Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1082109 | Medicina, Pneumologia, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A bronquiectasia é caracterizada pela dilatação anormal dos brônquios e está associada a diversos fatores fisiopatológicos que contribuem para sua instalação e progressão. Analise as afirmativas a seguir, indique “V” para verdadeiro e “F” para falso.

( ) A imunodeficiência comum variável é um dos fatores que podem contribuir para a fisiopatologia da bronquiectasia.
( ) A deficiência de vitamina D é um dos fatores que podem contribuir para a fisiopatologia da bronquiectasia.
( ) A bronquiectasia é causada exclusivamente por distúrbios neuromusculares que afetam o diafragma, sem relação com processos infecciosos ou imunológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1049598 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Um homem de 32 anos está internado para investigação etiológica de derrame pleural moderado à direita, com sintomas há cerca de 3 meses. Realizada toracocentese diagnóstica que apresenta os seguintes resultados: aspecto amarelo citrino; relação lactato desidrogenase (LDH) no líquido pleural/sérica de 0.76; relação proteína no líquido pleural/sérica de 0,6; glicose pleural 90 mg/dL (miligramas por decilitro), glicemia capilar 100 mg/dL (miligramas por decilitro); pH 7.32; Gram e culturas para germes habituais negativas; citologia com 94% linfócitos. Histopatológico com processo inflamatório crônico não especificado, negativo para células neoplásicas. Assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1030065 | Medicina, Pneumologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Um tromboembolismo pulmonar (TEP) acontece quando um coágulo que se formou horas, dias ou às vezes semanas antes nas veias profundas é desalojado, viaja pelo sistema venoso e atravessa o ventrículo direito (VD), entrando na circulação pulmonar.

O ventrículo direito normalmente bombeia sangue através de uma circulação pulmonar com uma baixa resistência ao fluxo sanguíneo. Pessoas jovens sem doença cardiopulmonar conseguem tolerar pelo menos 30% de obstrução advinda de um coágulo, com sintomas ou sinais mínimos.

Um fator de risco para TEP relacionado ao mecanismo de hipercoagulabilidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q998593 | Medicina, Pneumologia, Neurologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um escolar de 9 anos é levado à emergência com tosse seca, taquidispneia moderada, tiragens intercostais, acianótico em ar ambiente e com sibilos difusos à ausculta pulmonar.
Esse paciente deve ser medicado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q998610 | Medicina, Pneumologia, Medicina do Sono, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino de 70 anos foi encaminhado para investigação diagnóstica de dispneia progressiva. Após exame físico detalhado e anamnese cuidadosa, referia ser ex-tabagista (carga tabágica de 20 anos-maço), portador de hipertensão arterial sistêmica em uso de losartana. Paciente relatava dispneia progressiva com início há dois anos e piora significativa nos últimos oito meses. Negou febre, dor torácica, poliartralgia, poliartrite e sudorese noturna. Sempre trabalhou em escritório, sem qualquer tipo de exposição ambiental no trabalho ou na residência. O paciente trouxe diversos exames, como espirometria, que sugeria distúrbio ventilatório restritivo grave. A tomografia computadorizada de tórax, realizada recentemente, evidenciou infiltrado intersticial reticular bilateral, simétrico, predominando na periferia do parênquima pulmonar com diversas áreas de faveolamento na periferia do parênquima. O padrão radiológico era típico de pneumonia intersticial usual (PIU). Além disso, o paciente trouxe diversos marcadores de autoimunidade, todos não reagentes.
Considerando-se a história clínica e os achados radiológicos e funcionais, a suspeita diagnóstica seria de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1056249 | Medicina, Pneumologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 56 anos, diabético e obeso; evolui com necessidade de intubação orotraqueal devido à insuficiência respiratória pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo Sars-Cov-2, sendo acoplado à ventilação mecânica invasiva.
São indicações de ventilação não invasiva preventiva para o desmame da ventilação mecânica invasiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1068087 | Medicina, Pneumologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

O aspecto microscópico de um infarto pulmonar mostra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1068092 | Medicina, Pneumologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Qual o padrão das lesões pulmonares mais importantes observadas em indivíduos autopsiados durante a pandemia da Covid-19?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1037123 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam fatores de risco alto (mortalidade > 10% em 1 ano) na avaliação da hipertensão arterial pulmonar os seguintes critérios, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1007178 | Medicina, Pneumologia, Pediatria, EBSERH, IBFC, 2022

Na bronquiolite viral aguda, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1012629 | Medicina, Pneumologia, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de fisiopatologia, diagnóstico e conduta de doenças crônicas, julgue o item subsecutivo.

Uma vez que pacientes com bronquiectasias apresentam inflamação das vias aéreas com fisiopatologia e sintomas semelhantes aos de asma, é-lhes indicado o uso rotineiro de corticoide inalatório e de broncodilatadores entre as crises de dispneia.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q1012630 | Medicina, Pneumologia, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de fisiopatologia, diagnóstico e conduta de doenças crônicas, julgue o item subsecutivo.

Na bronquiectasia, há dilatação brônquica reversível, na maioria das vezes nas pequenas vias aéreas em diferentes níveis de intensidade, devido à interação entre infecções pulmonares e presença de pulmões congenitamente susceptíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q1008307 | Medicina, Pneumologia, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

LCP, 48 anos, fumante, hipertenso, diabético e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, em uso de Losartana, Sitagliptina, Metformina, Salbutamol e Fluticasona, deu entrada na emergência com quadro de dispneia e tosse produtiva. Sua pressão arterial e glicemia estão normais.

Ao exame apresentava sibilos e roncos difusos. O médico emergencista prescreveu nebulização com Fenoterol e Brometo de Ipratrópio e administração de Hidrocortisona IV, com melhora parcial do quadro.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a justificativa para a indicação de Fenoterol e de Brometo de Ipratrópiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q907255 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A oximetria de pulso é utilizada na monitorização continua do paciente crítico, sua interpretação depende da qualidade tecnológica e capacidade técnica, assim como pode sofrer com fatores ambientais ou relacionais ao paciente na captação do seu sinal. Sobre a oximetria de pulso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1038905 | Medicina, Pneumologia, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

Paciente masculino, 40 anos, professor universitário, ex-tabagista (cessou há 8 anos), tem diagnóstico de asma persistente grave desde a adolescência. No último ano, apresentou sintomas diariamente e alguns despertares noturnos ao longo da semana, com tosse seca e cansaço, uso de salbutamol como resgate diariamente e uma crise mais intensa, tratada em domicílio com prednisona por 5 dias. Está em tratamento regular com budesonida 400 mcg + formoterol 12 mcg, 2 jatos inalados a cada 12 horas, com técnica inalatória e adesão satisfatórias.
Faz acompanhamento, há 12 meses, com pneumologista do SUS especialista em asma grave que, diante de sintomas persistentes, solicitou estes exames:


• IgE total: 321 UI/mL • Eosinófilos: 180 células/μL

Com base no caso descrito e nos critérios do SUS, assinale a opção que descreve a conduta correta do pneumologista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1072975 | Medicina, Pneumologia, Perito Médico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente de 33 anos de idade, com febre há dois dias apresenta tosse produtiva e dor pleurítica. O exame físico apresenta os seguintes resultados: FC 104 bpm; PA 110 mmHg × 70 mmHg 26 respirações por minuto; 94% de saturação de oxigênio (ar ambiente); 39 ºC de temperatura; ausculta cardíaca normal e ausculta pulmonar com creptações em base pulmonar esquerda. O RX de tórax revela consolidação parenquimatosa em lobo inferior esquerdo.

A partir desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Os dados expostos sugerem diagnóstico de pneumonia, dispensando a realização de outros exames complementares.
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q997979 | Medicina, Pneumologia, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino, com 48 anos de idade, não tabagista, realizou biópsia transbrônquica em lesão pulmonar detectada durante exame de telerradiografia de tórax para investigação etiológica de tosse, sem outros sintomas. O exame microscópico da lesão mostrou granulomas não necrosantes bem formados, compostos de macrófagos epitelioides fortemente agrupados, sendo frequente a presença de células gigantes. Os granulomas estavam envoltos em bordas de cicatrizes fibrosas hialinas. Concreções laminadas compostas de cálcio e proteínas conhecidas como corpos de Schaumann e inclusões estreladas conhecidas como corpos de asteroides estavam presentes dentro de muitas células gigantes. Foi prescrito corticoide como tratamento, e, seis meses após, as lesões desapareceram.
Os achados acima são compatíveis com a seguinte doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1033841 | Medicina, Pneumologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Mulher com 65 anos de idade em acompanhamento de doença pulmonar foi submetida a provas de função respiratória. Os seguintes parâmetros foram encontrados: volume expiratório forçado no primeiro segundo (VF1) diminuído; capacidade vital forçada (CVF) diminuída e capacidade pulmonar total aumentada.

O distúrbio que a paciente apresenta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q997001 | Medicina, Pneumologia, Anestesiologia, EBSERH, FGV, 2025

Na cirurgia pulmonar existem algumas indicações absolutas e outras relativas para a utilização de tubos de duplo lúmen para separação pulmonar e consequente proteção contra a inundação com sangue, material infeccioso ou auxiliarem na ventilação no caso de fístula ou bolhas pulmonares.

Com esses tubos, o avanço mais importante na verificação do posicionamento adequado de um tubo de duplo lúmen é a utilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1056404 | Medicina, Pneumologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A consolidação é definida na histologia como preenchimento dos alvéolos por diversos tipos de produto patológico. Suas causas incluem exsudato inflamatório (pneumonia); conteúdo gástrico (pneumonia aspirativa); transudato (edema); sangue (hemorragia alveolar); material lipoproteináceo (proteinose alveolar); e, células (carcinoma bronquioloalveolar, linfoma, pneumonia em organização). Sobre o diagnóstico diferencial de consolidações de causas crônicas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.