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Questões de Concursos Plano Nacional de Educação PNE

Resolva questões de Plano Nacional de Educação PNE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q915829 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item com base na legislação que regula o Plano Nacional de Educação (PNE).

O Fórum Nacional de Educação é uma das instâncias responsáveis pelo monitoramento do cumprimento das metas do PNE.

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122Q893658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O período histórico que, de acordo com Gatti (2009), as escolas normais no Brasil começaram a ser valorizadas, é a:
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123Q904217 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 é um importante instrumento de planejamento da praxis pedagógica que define metas e estratégias para melhorar a educação no Brasil. Analise as assertivas a seguir.

I. O PNE estabelece 20 metas que abrangem todos os níveis e modalidades de ensino, com foco na expansão do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino.

II. Entre as metas do PNE, está a ampliação da educação infantil, com o objetivo de atender todas as crianças de 0 a 3 anos em creches e garantir a universalização da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos.

III. O PNE 2014-2024 tem como principal foco a educação superior, deixando de lado a educação básica e as políticas voltadas para a educação inclusiva e profissionalizante.

Pode-se afirmar que:
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124Q899624 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), estabeleceu metas e estratégias que impactam diretamente a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). Uma das mudanças significativas diz respeito à obrigatoriedade e gratuidade da educação básica. Com base nessas alterações, qual das seguintes afirmações está correta?
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125Q906817 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em relação ao Plano Nacional de Educação, observam-se dez diretrizes. Abaixo, foram descritas algumas dessas diretrizes. Destaque a alternativa que não condiz completamente com o referido documento.

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126Q886939 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Agente Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

As diretrizes das Políticas Nacionais para a Educação Infantil abrangem os aspectos, EXCETO:
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127Q915818 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

A centralidade na dimensão orçamentária é a garantia de eficiência e eficácia na implementação de um planejamento participativo.

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128Q898965 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024. Esseplano estabelece metas e diretrizes para melhorar a qualidade e o acesso à educação no Brasil. O PNE define 20 metas, incluindo a universalização da educação básica, a ampliação do acesso ao ensino superior, a valorização dos profissionais da educação e o aumento do investimento público na educação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a Meta 10:
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129Q906422 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A partir de 1942, durante o Estado Novo, o então ministro Gustavo Capanema realizou uma reforma do sistema educacional, a qual levaria seu nome.
Assinale a opção que descreve corretamente o teor da Reforma Capanema.
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130Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”.
O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de
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131Q903308 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Sobre o desenvolvimento da Psicopedagogia no Brasil, a perspectiva de Alicia Fernández é amplamente reconhecida. Qual das seguintes afirmativas melhor reflete a visão de Fernández sobre as origens da Psicopedagogia no contexto brasileiro?
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132Q909723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Profissional do Magistério de Matemática, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

Em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº. 13.005/14, analise as afirmativas a seguir e assinale a OPÇÃO CORRETA.

I. O PNE estabelece metas para a educação brasileira a serem alcançadas em um período de 20 anos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.

II. Uma das metas do PNE é universalizar, até 2016, a oferta de educação infantil em creches para crianças de zero a três anos de idade.

III. O PNE prevê a ampliação da jornada escolar para, no mínimo, sete horas diárias no ensino fundamental, visando melhorar a qualidade da educação.

IV. Uma estratégia específica do PNE é o estímulo à formação continuada de professores, por meio de programas de pós-graduação stricto sensu, visando a melhoria do ensino em todos os níveis.

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133Q899912 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, definiu para o decênio 2014/2024, 20 metas a serem cumpridas. A Meta 4 prevê “universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. Considerando esse contexto, é correto afirmar que
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134Q902006 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Já a meta 8 do mesmo PNE referido na questão anterior tem como alvo contemplar a elevação da escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos das populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cincopor cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Com efeito esperava-se alcançar, até o último ano de vigência deste plano, no mínimo
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135Q900737 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, representa um marco importante para a educação brasileira ao aprovar o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecendo metas e estratégias para o desenvolvimento do sistema educacional do país. Este plano, com vigência de 2014 a 2024, tem como objetivo central a promoção da qualidade da educação em todos os níveis e modalidades.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a meta 3 do referido plano:
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136Q890987 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, destaca como avanço necessário na década da educação:
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137Q881030 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que estabelece estratégias para a política educacional no Brasil. O PNE é elaborado pelo governo federal, em colaboração com estados, municípios, instituições educacionais e a sociedade civil, e sua principal função é orientar as políticas públicas educacionais para um período de 10 anos. Para a educação infantil, o PNE define as seguintes metas:


I - Expansão da oferta de Educação Infantil: O PNE estabelece a meta de universalizar, até determinado prazo, o acesso à Educação Infantil na pré-escola para crianças de 0 a 3 anos de idade, e à creche para crianças de até 5 anos de idade.

II - Melhoria da qualidade: Além da expansão da oferta, o PNE também se preocupa com a qualidade da Educação Infantil. Isso inclui a formação e valorização dos profissionais que atuam nessa área, a adequação das instalações físicas das instituições de Educação Infantil, a elaboração de currículos alinhados com as diretrizes nacionais, entre outros aspectos.

III - Promoção da equidade: O PNE busca garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso à Educação Infantil de qualidade.

IV - Integração com a família e a comunidade: O plano reconhece a importância da participação da família e da comunidade no processo educativo das crianças, promovendo a integração entre escola, família e comunidade como um elemento essencial para o desenvolvimento integral das criançasna Educação Infantil.


De acordo com o PNE, com meta está INCORRETA?

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138Q905098 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ao contrário do que aconteceu na Europa, no Brasil, até o século XIX, praticamente não existiam instituições destinadas à educação da criança. Como vivíamos num meio rural, ainda era muito forte a concepção de quem deveria cuidar e educar seus filhos eram as mães.
(Mendes, 2015, p. 96.)


Em relação à história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
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139Q881042 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o Renascimento, um importante movimento cultural na Europa, emergiram novas abordagens educacionais que contrastavam com a visão predominante na Idade Média. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica daeducação durante o Renascimento?
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140Q908740 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

As políticas públicas em Educação consistem em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos. Nelas estão contidos dispositivos que garantem a Educação a todos, bem como a avaliação e ajuda na melhoria da qualidade do ensino no país. A partir dessa definição de políticas públicas educacionais, é preciso avaliar criticamente em que medida, no que se refere a direito à Educação, elas têm sido concretizadas, isto é, se de fato têm sido corporificadas.

(SMARJASSI, Celia; ARZANI, Jose Henrique. As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, 27 de abril de 2021.)
NÃO é meta para a educação superior no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014):
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