Questões de Concursos: Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906871 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na educação física, a observação da participação tem tido um papel importante na avaliação. Acredita-se que os professores de educação física poderiam ampliar as atitudes observadas procurando analisar outras, para além da participação. Durante as situações de aprendizagem, em jogos, esportes, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, danças e lutas, os alunos são submetidos a inúmeros desafios. Não raro, eclodem conflitos nessas situações.

Adaptado de DARIDO, S.C.; SOUZA JÚNIOR, O.M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos realmente valorizam e quais são as suas atitudes, é necessário que surjam situações de conflito.

PORQUE

II. O professor de educação física é dono de uma condição privilegiada para avaliar valores e atitudes, uma vez que os comportamentos tornam-se muito evidentes nas aulas pela natureza dos seus conteúdos e estratégias.

Assinale a alternativa CORRETA:

12 Q909209 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Conteúdo é uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de condutas etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados ao aluno.

(Coll et al. 2000.)

Com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais, a educação física organiza os conteúdos a partir das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. Analise as informações a seguir:

• Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto;

• Vivenciar diferentes formas de arremesso durante uma partida de basquetebol; e,

• Conhecer as transformações por que passou a sociedade em relação aos hábitos de vida.

As dimensões de conteúdos propostas para as aulas de educação física, respectivamente, na proposta foram:

13 Q904619 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual é o principal atributo destinado à organização e administração esportiva no contexto escolar?

14 Q904618 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Qual caráter ajuíza a ética do professor de Educação Física ao preparar uma atividade de competição entre os alunos?

15 Q901734 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Considerando as tendências pedagógicas na Educação Física escolar, qual abordagem enfatiza a Educação Física como um componente essencial do currículo escolar, promovendo a conscientização sobre o corpo e movimento com foco na formação cultural e social do aluno?

16 Q903095 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A professora Ana Botafogo, no início do ano letivo, propôs uma aula, com finalidade avaliativa, baseada naseguinte proposta: trabalhar a identificação e a experimentação de ritmos e gestos de danças do contexto regional e comunitário onde a escola está inserida. Para isso os estudantes serão divididos em grupos que apresentarão uma coreografia improvisada em aula. A professora realizou observações e registros, para então, formalizar as futuras intervenções na turma.O instrumento avaliativo utilizado pela professora na aula é a chamada avaliação:

17 Q907972 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Para que as aulas de educação física realmente se concretizem no ambiente escolar é de extrema relevância que o professor esteja comprometido com sua prática pedagógica, buscando, diariamente, novos saberes que venham contribuir com a aprendizagem dos alunos. As metodologias para educação física podem contribuir com os professores na elaboração de aulas. “Método de ensino em educação física, que parte da totalidade do movimento, que é o básico para as partes mais simples que são secundárias; os jogos esportivos são apresentados como um todo, logo são explicitadas as suas partes, movimentos, passes, técnicas com o objetivo de aprimorar o todo que neste caso é o jogo em si.” As informações se referem ao método:

18 Q906184 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao longo do ano letivo, uma professora de Educação Física adota diferentes tipos de avaliação de seus estudantes, visando promover um sistema abrangente de mensuração do desempenho e, consequentemente, do aprendizado. Com o objetivo de desenvolver nos seus alunos noções conceituais de esforço, intensidade e frequência relacionados ao exercício físico, ela organiza aulas práticas e seminários periódicos em que os alunos, divididos em pequenos grupos, demonstram seus conhecimentos sobre os diferentes assuntos, de modo que, ao final do período letivo, consigam atingir o objetivo da disciplina.

Considerando o contexto descrito, assinale a opção que melhor descreve a forma de avaliação adotada pela professora.

19 Q905887 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

O planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. Na construção de um plano de aula devemos indicar o que fazer diariamente sala de aula propondo o bom emprego do plano de ensino. Um dos componentes do plano de aula está relacionado aos materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia. Qual o nome desse componente do plano de aula?

20 Q906185 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao preparar seu plano de aula sobre o assunto Atletismo, um professor decide elencar algumas regras do esporte para chamar a atenção da turma.
De acordo com as Regras de Competição da Confederação Brasileira de Atletismo, assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.