Início

Questões de Concursos Política

Resolva questões de Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


302Q723523 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Leia o texto a seguir (Fonte: Decreto nº 9.286 de 15/02/2018) e marque a alternativa correta. O Presidente Michel Temer definiu a composição, as competências e as normas de funcionamento do Comitê Federal de Assistência Emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. O Comitê Federal de Assistência Emergencial foi instituído pelo art. 6º da Medida Provisória nº 820, de 15 de fevereiro de 2018, e será presidido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q721590 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Leia os seguintes slogans: Slogan

1: “Brasil, ame-o ou deixe-o.” Slogan

2: “O petróleo é nosso!” Slogan

3: “Varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira.”

Os slogans remetem a três momentos distintos de líderes no governo brasileiro, representados, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q723163 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Assistente Social, Prefeitura de Nova Lima MG, FUNDEP UFMG

"No Brasil, o projeto de auto-reforma ganhou intensidade no governo do general Figueiredo (1979-1985), buscando contornar as pressões que vinham da ascensão dos movimentos de oposição ao sistema. Em 1979 são criados novos partidos" (SANTOS, 1996, p.67).

Entre os partidos criados àquela ocasião NÃO se inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q723467 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à Política de Saúde no Brasil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A União é o principal financiador da saúde pública no país. Historicamente, metade dos gastos é feita pelo governo federal, a outra metade fica por conta dos estados e municípios. A União formula políticas nacionais, mas a implementação é feita por seus parceiros (estados, municípios, ONGs e iniciativa privada). ( ) Apenas os estados devem ter conselhos de saúde compostos por representantes dos usuários do SUS, dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde. Os conselhos são fiscais da aplicação dos recursos públicos em saúde. ( ) Não há hierarquia entre União, estados e municípios, mas há competências para cada um desses três gestores do SUS. ( ) A porta de entrada do sistema de saúde deve ser preferencialmente a Atenção Básica (postos de saúde, centros de saúde, unidades de Saúde da Família etc.).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q722708 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Escrivão de Polícia Civil, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP, 2018

O Senado aceitou, no final de fevereiro deste ano (2018), o decreto assinado pelo presidente Michel Temer determinando a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. A medida já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. Com a anuência desse ato pelas duas casas do Congresso, a segurança pública fluminense fica sob o comando de um interventor militar que deverá se reportar diretamente ao

(BBC Brasil – 21.02.18. Adaptado)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q724976 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Assistente de Chancelaria Prova 2, MRE, ESAF

A eleição indireta de Tancredo Neves representou o fim do regime militar, instaurado em 1964. Em cerca de duas décadas de regime democrático, o país elaborou uma nova Carta Magna, foi às urnas em diversas oportunidades, conviveu com crises políticas - uma das quais chegou a um inédito impeachment presidencial - e, na tentativa de superar a recorrente instabilidade econômica, testemunhou a edição de diversos planos econômicos. Acerca desse cenário político brasileiro contemporâneo, assinale a opção incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q722425 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Perito Criminal, SESP MT, FUNCAB

Novos projetos de lei envolvendo questões polêmicas ganham espaço nos meios de comunicação e geram acalorados debates na sociedade brasileira. Uma das propostas já sancionadas pela presidente Dilma Rousseff foi a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q724498 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

Lançado pela presidente Dilma Rousseff por meio de Medida Provisória, o programa “Mais Médicos” foi apontado como um instrumento do governo federal para combater a carência de profissionais de medicina nas cidades pequenas ou remotas e nas periferias das grandes cidades. Sobre este programa, gerador de grande discussão social e política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Entidades, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal, tornaram-se defensores da dispensa do exame de revalidação do diploma aos estrangeiros.

( ) Médicos cubanos são inseridos ao programa pelo convênio realizado entre os governos do Brasil e de Cuba, efetivado através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

( ) O programa compreende investimentos no Sistema Único de Saúde, altera as diretrizes curriculares dos cursos de medicina e define regras para abertura de novas faculdades.

( ) O programa prevê o recrutamento de médicos do exterior que disputam as vagas disponibilizadas nos municípios em caráter de igualdade com os médicos brasileiros.

 A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q722466 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça nbsp CE, IESES, 2018

No ano de 2017, morreu aos 68 anos de idade, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, a época relator da Operação Lava Jato, após a queda de uma aeronave. O acidente fatal ocorreu em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q722492 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Assistente Administrativo, Fundação Araucária PR, FAFIPA

Em abril de 2017, como desdobramento da delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht (a ?delação do fim do mundo?), o ministro do STF - Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, autorizou a abertura de inquérito contra dezenas de figuras públicas dos mais altos escalões da República. Os pedidos de inquérito haviam sido formalmente entregues em março pelo Procurador-Geral, Rodrigo Janot, em um documento que ficou conhecido como a ?lista de Janot?. Para se ter noção, a lista de Fachin traz oito ministros do governo Temer, 24 senadores, 39 deputados federais e três governadores. Aparecem nos inquéritos autorizados por Fachin quatro ex-presidentes - Dilma, Lula, FHC e Collor (Folha de São Paulo, 2017). Desses, apenas Collor, hoje senador, será julgado no STF, já que os demais não possuem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q851660 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Prefeitura de Mataraca PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Marque a alternativa correta
Ex-astronauta é o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo Bolsonaro. Foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço quando integrou a Missão Centenário, projeto criado por Brasil e Rússia com destino à Estação Espacial Internacional. Na área de comunicações, ele se destacou como um dos desafios a ampliação do acesso à banda larga no país.
O atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q724686 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

Com menos de quatro meses no poder, o governo Lula:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q721202 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista Legislativo, CD, FCC

No dia 06 de março deste ano a Agência Reuters confirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia escolhido as suas lideranças no Congresso, na Câmara e no Senado. Os políticos indicados pelo presidente eram, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.