Questões de Concurso Platelmintos e Nematódeos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q896654 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A lombriga ou uma fêmea adulta de ascáride põe, diariamente, mais de 200 mil ovos, que são eliminados do corpo do hospedeiro nas fezes. As pessoas adquirem ascaridíase ao ingerir ovos fecundados, presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas ou de porcos infestados pelo verme. No organismo do hospedeiro humano, a casca do ovo é digerida e dele sai uma pequena larva filamentosa. Sobre o processo de migração das larvas, assinale a afirmativa correta.

12 Q906269 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta um ciclo de vida complexo com alternância de estágios sexuais e assexuados.
II. Os casais de esquistossomos vivem nas veias do intestino humano, onde se alimentam de substâncias do sangue e se acasalam.
III. Os ovos são colocados pelas fêmeas nos vasos sanguíneos do mesentério do hospedeiro humano, de onde passam para a cavidade intestinal e são eliminados com as fezes.
IV. Ao entrar em contato com água, os ovos eclodem e libertam larvas que precisam encontrar rapidamente certos tipos de caramujos (planorbídeos), seu hospedeiro intermediário.
V. As larvas cercárias penetram no caramujo e originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda, que saem do caramujo e passam a nadar ativamente.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em

13 Q899964 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta.

14 Q901902 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Dentre os platelmintos, conhecidos como vermes achatados, existem espécies que são parasitas, como a tênia ou solitária. Umas das espécies de solitária é a Taenia solium que pode provocar a teníase e a cisticercose.


Nas opções abaixo, indique a alternativa que cita CORRETAMENTE a forma de contágio, em humanos, da cisticercose e da teníase, respectivamente.

15 Q938380 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, PPL, ENEM, INEP, 2017

Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies do verme Schistosoma é o praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas endêmicas têm provocado a seleção de linhagens resistentes.

LAGE, R. C. G. Disponível em: www.repositorio.ufop.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).

Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes citados?

16 Q680233 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN, 2019

Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, apresenta o ciclo de vida com dois hospedeiros: os seres humanos e os moluscos (caramujos aquáticos). Os adultos vivem nas veias do fígado humano, onde se alimentam e acasalam. A postura de seus ovos ocorre nos vasos capilares do mesentério intestinal e, com a ajuda de pequenos espinhos em sua estrutura, perfuram e atravessam os capilares até a cavidade intestinal, onde são eliminados pelas fezes. “Na água, os ovos eclodem e libertam larvas ciliadas denominadas ______________ que necessitam de um segundo hospedeiro, no caso o caramujo, para formarem larvas adaptadas à vida aquática conhecida por ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

17 Q951092 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Primeira Fase, USP, FUVEST, 2018

Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

18 Q896301 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Parasitas intestinais como a Taenia, popularmente conhecida como solitária, possuem características específicas para sua adaptação à vida parasitária. A solitária, como o nome já diz, consegue sobreviver sozinha no intestino humano se reproduzindo por autofecundação. Outras duas características ligadas a vida parasitária desses organismos são

19 Q880915 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Técnico de Laboratório/ Área: Biologia, UFMT, UFMT, 2024

Organismos com corpo achatado dorsoventralmente que chega a mais de três metros de comprimento. São vermes que geralmente vivem solitários e fixos à mucosa intestinal humana. Os adultos apresentam cor branco leitosa, cabeça (escólex) com quatro ventosas e corpo constituído por várias proglótides. Essa descrição refere-se a qual parasita e filo?

20 Q679492 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O ser humano pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair vários tipos de doenças, se o solo estiver contaminado. Entre essas doenças, destacam-se as verminoses, causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma das verminoses mais comuns em todo o mundo é a ascaridíase, doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga.
A respeito desse helminto e da doença que ele poderá proporcionar, é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.