Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q322465 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

Na proposta de trabalho em que os alunos pesquisam sobre os alimentos transgênicos e depois realizam um júri simulado, debatendo suas vantagens e desvantagens, o professor contribui para a alfabetização científica do grupo, pois essa atividade pretende favorecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q322736 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q319208 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

924Q328483 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o planejamento de ensino é focado na interdisciplinaridade, devido à integração das diferentes áreas de conhecimento, por meio da coordenação de conexões necessárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

925Q320562 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

São funções da avaliação de ensino o diagnóstico, o controle e a classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

926Q328022 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q325817 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PE, IPAD

No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q328153 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.

Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q327958 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca dos temas transversais, assinale a incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q327231 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da organização didático-pedagógica de língua espanhola para o ensino fundamental, julgue os próximos itens. Entre as habilidades utilizadas no ensino de língua espanhola, deve-se privilegiar a produção oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

931Q323658 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. Trazer as inovações tecnológicas para a prática pedagógica significa submetê-las à dinâmica da sala de aula. Não se trata de utilizar recursos aos quais os alunos já estejam familiarizados simplesmente para tornar a aula mais atrativa, mas sim de apropriar tais recursos para cumprir com os propósitos educativos previamente estabelecidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

932Q328018 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos principais distúrbios de posição é o que se refere aos desvios de coluna. Para evitar estes desvios, é imprescindível estimular a criança a:

I - manter sempre a postura ereta quando for escovar os dentes.

II - sentar-se recostado a 90° na carteira.

III - aproximar bem a cabeça do caderno quando for escrever.

IV - não permanecer longo tempo sentada.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

933Q325253 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Taxonomia consiste em um sistema de classificação fundamentado em princípios como hierarquia, sequência e cumulatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

934Q324581 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

A leitura hipertextual é uma estratégia importante para o processo de EAD, proporcionando uma construção da aprendizagem coerente, e não necessariamente por meio de um único caminho.

  1. ✂️
  2. ✂️

935Q324419 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

É desejável que o laboratório dessa escola seja sempre iluminado por luz natural e artificial, de forma a propiciar a realização de aulas de óptica.

  1. ✂️
  2. ✂️

936Q328291 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Em relação ao processo de avaliação, um dos problemas mais sérios da escola brasileira, a LDB prevê, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q328814 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

A interaprendizagem é uma das características fundamentais do professor que trabalha como mediador pedagógico de um processo de EAD.

  1. ✂️
  2. ✂️

938Q325268 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

939Q322722 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

Pedagogicamente, é desejável que cada canteiro seja cuidado por turmas distintas de séries diferentes, para que os alunos das diversas turmas possam ser incentivados, pela competição, a cuidar melhor da horta.

  1. ✂️
  2. ✂️

940Q325066 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Conforme demonstram as questões formuladas pela pedagoga, ela utilizou, para planejar a avaliação diagnóstica, conceitos teóricos de zona proximal do desenvolvimento, elaborados por Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.