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Questões de Concursos Plano Nacional de Educação PNE

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141Q908740 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

As políticas públicas em Educação consistem em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos. Nelas estão contidos dispositivos que garantem a Educação a todos, bem como a avaliação e ajuda na melhoria da qualidade do ensino no país. A partir dessa definição de políticas públicas educacionais, é preciso avaliar criticamente em que medida, no que se refere a direito à Educação, elas têm sido concretizadas, isto é, se de fato têm sido corporificadas.

(SMARJASSI, Celia; ARZANI, Jose Henrique. As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, 27 de abril de 2021.)
NÃO é meta para a educação superior no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014):
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142Q897658 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

A história da Educação Infantil no Brasil está intrinsecamente ligada às transformações sociais e políticas do país. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que melhor representa a evolução da Educação Infantil no Brasil:
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143Q909059 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que todas as crianças devem ser alfabetizadas no máximo até o final do _____ ano do ensino fundamental.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

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144Q909061 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Política Nacional de Educação Digital (PNED), o eixo Educação Digital Escolar tem como objetivo:

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145Q890391 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A historiografia dedicada à infância tem suas raízes no trabalho de Phillipe Ariès –“História social da criança e da família”, publicado em 1978. Esse autor é considerado o pioneiro no campo da história a trazer a infância como objeto de estudo, ao abordar sua concepção dentro do contexto da Idade Média e Moderna. Sobre a infância na idade média, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança era representada pela iconografia na figura de crianças anjos, estabelecendo uma religião para as crianças.

II. A criança era vista como substituível, sua passagem pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante.

III. A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto.

IV. As crianças são reconhecidas em suas particularidades, tem seu próprio quarto, alimentação considerada específica e adequada, ocupam um espaço maior no meio social.

Está correto o que se afirma apenas em
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146Q908851 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Uma das diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, é a:

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147Q907336 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Na busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país em que a diversidade e a desigualdade se fazem presentes, as políticas públicas de Estado, em articulação entre os entes federativos, podem ser essenciais. Nesse sentido, o Plano Nacional de Educação (PNE) é composto por 20 metas. De acordo com a Lei 13.005, de 2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação, a Meta 10 prevê:

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148Q904918 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014,definiu 10 diretrizesque devem guiar a educação no país,durante este período, e estabeleceu 20 metasa serem cumpridas navigência.


Qual a meta considerada de maior impacto para a educação básica no país?

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149Q906818 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A cada 2 (dois) anos, ao longo do período de vigência do Plano Nacional de Educação, quem é responsável por publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo desta Lei?

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151Q910168 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Física, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

Conforme o segundo parágrafo do artigo 5º do PNE, qual a periodicidade da publicação de estudos para a verificação do cumprimento das metas?
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152Q905099 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Quando falamos em infância, não podemos nos referir a esta etapa da vida como uma abstração, e sim como um conjunto de fatores que instituem determinadas posições que incluem a família, a escola, pai, mãe, entre outros que colaboram para que haja determinados modos de pensar e viver a infância.
(Barbosa; Magalhães, 2008.)

Sobre a concepção de infância na história da educação infantil, assinale a afirmativa correta.
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153Q896997 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Conforme consta no artigo Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035, a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa desenvolvem-se através da participação da criança em brincadeiras e jogos em língua inglesa.


Há também o desenvolvimento .......................... por meio de resolução de problemas, compreensão de ................................, estímulo à criatividade e à imaginação, exercício da memória e aquisição de conhecimentos e experiências permeadas pela língua inglesa.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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154Q897214 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, conforme pesquisa Alfabetiza Brasil do Ministério da Educação (MEC), do ano de 2023. A alfabetização é uma das metas de ação do Plano Nacional de Educação, PNE (2014-2024). Trata-se da Meta 5, que tem como compromisso e estratégia
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155Q880593 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Lei Complementar n.º 307, de 09 de junho de 2015, aprova o Plano Municipal de Educação do município de Joaçaba–SC, instrumento legal que visa estabelecer metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no âmbito municipal, alinhando-se às diretrizes nacionais estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
O PME apresenta as metas propostas para a melhoria da qualidade do ensino, inclusão educacional, formação de professores, infraestrutura escolar, entre outros.
Quantas metas compõem o Plano Municipal de Educação?
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156Q892139 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

“Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”. Esse desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) corresponde à meta:
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157Q892543 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

A Meta 2, definida no Plano Nacional de Educação – PNE, versa sobre a:

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158Q903069 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

As Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e, de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal são consideradas, conforme a Lei n° 13.005/2014, que trata sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), como:
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159Q896235 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Sobre o PNE - Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, ainda em vigência, é CORRETO afirmar:
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160Q897777 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às Diretrizes do PNE-Plano Nacional de Educação:
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