂️ d) conteúdo dos programas de ensino. ✂️ e) planejamento dos cursos e aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
887Q327750 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPEAo entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva ✂️ a) emancipatória. ✂️ b) tradicional. ✂️ c) liberal ✂️ d) organizativa. ✂️ e) transpessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
888Q323942 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEAcerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir. Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
889Q320898 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPEO sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança; objetivo (grande): proteger o meio ambiente; objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental; objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes. Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
890Q320653 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a ✂️ a) questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade. ✂️ b) reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações. ✂️ c) identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem. ✂️ d) conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
891Q319134 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O roteiro das unidades didáticas a serem desenvolvidas no período letivo (anual ou semestral) é denominado plano de aula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
892Q325806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusEm geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é: ✂️ a) valorizar demasiadamente o espírito de competição. ✂️ b) a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno. ✂️ c) prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno. ✂️ d) as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno. ✂️ e) privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
893Q320180 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIONa Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é: ✂️ a) ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema ✂️ b) apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita ✂️ c) viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres ✂️ d) facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar ✂️ e) evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
894Q326588 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPECom relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Fundamenta-se no princípio da emancipação a prática em que um professor ou técnico leva os participantes a exercitar a autonomia ao transformar o jogo e as atitudes nele representadas em educação transpessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
895Q322623 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSANa metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que ✂️ a) projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar. ✂️ b) projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina. ✂️ c) projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades. ✂️ d) projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. ✂️ e) projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
896Q326472 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos. As condições objetivas de trabalho e o aluno real não podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferência pode prejudicar a qualidade dos resultados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
897Q321117 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando que a avaliação existe para que se conheça o que o aluno aprendeu e o que ele ainda não aprendeu, de modo que seja possível providenciar os meios para que ele aprenda o necessário para a continuidade dos estudos, julgue os próximos itens. A avaliação formativa visa acompanhar, de forma contínua, o desempenho do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
898Q319609 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPEEm uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira. Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes. A atividade prática proposta pode estar relacionada ao estudo do ciclo da água. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
899Q327802 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo processo de avaliação de uma escola, as informações e os subsídios coletados de todos os agentes — alunos, professores, equipe pedagógica e demais profissionais — devem ser utilizados para orientar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula e em toda a instituição. Acerca da avaliação, julgue os itens que se seguem. Na escola, todos os agentes são passíveis de avaliação; não se trata apenas de identificar falhas mas, principalmente, de evidenciar os papéis de cada um no processo pedagógico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
900Q328835 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEProfessor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas a serem trabalhados em sala e relatórios das crianças são imprescindíveis. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro