Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q320789 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

Tanto o método científico quanto o método pedagógico utilizam-se de processos como análise, síntese, dedução e indução.

  1. ✂️
  2. ✂️

962Q321046 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

Improvisação e adequação às circunstâncias não são consideradas princípios metodológicos norteadores do processo de EAD, pois processos mediados pela tecnologia são padronizados e todas as suas etapas são rigorosamente planejadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

963Q323870 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Especialista em Educação, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

O planejamento da construção dos canteiros é um assunto adequado ao ensino da geometria.

  1. ✂️
  2. ✂️

965Q321263 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. Os elementos constituintes, os objetivos e os conteúdos de um planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados, mas as estratégias, não, pois estas são flexíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

966Q319224 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de mercado realizada pela instituição corresponde a uma avaliação diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️

967Q319535 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

968Q319802 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

969Q324204 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.

No processo de EAD, o conceito de aprender deve ser priorizado, ao contrário do que ocorre em outros processos educativos, que priorizam o conceito de ensinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

970Q325747 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Para a construção numa dimensão de aprendizagem significativa, é imprescindível, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q323527 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Para ser eficaz e eficiente, o planejamento deve trabalhar com a dimensão do aluno ideal, para não abandonar a qualidade desejada.

  1. ✂️
  2. ✂️

972Q319269 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A aferição dos resultados em um processo de avaliação de ensino ou de aprendizagem cabe exclusivamente ao professor.

  1. ✂️
  2. ✂️

973Q320066 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.

A melhor forma de avaliar a leitura dos alunos é indicar um mesmo livro para toda a turma e, depois de um certo prazo, aplicar uma prova objetiva com questões a respeito do conteúdo do livro lido, como parte da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

974Q326760 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

A definição de modelo mental, de acordo com Rodrigo e Correa, é uma representação episódica que, além de pessoas, inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q328100 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da competência ética na prática docente, julgue os itens seguintes. A ética profissional docente está desvinculada do domínio de conteúdos a serem ensinados.
  1. ✂️
  2. ✂️

976Q319180 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No processo de avaliação dos alunos em química, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. No que diz respeito à avaliação, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

977Q323320 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O adulto e a criança estão distantes não apenas pela idade e tamanho, mas pela maneira de ver a realidade e viver a vida. Um ponto marcante desta afirmativa é o Brinquedo, tanto o cantado como os jogos. Para cada faixa etária, a criança aprende a lidar de forma diferente com os brinquedos e jogos, mas para que eles alcancem seus objetivos é importante que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q321144 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.

A alfabetização ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 3 primeiros anos, no ensino de 9 anos. Nos ciclos seguintes, o aluno deve ser considerado alfabetizado, e o ensino deve preocupar-se apenas com outros componentes curriculares.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.