Início

Questões de Concursos Planejamento e Orçamento Governamental

Resolva questões de Planejamento e Orçamento Governamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q521742 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente por meio do conhecimento da efetiva estruturação e funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar, com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento de auditoria objetiva a elaboração do programa de auditoria. Nessa fase, a equipe de auditoria deve buscar, por meio de fontes internas e externas, elementos que permitam o pleno conhecimento da organização que se vai auditar. Como exemplo de fontes internas citam-se as secretarias de controle externo e a secretaria de controle interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q524144 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando as características peculiares do sistema de controle interno no âmbito governamental, julgue os itens que se seguem.

Se, em determinada entidade pública, ocorreu desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, ou, ainda, prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao erário, deve-se instaurar imediatamente tomada de contas especial, cuja iniciativa é competência privativa do tribunal de contas com jurisdição sobre a entidade em questão.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q521852 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Auditoria Geral de Estado ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais dos trabalhos de auditoria interna e auditoria externa, do risco de auditoria e da avaliação dos controles internos, julgue os itens a seguir.

Ao se reduzir o tamanho da amostra de auditoria, o risco também será reduzido, demonstrando que o controle interno é baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q375696 | Administração Pública, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Acerca da redefinição do papel do Estado e, mais especificamente, sobre a reforma do serviço civil, julgue os itens de 73 a 77.

Uma abordagem contemporânea da administração pública apresenta características que transcendem a visão tradicional, estrita e específica. Desse modo, a função de planejamento, por exemplo, amplia-se para abarcar a análise de políticas, com seus impactos e variações resultantes da maneira como são implementadas. O setor de recursos humanos, por outro lado, não se limita a recrutamento, seleção e classificação, passando a tratar também de crescimento e desenvolvimento do funcionário, motivação e tratamento eqüitativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

505Q601542 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista, STF, CESPE CEBRASPE

No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.

A existência de um clima organizacional em que há sinergia das ações desenvolvidas é um exemplo de oportunidade para a unidade de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

506Q521936 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental

Conforme o Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida, quando do planejamento da auditoria, o auditor tem como principais objetivos a serem atingidos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q521760 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais dos trabalhos de auditoria interna e auditoria externa, do risco de auditoria e da avaliação dos controles internos, julgue os itens a seguir.

Para determinar o risco de auditoria, o auditor externo avaliará o sistema de controle interno da entidade auditada, compreendendo a estrutura organizacional e os métodos de administração adotados para definição de autoridade e responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

508Q523811 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Acerca das técnicas de controle e de auditoria do setor público, em especial do setor público federal, no Brasil, analise as afirmações a seguir.

I - A transparência, a equidade, o accountability e o compliance não constituem pressupostos para caracterização das boas práticas de governança no setor público.

II - A definição "Controle Interno é um processo. Controles não representam um fim, mas meios para se atingir um determinado fim" designa um dos quatro conceitos-chave apresentados pelo COSO.

III - A "Declaração de Lima sobre Preceitos de Auditoria" fornece as bases filosóficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras %u2013 Intosai, da qual o TCU faz parte como membro.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q376922 | Administração Pública, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao funcionamento orçamentário da administração pública.

A principal função do orçamento público tradicional é possibilitar aos órgãos de representação um controle econômico sobre o Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

510Q521831 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE

A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo, julgue os itens seguintes.

A caracterização de uma deficiência significativa de controle não é de competência nem responsabilidade do auditor, dependendo exclusivamente do julgamento dos administradores e responsáveis pela governança da entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

511Q317550 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

O planejamento e o controle são duas das principais funções gerenciais, além de serem a base de qualquer desenvolvimento que uma organização pretenda implementar. Nesse sentido, julgue os seguintes itens.

O planejamento para ação impõe decisões específicas e ações para serem levadas a efeito em um determinado momento, enquanto o controle de desempenho impõe padrões de desempenho por um período de tempo, sem referência a ações específicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

512Q524431 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

Ao utilizar o método de amostragem estatística em substituição ao não-estatístico para a seleção de base de dados, o auditor está reduzindo a possibilidade de risco de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q602054 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Na Teoria do Conceito, os elementos que constituem o triângulo conceitual são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q522456 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na divisão das categorias dos controles internos os dispositivos pelos quais as informações são produzidas e fornecidas à administração da empresa de forma que possam ser controladas, revisadas e utilizadas, são controles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q521587 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Fortaleza CE, ESAF

A segregação de uma operação em fases distintas executadas por profissionais diferentes dentro de uma área/departamento é evidência de um bom controle interno. Indique qual dos pontos a seguir não se refere a um procedimento de controle interno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q318098 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Administrador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, concernentes ao planejamento, à administração e ao controle da produção.

O desenvolvimento do plano-mestre exige uma avaliação das necessidades de mão-de-obra, equipamentos e materiais requeridos para cada tarefa.

  1. ✂️
  2. ✂️

518Q524223 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Especialista em Gestão de Telecomunicações, Telecomunicações Brasileiras SA, CESPE CEBRASPE

Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens subsecutivos.

Para assegurar que o sistema de controle interno seja efetivo, as instituições devem implementar ações de monitoramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q601399 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Bibliotecário, TCE AL, FCC

A discussão sobre centralização e descentralização de atividades em unidades de informação deve levar em conta que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q524634 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas e nos procedimentos atinentes ao controle interno, julgue os itens a seguir.

O ambiente de controle, cuja avaliação é necessária para determinar o risco da auditoria, compreende, entre outros aspectos, os critérios para a escolha dos responsáveis pelos setores que preparam as informações contábeis e suas relações com a auditoria interna.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.