Início

Questões de Concursos Política

Resolva questões de Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q723801 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Advogado, PREV São José PR, FAUEL

O período da ditadura militar no Brasil ocorreu entre os anos de 1964 a 1985, mas somente em 1989 foram realizadas novas eleições diretas para a Presidência da República. Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO apresenta um dos Presidentes do Brasil durante o Regime Militar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q724613 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar CE, UECE

Desde junho de 2005 a conduta de diversos deputados federais foi analisada tanto pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar quanto pelo Plenário da Câmara Federal. Em função disso, o número de deputados que perderam o mandato até abril deste ano é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q722601 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

Dentro das atuais prerrogativas de foro, os governadores estaduais são originalmente julgados pelo(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q723536 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial. No âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, a caracterização de território rural tem por base as microrregiões geográficas, que podem incluir espaços urbanizados que compreendam pequenas e médias cidades, vilas e povoados.
  1. ✂️
  2. ✂️

326Q721056 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A declaração de renúncia à Presidência do Senado Federal, feita pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA), é mais um ingrediente adicionado a uma crise política de grande dimensão, que se arrasta desde o ano 2000. A respeito da seqüência de episódios que colocaram o Senado na incômoda posição de centro de um cenário de crise profunda, visivelmente vinculada com a sucessão presidencial de 2002, julgue os itens subseqüentes.

Mesmo sem ter ocupado cargo de destaque na cúpula do PMDB, o senador Jader Barbalho recebeu, até o fim, o apoio incondicional dos dirigentes de seu partido, ao qual retribuiu, apoiando a candidatura vitoriosa do senador goiano Maguito Vilela na recente convenção peemedebista.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q724701 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Programador de Sistemas, Assembléia Legislativa ES, NCE

Em 1984, a oposição ao regime militar realizou o maior movimento cívico da história republicana brasileira. O nome desse movimento e seus objetivos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q724555 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico Administrativo, CEMIG

Analise os itens abaixo em relação ao sistema de cotas implantado no Brasil:

I - Em agosto de 2012, foi aprovada a lei que alterou a forma de ingresso nos cursos superiores das instituições de ensino federais. A chamada Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012) dispõe que as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 40% (quarenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

II – Já em novembro de 2013, foi enviado à Câmara dos deputados o PL 6738/2013 que reserva aos negros vinte por cento das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

III – O sistema de cotas causa grande polêmica entre os brasileiros. A discriminação, a miscigenação da população e a ineficácia do sistema são argumentos de quem é contra as cotas. Para esses, para solucionar as desigualdades no acesso ao ensino superior, é necessário melhorar a qualidade de ensino no Brasil, abrangendo e beneficiando a todos os alunos.

IV – Para os que são a favor, o sistema de cotas é uma alternativa para superar a desigualdade dos estudantes pobres, na maioria negros, que não têm as mesmas condições de alcançar o ensino público superior pelo mérito que os alunos de classes mais abastadas.

Estão CORRETOS apenas os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q724646 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Sobre o número total do eleitorado, fixado no mês de julho de 2.005, em 332.589 eleitores, no Estado do Amapá, verificou-se que o eleitorado do Município de Santana, compreendia a percentagem de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q723373 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Serviços Operacionais, CEB DF, EXATUS PR

Originalmente o prazo para a chamada “prova de vida” (renovação de senha dos aposentados e pensionistas nos bancos em que recebem seus pagamentos) terminaria em 28 de Fevereiro, porém foi prorrogado visando mais conforto e comodidade aos cidadãos. Para quando o prazo da renovação de senha foi prorrogado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q723886 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CEB DF, EXATUS PR

O Tribunal de Justiça de Goiás recebeu dia 22/01 denúncia proposta pelo Ministério Público acusando três pessoas dos crimes de corrupção, que foram apurados na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, deflagrada em 2.012. Da relação abaixo quem NÃO foi denunciado por inexistirem indícios de ter sido favorecido neste caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q721584 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista Jurídico do Ministério Público, Ministério Público Estadual SP, VUNESP, 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou as regras que devem ser observadas nas eleições deste ano.

Entre elas, é correto afirmar que

(bit.ly/2Lrodip. Adaptado)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q724675 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico, BACEN, FCC

Eleito com 53 milhões de votos em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro presidente brasileiro de esquerda e de origem operária. Despertou, com as promessas de campanha, uma expectativa de profundas mudanças no Brasil. Nos últimos meses vem enfrentando dificuldades provocadas pelas denúncias de corrupção feitas contra o seu partido, integrantes do Congresso Nacional e órgãos públicos. Tem sido característica marcante de sua administração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q724936 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Serviços Gerais, MGS MG, AOCP

No Brasil, de dois em dois anos milhões de eleitores vão as urnas para elegerem candidatos a cargos eletivos (poderes executivo e legislativo). E para as ultimas eleições que aconteceram em outubro/2004, os eleitores brasileiros elegeram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q723362 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Auxiliar de Veterinária, FUB, CESPE CEBRASPE

Em junho de 2013, uma série de manifestações sociais tomaram as ruas do Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Atendendo aos pedidos dos manifestantes, os parlamentares votaram a favor da Proposta de Emenda Constitucional número 37, a PEC 37, que propunha limitar os poderes de investigação concedidos ao Ministério Público.

  1. ✂️
  2. ✂️

337Q724401 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente Executivo, CVM, ESAF

No Brasil das últimas décadas do século XIX, o colapso final do Segundo Reinado encerrou um ciclo de crises. A propósito desse quadro, que marca o fim do regime monárquico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q722242 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Em 31 de outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher para o cargo de presidente da República. A respeito das eleições de 2010, julgue os itens subsequentes.

No segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor índice de abstenção desde a implementação da urna eletrônica.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q721598 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Arquiteto, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Os restos mortais do ex-presidente brasileiro João Goulart foram recentemente exumados.

Assinale a alternativa que indica o objetivo da exumação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.