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Questões de Concursos Plano Nacional de Educação PNE

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101Q915820 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

Entre os objetivos do PNE, está a melhoria da qualidade de ensino.

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102Q915833 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado por meio da Lei n.º 13.005/2014, julgue o próximo item.

O PNE visa elevar a escolaridade média da população do campo com idade entre 18 e 29 anos, sendo uma das estratégias a busca ativa em parceria com a assistência social e a proteção à juventude. 

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103Q898111 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece uma série de diretrizes e metas para a educação brasileira. Sobre as diretrizes do PNE, assinale a alternativa correta:
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105Q899076 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Física, Prefeitura de Iguaracy PE, ADM TEC, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece metas para a melhoria da educação no Brasil. Considerando o papel da Educação Física no contexto do PNE, qual das metas a seguir reflete um dos objetivos do plano em relação à educação básica?
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106Q900356 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Física PEF, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O §1º do artigo 8º da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, determina que os entes federados devem estabelecer, nos respectivos planos de educação, estratégias que
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107Q897366 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas devem ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas
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108Q915807 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

A erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE, que foi aprovado no ano de 2014 e tem vigência até 2024.

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109Q915812 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.o 13.005/2014 (PNE 2014 – 2024), nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei n.o 8.069/1990, julgue o item que se segue.

A transversalidade e a interdisciplinaridade são formas distintas e não complementares de organização do trabalho didático-pedagógico nos eixos temáticos integrados às disciplinas.

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110Q915815 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao disposto no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), julgue o item a seguir.

Audiências públicas, portais eletrônicos e capacitação dos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB são instrumentos de garantia de maior transparência e controle social à aplicação dos recursos públicos em educação.

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111Q915805 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.394/1996 a respeito da educação superior, bem como no que estabelece o Plano Nacional da Educação, julgue o item a seguir.

O Plano Nacional da Educação estabelece como meta a elevação da qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de docentes com doutorado nas instituições de educação superior, exigindo, no mínimo, 50% de doutores nas instituições.

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112Q902005 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A meta 10 do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) é dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nela estipula-se um percentual mínimo a ser ofertado de matrículas na EJA, no ensino fundamental e no ensino médio, na forma integrada à educação profissional. Este percentual foi fixado em:
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113Q897664 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Sabemos que a Didática é influenciada pela maneira como está organizada a sociedade, a economia, a política, a cultura e a própria escola (Martins, 2012). Assim, historicamente temos uma linha do tempo, que expressa e demarca diferentes períodos da Didática e do processo de ensino aprendizagem. Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência CORRETA de eventos que marcaram a evolução da Didática no Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade, considerando as principais tendências e influências teóricas?
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114Q915801 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue o seguinte item.

A erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira.

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115Q905085 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ariès(1981) mostra como o conceito de criança tem evoluído através dos séculos e oscilado entre extremos em que ora consideram a criança como um bibelot ou um bichinho de estimação, ora a consideram um modelo de adulto, passível de encargos e abusos como os da negligência, do trabalho precoce e da exploração sexual. A história da criança demonstra que a presença infantil, como fator merecedor de atenção, cuidados, respeito, no contexto social, só começa a ser considerada muito recentemente. Foi a partir da psicanálise e, posteriormente da psicologia infantil, que se passou a dar importância à infância como etapa fundamental e decisiva na formação da personalidade dos indivíduos. Considerando a concepção da infância na idade média, assinale a afirmativa correta.
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116Q915804 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.394/1996 a respeito da educação superior, bem como no que estabelece o Plano Nacional da Educação, julgue o item a seguir.

Em nenhuma hipótese, as instituições de educação superior estão autorizadas a abreviar a duração dos cursos oferecidos.

 

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117Q915830 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do PNE, julgue o próximo item, de acordo com o Decreto n.º 6.094/2007, a Lei n.º 12.695/2012 e a Lei n.º 13.005/2014. 

A promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental é uma das diretrizes do PNE. 

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118Q893655 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entre as opções abaixo, assinale aquela em que Paulo Ghraldelli Jr, descreveu de como se estruturou o sistema educacional no Império.
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119Q895225 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Um texto clássico é aquele que força a reflexão sobre o momento atual. E esse é exatamente o caso do que ficou conhecido como o “Manifesto dos Pioneiros”, lançado há mais de 90 anos nos jornais de circulação nacional. Seu título completo era “A Reconstrução Educacional no Brasil: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – ao Povo e ao Governo”, e o povo ali não é mero acaso, diz a professora Libânia Xavier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Era uma forma de comprometer o governo, uma vez que o documento seria lido pela elite letrada, enquanto a maioria da população era analfabeta.” E ainda que se falasse em “reconstrução”, para José Eustáquio Romão, um dos fundadores do Instituto Paulo Freire, o documento é a “certidão de nascimento da educação brasileira, com todas as suas ambiguidades, é um dos instrumentos mais importantes dessa história”.

(Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/. Acesso em: agosto de 2024. Adaptado.)

Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto, segundo o texto, propunham:
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120Q915802 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue o seguinte item.

A promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da educação básica brasileira.

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