Início

Questões de Concursos Planejamento de Ensino

Resolva questões de Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q319923 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A função principal do projeto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q325064 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A relativamente recente preocupação com as diferentes formas de aprender está ensejando uma diversidade de métodos de ensinar, relacionada à diversidade de recursos didáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

983Q325619 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A participação dos professores na parceria escola/comunidade deve ocorrer, quando muito, nas reuniões pedagógicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

984Q327223 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

985Q319296 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Instituto Quadrix, 2017

A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

986Q323172 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:

I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.

II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q327057 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O contexto político do modelo teológico é a sociedade secularizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

988Q320992 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a abordagem por gêneros textuais orais e escritos no ensino de língua estrangeira, julgue os itens que se seguem. O ensino mediante gêneros textuais é produtivo se ancorado em um manual de francês como língua estrangeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

989Q327137 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

990Q327397 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Ao projetar um curso de educação a distância deve-se levar em conta:

I. Contexto sócio-histórico dos aprendentes.

II. Perfil cognitivo, social e cultural dos aprendentes.

III. Expectativas dos aprendentes em relação ao curso

IV. Infraestrutura tecnológica.

V. Os conteúdos e interfaces de conteúdos e de comunicação.

VI. Estrutura: aula, fase, módulo ou unidade do curso.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q325951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. Deve-se fornecer aos discentes a possibilidade de escolherem estratégias de comunicação com base no contexto em que eles estejam inseridos.
  1. ✂️
  2. ✂️

993Q326781 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Ao se realizar um planejamento de ensino, deve-se sempre considerar o projeto político-pedagógico da instituição para não perder de vista os seus objetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

994Q320646 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. A abordagem cultural deve ser privilegiada, para que o aluno possa, ao mesmo tempo, perceber a si próprio e ao outro.
  1. ✂️
  2. ✂️

995Q322258 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da metodologia de ensino da língua inglesa, julgue os itens a seguir. A revisão textual feita pelos alunos é uma estratégia que diminui a tensão causada pelas notas e os ajuda a tornarem-se mais independentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

996Q325251 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Numa visão crítica e emancipatória do esporte infantil, além da superação da submissão e da aceitação incondicional e inquestionável das regras, deve-se considerar que o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

997Q325267 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos textos literários." Considerando o caso acima e os seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

999Q326593 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. Os espaços não formais de ensino de física incluem ambientes como museus, teatros e até mesmo oficinas, mas não englobam espaços como a praça pública, que, por serem abertos, são pouco adaptados para o aprendizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q327469 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

No ensino da Geografia, que atividade atende as novas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.