Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q902128 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Asma é uma doença pulmonar inflamatória e crônica de caráter obstrutiva, apresentando limitação do fluxo aéreo a qual atinge 10% da população brasileira com faixa etária entre 4 e 12 anos de idade.

(Manejo da Asma grave, 2021, com adaptações.)

Acerca dos dados apresentados e nos preceitos/conceitos da sociedade de pneumologia e ministério da saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1047078 | Medicina, Pneumologia, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Paciente, 34 anos, procura atendimento médico com relato de dor articular nas mãos há 6 semanas, fadiga e indisposição. Conta ainda que apresentou episódio recente de convulsões e, que notou lesão de pele no dorso e em região malar. Exames laboratoriais com leucopenia e linfopenia, proteína C reativa pouco alterada e FAN 1:320 padrão nuclear homogêneo.
Sobre o provável diagnóstico da paciente, marque a opção que apresenta a lesão pulmonar mais frequente neste caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q902129 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

30 respirações/minuto ou acometimento pulmonar > 50%. Doença Crítica: indivíduos também com teste positivo e com insuficiência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos. As sequelas e as necessidades de reabilitação são mais evidentes nas pessoas que tiveram as formas grave e crítica da doença, porém as formas mais brandas também podem deixar sequelas. Esses sintomas persistentes recebem o nome de Síndrome pós-covid. Com base nas informações, assinale a alternativa que corresponda a avaliação ou tratamento das sequelas iniciais da síndrome pós-covid."> A Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença viral sistêmica, pode ser leve, moderada, grave ou crítica. Assintomática ou Infecção Pré-Sintomática (Pré-Clínica): indivíduos com teste positivo para SARS-CoV-2 com uso de testagem viral, mas não possuem sintomas condizentes com a COVID-19. Doença Leve: indivíduos com teste positivo e que tenham qualquer sinal ou sintoma da COVID-19 – tosse, diarreia, febre, dor de garganta, cefaleia, dor muscular, vômitos, perda de olfato e paladar), porém não possuem falta de ar, dispneia ou alteração em exame de imagem pulmonar. Doença Moderada: indivíduos com teste positivo e com envolvimento das vias aéreas inferiores no exame clínico (cansaço ou dispneia) ou nos exames de imagem e que tenham saturação de oxigênio (Sat O2) ≥ 94% em ar ambiente. Doença Grave: indivíduos com teste positivo e com Sat O2 < 94% em ar ambiente ou uma relação entre a pressão parcial de oxigênio arterial e a fração inspirada de oxigênio (PaO2/FiO2) < 300 mmHg ou frequência respiratória > 30 respirações/minuto ou acometimento pulmonar > 50%. Doença Crítica: indivíduos também com teste positivo e com insuficiência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos. As sequelas e as necessidades de reabilitação são mais evidentes nas pessoas que tiveram as formas grave e crítica da doença, porém as formas mais brandas também podem deixar sequelas. Esses sintomas persistentes recebem o nome de Síndrome pós-covid. Com base nas informações, assinale a alternativa que corresponda a avaliação ou tratamento das sequelas iniciais da síndrome pós-covid.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1086726 | Medicina, Pneumologia, Médico, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Assinale a opção relativa a uma adequada etapa de escalonamento do tratamento farmacológico da asma, de acordo com as recomendações para o manejo da asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1048923 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapia Respiratória, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue o próximo item.

A oxigenoterapia a longo prazo está indicada para o paciente em questão, visto que ele apresenta severa hipoxemia (PaO2 < 55 mmHg). A utilização de oxigenoterapia por período superior a 15 horas/dia apresenta impacto na mortalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q998515 | Medicina, Pneumologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 60 anos, com história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), realiza um teste cardiopulmonar para avaliação da capacidade de exercício. O primeiro limiar ventilatório (LV1) foi atingido com um consumo de oxigênio (VO2) de 6 mL/kg/min, que corresponde a apenas 30% do valor previsto para o VO2 de pico.
Esse achado se refere a uma característica muito importante no metabolismo, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1042649 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.
Paciente 69 anos, ex tabagista há 8 anos ,carga tabágica de 40 maçosano, procura seu consultório com queixas de dispneia progressiva, tosse ora seca ora produtiva .Nega história de asma na infância.

No último ano procurou a emergência 3 vezes com queixas de tosse produtiva, expectoração amarelada e dispneia , saiu de lá com prescrição de antibióticos e corticoide oral com melhora do quadro.
Assinale a opção que indica o melhor exame complementar que você pediria para corroborar sua hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1024775 | Medicina, Pneumologia, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

O índice universalmente aceito para classificação da obesidade é o índice de massa corporal (IMC). A classificação de obesidade, na faixa etária de 5 a 19 anos, corresponde ao IMC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1007179 | Medicina, Pneumologia, Pediatria, EBSERH, IBFC, 2022

Quanto ao tratamento da bronquiolite viral aguda, analise as afirmativas abaixo.
I. Na maioria dos pacientes a evolução é benigna e o processo evolui para a cura sem a necessidade de qualquer intervenção.
II. A administração de oxigênio deve ser considerada no tratamento de pacientes hospitalizados que apresentam desconforto respiratório com diminuição da saturação de oxigênio.
III. Os corticosteroides, sob a ótica das evidências da literatura, possuem forte recomendação para não serem utilizados.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1024776 | Medicina, Pneumologia, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

Um escolar com 4 anos, em acompanhamento no ambulatório de pediatria, apresenta lesões de eczema subagudo e crônico, com pele áspera e seca, localizadas em pregas antecubitais e poplíteas, resultando no espessamento das linhas naturais e formação de crostas hemáticas. No momento as lesões estão úmidas, com presença de crostas amareladas (melicéricas).
Considerando essa lesão em seu momento atual, o provável agente etiológico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1044055 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O diagnóstico de DPOC deve sempre ser levado em consideração em pacientes tabagistas ou ex tabagistas com queixas de tosse e dispneia. A espirometria é o exame definitivo para esse diagnóstico.

Assinale a opção que indica o parâmetro que deve estar alterado na espirometria, obrigatório no diagnóstico da DPOC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1044063 | Medicina, Pneumologia, Médico Pneumologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em 1972, Richard W. Light publicou um artigo definindo critérios para a diferenciação dos derrames pleurais, entre exsudato e transudato, esses critérios ficaram mundialmente conhecidos e utilizados na rotina médica como, “os critérios de Light” e ainda são utilizados nos dias de hoje.
Entre as opções listadas a seguir, assinale aquela que faz parte desse critério e que define um líquido pleural como exsutado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1041108 | Medicina, Pneumologia, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das emergências clínicas, julgue o item a seguir.

Pesquisas sugerem que mulheres têm maior probabilidade de apresentar sintomas de dor torácica atípica em comparação aos homens, o que torna o processo diagnóstico mais complicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q907259 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

As vias respiratórias contam com o sistema mucociliar para sua proteção. O muco é formado por água e macromoléculas, e o movimento ciliar favorece sua movimentação. Assinale a alternativa correta sobre o sistema mucociliar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q907260 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O som pulmonar contínuo, grave e de baixa frequência, que pode ser auscultado durante a inspiração e expiração, mas que ocorre com mais frequência durante a expiração, pode alterar-se com a tosse. Sua ocorrência indica presença de secreção brônquica. Assinale a alternativa que indica corretamente o som pulmonar anormal definido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1051546 | Medicina, Pneumologia, Terapia Intensiva Neonatal, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue o próximo item.

Ao se utilizar a ventilação mecânica como parte do tratamento de bebês e crianças portadoras de doença pulmonar crônica, recomenda-se ajustar o equipamento para manter a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2) entre 40 mmHg e 50 mmHg. É recomendada a frequência de 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto para bebês. E a frequência de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto para crianças acima de dois anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q1003707 | Medicina, Pneumologia, Médicoa Pneumologista Pediátrico, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Um lactente de 6 meses com retardo no crescimento e diarreia crônica é avaliado por tosse persistente. A radiografia de tórax revela hiperinsuflação pulmonar e bronquiectasias. Qual exame confirmatório deve ser realizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q989894 | Medicina, Pneumologia, Médico, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Para um paciente do sexo masculino, com idade de 61 anos, hipertenso, relatando estar apresentando edema nos membros inferiores há 6 meses, acompanhados de fadiga e oligúria, além de uma perda expressiva e involuntária de peso, náuseas e inapetência há aproximadamente cerca de um mês, foram solicitados os seguintes exames:

- hemograma; - glicemia em jejum; - sumário de urina; - volume urinário, proteinúria e clearance de creatinina na urina de 24 horas; - dosagem dos níveis séricos de sódio, potássio, creatinina, ureia, cálcio e fósforo; - radiografia simples de tórax em PA e perfil; - hemogasometria arterial.
Como resultado, obteve-se:

O hemograma revelou eritropenia (3,6 milhões/mm³) e anemia (Hb = 9,5 g/dL; hematócrito = 30%). Glicemia = 90 mg/dL.
O sumário de urina revelou proteinúria e cilindrúria. O exame de urina 24 horas revelou volume urinário de 500 mL, proteinúria (relação albumina-creatinina = 250mg/g) e clearance de creatinina igual 17,0 ml/min/1,73m². Sódio = 130 mEq/L, potássio = 6,0 mEq/L, cálcio = 8,0 mg/L, fósforo = 5,5 mg/dL, ureia = 150 mg/dL e creatinina sérica = 4,0 mg/dL.
A radiografia de tórax evidenciou presença de infiltrado pulmonar intersticial em lobo inferior de ambos os pulmões.
A hemogasometria arterial apresentou os seguintes resultados: pH = 7,2; [HCO3– ] = 20 mEq/L; pCO2 = 37 mmHg; base excess (BE) = -3,0; ânion gap (AG) = 10.

Indique a alternativa que apresenta a suspeita diagnóstica desse caso clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q907261 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A terapia com PEEP tem repercussões sobre a mecânica do sistema respiratório na troca gasosa e hemodinâmicas. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a estas repercussões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1047039 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Qual o principal preditor de futuras exacerbações no paciente portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.