Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q998775 | Medicina, Pneumologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumtiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso habitual em um mês, tosse incialmente seca e depois com trâmite mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente falou sobre o exame físico do resultado para o aluno: resultado sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal no setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida a redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, principalmente à direita. Percussão com macicez na base do hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restaurante com som claro atimpânico. Não foi realizado frenético toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta foi reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida na base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente. O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q992167 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual dos músculos ou grupamento muscular abaixo atua na expiração ativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q990121 | Medicina, Pneumologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Infecção comunitária se refere a qualquer infecção adquirida na comunidade, isto é, em oposição àquelas adquiridas em instituições de saúde (infecção hospitalar). Portanto, a infecção é classificada como adquirida na comunidade se o paciente não esteve recentemente em instituições de saúde ou não esteve em contato com alguém que esteve recentemente em instituições de saúde. Levando em conta esse conceito, a pneumonia bacteriana pode comportar-se como uma infecção comunitária.
Considerando que onda de pneumonia bacteriana já era prevista depois da pandemia de covid, segundo OMS, tendo em vista o período de isolamento pela pandemia do coronavírus, analise as informações:
I. O diagnóstico da pneumonia bacteriana é feito pelo pneumologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico ao solicitar a pessoa para inspirar e expirar, enquanto ausculta os pulmões com um estetoscópio, para verificar se existem ruídos durante a respiração. Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um raio X de tórax ou tomografia computadorizada.
II. A principal bactéria responsável por esse tipo de pneumonia é Streptococcus pneumoniae, no entanto outras bactérias podem também levar ao desenvolvimento dessa infecção, sendo importante que seja identificada para que o melhor tratamento seja indicado pelo médico.
III. A pneumonia bacteriana é transmitida através da água e de alimentos contaminados.
IV. Os sintomas mais comuns de pneumonia bacteriana são: Tosse seca ou tosse com catarro contendo muco, pus ou sangue; Febre alta, acima de 39º; Calafrios ou suor excessivo; Dificuldade para respirar ou falta de ar; Dor no peito ao tossir ou respirar; Náuseas ou vômitos; Mal-estar geral; Cansaço excessivo.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1041089 | Medicina, Pneumologia, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma paciente de 61 anos de idade, ex-tabagista de 30 anos/maço, compareceu ao pronto atendimento com piora da tosse produtiva e da dispneia havia uma semana. Ela relatou ter sido internada em duas outras ocasiões no ano, a despeito do uso regular de formoterol. Ao exame físico apresentava: saturação de oxigênio em ar ambiente (SO2) de 88%, frequência respiratória de 27 rpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, frequência cardíaca de 106 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos com bulhas normofonéticas. A ausculta pulmonar revelou murmúrio vesicular diminuído globalmente, com crepitações em bases. O restante do exame físico não apresentou mudanças significativas. Os exames laboratoriais na admissão revelaram: pH = 7,30; pO2 = 88; pCo2 = 48; HCO3 = 24; BE 1 (gasometria arterial em ar ambiente); hemoglobina 14 g%; leucócitos 7.100 com 1% bastonetes, 10% de eosinófilos e creatinina 0,8 mg/dL. A espirometria prévia demonstrou: volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) = 44% do predito (após broncodilatador).

Diante desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, tendo como referência o GOLD 2024 (Global Initiative for Obstructive Lung Disease).

A vacinação contra o vírus sincicial respiratório está indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q1047037 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transplante de pulmão em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A sobrevida média após o transplante é de 05 anos.
( ) Prolonga a sobrevida e melhora a capacidade funcional.
( ) A maioria dos transplantes de pulmão em pacientes com DPOC é unilateral.
( ) As complicações mais comuns são doença linfoproliferativa, bronquiolite obliterante, rejeição aguda e infecção oportunista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1056248 | Medicina, Pneumologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 56 anos, diabético e obeso; evolui com necessidade de intubação orotraqueal devido à insuficiência respiratória pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo Sars-Cov-2, sendo acoplado à ventilação mecânica invasiva.
Após 72h opta-se pelo desmame ventilatório, considerando as vias aéreas pérvias e a capacidade de protegê-las. Realizado tubo T por 30 minutos e gasometria que detectou PaO2 74 (FiO2 30%); PCO2 43; pH 7.37; FR 30 (mantida); Vt 250 ml; FC 120; PA 150 x 95; St: 93%. Qual a melhor conduta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1082110 | Medicina, Pneumologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

As bronquiectasias podem apresentar diferentes padrões de acordo com a aparência histológica.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A bronquiectasia cilíndrica apresenta dilatação uniforme e suave.
II. A bronquiectasia varicosa é caracterizada por dilatações focais entre segmentos estreitados.
III. A bronquiectasia sacular ou cística se apresenta com dilatação uniforme, sem rompimento do parênquima pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q997178 | Medicina, Pneumologia, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

Paciente masculino, 48 anos, descobriu ser HIV positivo quando iniciou um quadro de dispneia e febre vespertina.
A biopsia transbrônquica mostrou aglomerado de histiócitos com numerosos bacilos álcool ácido resistentes pela coloração de Ziehl Neelsen. Neste contexto não houve formação de granulomas.
Assinale a opção que indica a resposta imune relacionada à formação de granulomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1037125 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Homem de 40 anos, HIV positivo, peso de 80kg, diagnóstico de tuberculose pulmonar recente.
Em relação ao tratamento para tuberculose, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1044057 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A causa mais comum de hemoptise maciça em países em desenvolvimento como o Brasil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1001053 | Medicina, Pneumologia, Grupo Pediatria, EBSERH, FGV, 2025

Avalie se as recomendações e indicações de atividade física para uma menina de dez anos de idade, portadora de asma leve bem controlada com broncodilatador de curta duração, incluem

I. evitar qualquer atividade física, pois isso pode precipitar crises asmáticas devido ao risco de agravamento do quadro.
II. atividades físicas leves a moderadas, como natação, capoeira e danças, são recomendadas, com uso do broncodilatador conforme necessário.
III. praticar somente atividades físicas intensas, como futebol e basquete, por ajudarem a aumentar a resistência e a força muscular, essenciais para o controle da asma.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1044067 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à aspergilose broncopulmonar alérgica, são apresentados critérios diagnósticos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1042650 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um paciente procura o ambulatório com diagnóstico de enfisema pulmonar feito há 2 anos, tem história de tabagismo mas nega asma, está em uso de LABA+CI , desde então. Nos últimos meses vem se queixando de piora da dispneia, que no momento está aos mínimos esforços, apesar de relatar tosse de longa data, essa é seca. Nega exacerbações respiratórias no último ano,

Legendas: LABA= long acting beta 2 agonist; CI=corticoide inalatório; LAMA= long acting muscarinic antagonist.

Nesse caso, a melhor conduta terapêutica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1041126 | Medicina, Pneumologia, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
João, que tem 40 anos de idade e trabalha em um setor administrativo de uma grande empresa há 12 anos, refere ter começado com quadro de falta de ar e tosse crônica nos últimos meses, embora não consiga precisar bem o período de início. O quadro tende a se manifestar com maior intensidade no ambiente de trabalho, mas se mantém também nos finais de semana. Ao exame clínico, apresenta sibilos difusos em ambos os pulmões, sem crepitação nem outros sinais relevantes para o caso. Nega febre associada ao quadro e histórico de asma brônquica.

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir.

O quadro apresentado por João sugere exposição a agente irritante ou alergênico.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q1037124 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à avaliação e tratamento do tabagismo, são apresentadas a seguir perguntas do Teste de Fagerström para avaliação da dependência da nicotina, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1021510 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) é uma doença grave e debilitante, causada pela oclusão do leito arterial pulmonar por êmbolos hemáticos e por material fibroso induzido pela presença desses êmbolos. A respeito da abordagem recomendada pela mais recente diretriz brasileira de HPTEC, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1044056 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A tuberculose pleural é a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum no Brasil, exceto em pacientes com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1044059 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na avaliação inicial de um caso suspeito de tuberculose pulmonar “virgem“ de tratamento, o exame complementar inicial de escolha, o de melhor custo-efetividade, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q998062 | Medicina, Pneumologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da fisiologia respiratória é fundamental para melhorar a tomada de decisão clínica. A resposta fisiológica orienta o diagnóstico e a conduta terapêutica.

A resposta ventilatória à pressão parcial arterial de dióxido de carbono (PaCO2):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1047036 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Com relação à medida da captação do monóxido de carbono (DCO), podemos afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.