Questões de Concursos Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Resolva questões de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q744505 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q744176 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca do desenvolvimento econômico e social e das transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil, julgue os itens a seguir.

As desigualdades socioeconômicas da população brasileira aumentaram após a Constituição Federal de 1988. Devido ao ambiente econômico marcado pela falta de crescimento, a política social não conseguiu reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q744028 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos impactos gerados pelo salário mínimo, julgue os itens a seguir.

De maneira geral, há consenso de que, para os países em desenvolvimento, um aumento de salário mínimo tem impacto positivo sobre os demais salários da economia, reduzindo o desemprego e os níveis de pobreza.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q743069 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Do século XX para cá, a produção industrial mundial cresceu significativamente, a população mundial dobrou e a renda per capita cresceu entre 15 e 20 vezes, ou seja, houve desenvolvimento econômico e social. A partir destas averiguações, julgue os itens a seguir.

É possível promover redistribuição de renda no Brasil por meio da adoção da progressividade do imposto sobre a renda e por meio de impostos indiretos como o ICMS e o IPI.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q742935 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, os níveis educacionais explicam uma parte substancial das desigualdades salariais.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q742818 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, BNDES, VUNESP

Em seu livro "Desenvolvimento como liberdade", Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, aborda os conceitos de pobreza, nível de renda e capacidade, considerando que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q742788 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.

A percentagem de renda apropriada pelos 20% mais pobres praticamente dobrou, em função da estabilização da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q742659 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na questão das desigualdades regionais.

Uma crítica à conclusão da redução das desigualdades regionais é a de que esta não é robusta, sendo sensível ao tipo de indicador utilizado para caracterizar as desigualdades.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q742486 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de formação profissional.

Os trabalhadores menos escolarizados vêm perdendo espaço no contingente total de ocupados, já que tem aumentado o grau de exigência e seletividade do mercado de trabalho brasileiro com relação à escolaridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q742480 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.

Ao longo da década passada, o maior crescimento da renda média no Brasil foi acompanhado de uma redução substancial das disparidades de renda entre indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q742448 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos indicadores de desenvolvimento utilizados no Brasil e no mundo, julgue os itens abaixo.

O índice de desenvolvimento humano (IDH) é um dos indicadores utilizados para mensurar as disparidades entre países e regiões, que combina indicadores de longevidade, nível educacional e nível de vida, medido pelo PIB real per capita.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q741971 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

A pobreza no Brasil está ligada a diversos fatores. Um deles é aquele que impede o acesso de grandes camadas da população a atividades econômicas mais lucrativas. Trata-se, nesse caso específico, do fator:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q741957 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 104.

No Brasil, a desigualdade espacial de renda e de crescimento econômico tem acompanhado a evolução histórica do país desde os tempos coloniais.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q741703 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos diferentes aspectos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.

Entre 1985 e 1999, a expressiva redução das desigualdades inter-regionais no Brasil foi acompanhada pelo aumento das desigualdades interestaduais.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q741390 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A industrialização embasada na substituição de importações, por ser capital intensiva e, portanto, restringir a criação de empregos no setor urbano, contribuiu para aumentar a concentração de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q741207 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Economista, TJ PE, SUSTENTE

A despeito de divergências, os principais pesquisadores dos problemas da pobreza e da distribuição de renda no Brasil, em sua vasta maioria, concordam com as seguintes proposições, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q741126 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. Os desequilíbrios regionais são efeitos do crescimento e da distribuição de renda desiguais. Enquanto a economia brasileira estava voltada basicamente às exportações, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto primário exportado. Com a produção internalizada, as taxas de crescimento e distribuição regional desiguais tenderam a diminuir, em razão principalmente da descentralização de investimentos em infraestrutura realizados pelos diversos governos durante a industrialização e urbanização do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q741094 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca de fatores referentes à distribuição de renda, julgue os seguintes itens.

A taxa de participação feminina na força de trabalho brasileira se expandiu de forma assimétrica ao longo dos últimos anos, tendo crescido na década de 80 do século passado, e se reduziu, de forma considerável, ao longo da década seguinte.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.