Questões de Concursos Planejamento estratégico

Resolva questões de Planejamento estratégico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q376002 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa “Preservando e auxiliando a natureza”, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.

Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.

Supondo que a Beleza do Cerrado tenha definido que o objetivo seja obter vantagem competitiva em até três anos no mercado do Centro-Oeste, ao analisar quais lacunas existem entre o estado atual e o estado ideal e prospectar tendências, a organização desenvolverá um planejamento com características de longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q376224 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações públicas, a gestão estratégica tem a função precípua de articular os macroprocessos organizacionais necessários ao alcance de metas.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q377304 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Na administração pública, o planejamento estratégico deve levar em consideração, entre outros aspectos, as relações de um órgão com seus usuários-cidadãos, governo e servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q376040 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Técnico Judiciário, TST, FCC

Dentre os variados modelos de estratégia existentes, poucos são os que possuem utilidade para a área pública, em sua administração direta, requerendo adaptações para seu aproveitamento prático. Considerando a realização de um estudo para órgão da administração direta federal, o TST, são modelos de estratégia que se aplicam contemporaneamente com mais precisão a estes tipos de órgãos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q375627 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Analista Executivo em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa “Preservando e auxiliando a natureza”, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.

Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.

Se a Beleza do Cerrado faz a programação das suas ações em função do valor financeiro definido em orçamento anual, então a função planejamento caracteriza-se por ser um planejamento estratégico cujo objetivo é prospectar e analisar cenários a partir da análise SWOT.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q884536 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Assistente Técnico Administrativo, Câmara de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2024

Os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam em uma organização, pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis e por suas habilidades específicas. Desse modo, um administrador com atuação tática, foco em uma unidade ou área funcional e com habilidades humanas é classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q884535 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Assistente Técnico Administrativo, Câmara de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Para o diretor da organização WX, uma boa gestão deve monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Elaborado pelo(a) autor(a).

Considerando as funções da Administração, a função da qual o diretor da organização faz referência é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q945242 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A respeito do planejamento estratégico empresarial, considere as seguintes afirmativas:
I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo. III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais. IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.
Está correto o que consta APENAS em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q943737 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Com relação ao planejamento estratégico, analise as seguintes afirmações: I - O processo de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as principais etapas, como análise da situação estratégica, analise do ambiente externo e interno e definição do plano estratégico. PORQUE II - O ponto de partida de todo e qualquer planejamento estratégico é a análise do ambiente interno, suas fortalezas e oportunidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q943731 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Definir metas empresariais é algo desafiador, especialmente quando há muita incerteza envolvida. Como definir metas para os próximos 12 meses quando sua empresa está crescendo (ou mudando) muito rapidamente? As empresas do Vale do Silício resolveram esse problema adotando o framework de definição de metas OKR (objectives and key results). Um OKR tem dois componentes, o objetivo (o que queremos atingir) e um conjunto de key results (como sabemos se estamos chegando lá). Os diferenciais da metodologia OKR são a simplicidade do processo, os ciclos curtos de verificação e a participação e o engajamento de todos os colaboradores. O OKR existe para manter o alinhamento e a cadência da organização, sendo seu objetivo garantir que todos estejam caminhando na mesma direção e trabalhando com prioridades claras. Disponível em: https://startupi.com.br/2016/02/okr-defina-metas-como-o-silicon-valley/. Acesso em: 29 jul. 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O método OKR de planejamento e gestão estratégica é uma resposta das empresas inovadoras ao complexo ambiente corporativo da atualidade.
PORQUE
II. Um dos princípios do planejamento e gestão estratégica é a busca dos resultados esperados pela empresa, independentemente da ferramenta ou do método utilizados para tal fim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q945270 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2023

Várias ferramentas amplamente utilizadas no planejamento estratégico das organizações têm origem em escolas de planejamento estratégico. De acordo com o texto Safári da Estratégia, de Henry Mintzberg, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q945268 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administrador, UFPR, NC UFPR, 2023

Em Safári da Estratégia, Henry Mintzberg discute as características de dez escolas de planejamento estratégico. Sobre as escolas de planejamento estratégico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q865139 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Auxiliar em Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Qual é a metodologia gerencial que visa a otimização de uma área específica da empresa, determinando como será a gestão de recursos pautada na departamentalização?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q910498 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Relacione as fases do planejamento estratégico no relacionamento com a mídia, apresentadas a seguir: às suas respectivas tarefas.


1. Pesquisa, mapeamento e diagnóstico;

2. Análise e interpretação;

3. Planejamento macro;

4. Descer ao detalhamento;

5. Cronograma geral;

6. Mensuração de resultados.


( ) Construção de matriz SWOT, identificando os pontos fortes (Strengths) e as fraquezas (Weaknesses) da organização e as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) encontradas no ambiente externo.


( ) Elaboração de relatório periódico, a partir de KPIs pré-definidos, a ser compartilhado internamente, contendo a avaliação das ações realizadas.


( ) Levantamento da missão, visão e valores da organização, como a empresa busca se posicionar, seus planos e metas futuras e as características de seu setor de atuação e concorrentes.


( ) Organização das atividades planejadas em ordem cronológica e de forma visual, de modo a permitir a revisão periódica do documento.


( ) Definição de mensagens-chave úteis para que a empresa atinja o posicionamento definido e listagem de veículos, mídias e influenciadores com os quais a organização deve e quer manter e estreitar relacionamento.


( ) Listagem de efemérides úteis para a assessoria de comunicação e de ações de relacionamento para apresentação de fontes à imprensa, pautas exclusivas, press tours e definição de cronograma de atividades especiais com potencial de disseminação das mensagens preferenciais.



Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q945241 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborada com base no ambiente externo à organização (macroambiente) e no ambiente interno (microambiente). Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico. Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q886865 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Em uma empresa terceirizada de consultoria, a equipe gerencial reuniu-se para desenvolver estratégias a fim de expandir sua atuação no mercado. Durante a reunião, identificou-se a necessidade de se estabelecerem metas claras para orientar o crescimento da organização. Nesse contexto, qual função da administração os gestores devem priorizar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q916829 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Técnico Administrativo, TCERR, FGV, 2025

Com relação aos níveis de planejamento, avalie se as assertivas a seguir fazem parte das características do planejamento de nível estratégico.

I. É realizado com foco em um horizonte temporal de longo prazo.
II. Estabelece orientações detalhadas e analíticas para as unidades de negócios.
III. É direcionado para as atividades operacionais e rotineiras da organização.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q880497 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Assistente Administrativo, Prefeitura de São Bento do Una PE, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. É certo afirmar que o Planejamento Estratégico é a ferramenta gerencial mais utilizada atualmente por grandes e médias organizações no mundo.

II. É certo afirmar que o Planejamento Estratégico pode ser definido como o processo informal para gerar resultados a partir de um sistema integrado de decisões.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q990016 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Área de Gestão, SESMG, IBADE, 2024

Assinale a opção abaixo que identifica corretamente a aplicação do estilo de liderança participativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.