Questões de Concurso Platelmintos e Nematódeos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q939039 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, PPL, ENEM, INEP

Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de

22 Q894838 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Área: Zoologia, UFAPE, Instituto Access, 2024

Os seres vivos apresentam níveis de complexidade hierarquicamente organizados. Assim, cada nível de organização incorpora seus níveis inferiores em sua estrutura. Nesse contexto, todos os animais são multicelulares e a maior complexidade estrutural desses organismos está associada à organização das células em unidades funcionais maiores. Com isso, é correto dizer que em metazoários do filo Platyhelmintes, como as planárias, esses animais exibem um grau de organização classificado como

23 Q939335 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.

O uso desses produtos pode auxiliar no controle da

24 Q949178 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, PPL, ENCCEJA, INEP, 2018

Uma aplicação dos eletroímãs supercondutores é no trem de transporte levitado magneticamente, ou maglev. Esse trem usa o campo magnético gerado pelos eletroímãs para produzir forças de repulsão entre o trem e o trilho. Assim, ele flutua acima dos trilhos e pode atingir velocidades superiores a 300 km/h. HEWITT, P. Física conceitual. São Paulo: Artmed, 2002 (adaptado).
O maglev consegue atingir altas velocidades porque

25 Q680088 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Técnico PROEJA, IFPE, IF PE, 2019

TEXTO 5 Muitas parasitoses são consequência da falta de saneamento básico, inclusive nas grandes cidades. Os parasitas podem estar na água contaminada, nas verduras mal lavadas, nos alimentos crus, até nos bichos de estimação. No Brasil, elas afetam 36% da população. Isso é mais do que uma em cada três pessoas. E, entre as crianças, mais da metade (55%). Entre as parasitoses mais comuns, podemos destacar: giardíase, ascaridíase, ancilostomose, oxiurose e teníase. A médica explica que o tratamento é simples, mas diz que muita gente nem vai ao médico porque não reconhece os sintomas. Os principais são dor de barriga, barriga inchada, enjoos, diarreia, perda de peso.
Verminose afeta 36% da população − entre as crianças, mais da metade. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).
Entres as doenças destacadas no TEXTO 5, podemos afirmar que

26 Q680152 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

A hidatidose cística é uma verminose provocada pelo Echinococcus granu/osus, verme chamado popularmente de "tênia-anã", enquanto a teníase tem como organismo causador a Taenia so/ium ou "tênia".
Em relação às tênias, é correto afirmar que

27 Q686579 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Medicina, FAG, FAG, 2017

No início da década de 1950, o vírus que causa a doença chamada de mixomatose foi introduzido na Austrália para controlar a população de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introdução do vírus, a população de coelhos reduziu-se drasticamente. Após 1955, a doença passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados e a mortalidade diminuiu. Considere as explicações para esse fato descritas nos itens de I a IV:

I. O vírus promoveu a seleção de coelhos mais resistentes à infecção, os quais deixaram maior número de descendentes. II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rápida dos coelhos tenderam a se extinguir. III. A necessidade de adaptação dos coelhos à presença do vírus provocou mutações que lhes conferiram resistência. IV. O vírus induziu a produção de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos à prole, conferindo-lhe maior resistência com o passar das gerações.

Estão de acordo com a teoria da evolução por seleção natural apenas as explicações:

28 Q681043 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

A teníase está diretamente relacionada com o consumo humano de carne crua ou mal cozida, contaminada com cisticercos. Contudo, sobre esta doença, é incorreto afirmar:

29 Q939435 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, PPL, ENEM, INEP, 2018

Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.

Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?

30 Q680626 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biológicas, UEA, VUNESP, 2018

A esquistossomose é hoje uma doença endêmica em 74 países em desenvolvimento e estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas vivam em áreas expostas ao parasita. Tamanha população sob risco vive em países com saneamento básico insatisfatório, o que facilita a transmissão do parasita por meio das fezes dos doentes, que acabam contaminando lagos e lagoas. (www2.uol.com.br. Adaptado.)
A transmissão da esquistossomose ocorre por meio da
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.