Questões de Concursos Platão e o Mundo das Ideias

Resolva questões de Platão e o Mundo das Ideias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q680036 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Tipo 3, UEL, UEL, 2019

Leia o texto a seguir.


Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, é natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porém, se ele se fixa no que devém e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poderá criar. [. . . ] Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este fixará a vista no modelo eterno.

PLATÃO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad. Carlos A. Nunes. Belém: UFPA, 1977. p. 46-47.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Platão, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944243 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

“Efetivamente, um bom poeta, se quiser produzir um bom poema sobre o assunto que quer tratar, tem de saber o que vai fazer, sob pena de não ser capaz de o realizar. [...] os bons poetas têm aqueles conhecimentos que, perante a maioria, parecem expor tão bem.”
PLATÃO. A República, 598e-599a. – 15ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2017.
Levando em conta a importância tradicional que a poesia tinha na formação/educação do homem grego, é correto dizer que a crítica de Platão à poesia se justifica porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q947195 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Língua Inglesa em Rede, UEG, UEG, 2018

As ciências em geral, incluindo a sociologia, bem como a filosofia, sempre destacaram uma diferença entre a sua própria produção intelectual e aquilo que foi denominado por muitos como “senso comum”, “representações sociais”, “representações cotidianas”, “conhecimento comum”, “saber popular”. Sobre essa forma mais simples de consciência, que é geralmente apresentada como oposta à ciência e à filosofia, podemos dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q680694 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Humanas, UEA, VUNESP, 2018

Se a tragédia havia absorvido e assimilado todas as formas de arte antecedentes, o mesmo se pode dizer do diálogo platônico. Mistura de todos os estilos e de todas as formas precedentes, o diálogo oscila entre a narrativa, o lirismo e o drama, entre a prosa e a poesia. Platão conseguiu realmente legar à posteridade o modelo de uma obra de arte nova, o do “romance”. Neste gênero literário, a poesia existe gradualmente subordinada à filosofia e durante muitos séculos, mais tarde, a mesma filosofia esteve subordinada à teologia.
(Friedrich Wilhelm Nietzsche. A origem da tragédia, 2004. Adaptado.)
Pode-se exemplificar o argumento sobre a submissão da filosofia à teologia, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q906306 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em uma determinada cidade-Estado grega chamada Polis, na Grécia Antiga, os cidadãos debatem sobre a melhor forma de governo para sua comunidade. Alguns defendem a tirania, outros a oligarquia, e há quem proponha a democracia. Durante uma assembleia, um dos cidadãos levanta a questão: “para garantir que nossa cidade-Estado prospere e que a justiça prevaleça, qual forma de governo devemos adotar, seguindo os ensinamentos de Platão sobre política?”. Assinale a melhor resposta baseada nas ideias políticas de Platão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q902038 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“A concepção científica de Platão (c. 428-347 a.C.) baseia-se na ‘teoria das ideias’. Para ele, a razão tem dificuldade em atingir o verdadeiro conhecimento por causa da deformação que os sentidos inevitavelmente provocam; porém, cabe a ela depurar os enganos, para que se possa ter a verdadeira contemplação das ideias. O propósito de Platão é elevar o conhecimento de simples opinião até a ciência, o conhecimento do ser verdadeiro” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).


No que se refere às relações entre pensamento empírico e pensamento filosófico em Platão, é correto afirmar que o filósofo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q902548 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“São semelhantes a nós, disse. Com efeito, acreditas, em primeiro lugar, que vejam de si e dos outros outra coisa, a não ser as sombras que o fogo projeta sobre a parte da caverna diante deles?”
Fonte: Platão. República. In: In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.

O mito da Caverna talvez seja uma das alegorias mais repetidas em sala de aula por professores de filosofia, no mundo inteiro, para explicar alguns dos aspectos mais importantes da Filosofia Platônica. Existem níveis de compreensão e significado desse importante mito alegórico. Sinalize um nível ou significado CORRETO desse mito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q906297 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega. O êthos, na grafia de Homero, remonta ao século VII a.C., e comparece com uma significação um tanto abstrata, na medida em que designa os usos e os costumes enquanto relativos a modos (genéricos) de viver, ou seja, a uma sabedoria. Éthos, em Ésquilo (525- 456 a.C.), designa mais ou menos a mesma coisa, mas, fundamentalmente, a tradição, no sentido de o que é habitual, corriqueiro, usual, etc., e que vem a se impor como uma sabedoria.
(Spinelli, 2009, p. 9.)

Vários foram os filósofos a se debruçarem nas questões relacionadas a Ética. Para Platão, por exemplo, a ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q943553 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

“Começando por Homero, todos os poetas são imitadores da imagem da virtude e dos restantes assuntos sobre os quais compõem, mas não atingem a verdade. O poeta, por meio de palavras e frases, sabe colorir devidamente cada uma das atividades técnicas, sem entender nada delas, sabendo apenas imitá-las.”

PLATÃO. República, 600e-601a. – 9 ed. Trad. port. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. - Adaptado.


Com base na passagem acima, é correto afirmar que, para Platão,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.