Início

Questões de Concursos Política Internacional Relação entre Países

Resolva questões de Política Internacional Relação entre Países comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q721662 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Além de ser, no presente, a região de maior dinamismo econômico global, a Ásia é um espaço que abriga importantes dinâmicas políticas e de segurança que repercutem para além da própria região. Por essa razão, países que, a exemplo do Brasil, procuram, na maior aproximação com os países asiáticos, oportunidades de aprofundar sua inserção internacional devem considerar tanto os principais vetores das políticas externas na região como os antecedentes de seu próprio relacionamento no plano bilateral. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens. A parceria estratégica entre China e Brasil tem servido de plataforma para a crescente diversificação do seu relacionamento bilateral, cuja agenda alcançou temas que ganharam relevância ao longo da última década. Tradicionalmente marcadas pela prevalência de interesses econômico-comerciais e pela cooperação aeroespacial, as relações entre esses países têm privilegiado iniciativas conjuntas em áreas como meio ambiente, saúde pública e tecnologias sensíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q721717 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de aspectos diversos relativos ao cenário geopolítico brasileiro e mundial, julgue os próximos itens.

O sucessor de Hugo Chávez enfrentará dois grandes desafios no comando do governo da Venezuela: a violência no país e a alta taxa de analfabetismo, uma das maiores da América do Sul.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q720957 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países

Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.

Os recentes episódios ocorridos na Venezuela, assim como a atual situação argentina, conquanto marcados por suas especificidades, permitem análise mais ampla, comportando comparações com outros países latino-americanos e com outros momentos de sua História.

( ) Entre as novidades trazidas pelo fracassado golpe venezuelano, pode-se apontar o fato de que foi liderado pela associação de empresários com os sindicatos de trabalhadores do setor mais moderno e que sua força veio, em larga medida, da manipulação de informação pelos donos dos meios de comunicação.

( ) Com seu retorno ao poder, pouco tempo depois de ser deposto, Hugo Chávez provou que a Venezuela não está dividida e, muito menos, sem rumo claro a seguir, já que seu propósito de ser uma alternativa ao fracasso do neoliberalismo e de promover a "revolução bolivariana" mostra-se vitorioso.

( ) Em verdade, o que está acontecendo na Venezuela e na Argentina é a repetição, sem diferenças substanciais, da experiência vivida nos anos 1960 e 1970 pela América Latina, com seus golpes militares: inflação sob controle e bom desempenho econômico, mas profunda instabilidade política.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q721614 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), julgue (C ou E) os seguintes itens. A criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, em 1989, precedeu a própria constituição da CPLP.
  1. ✂️
  2. ✂️

165Q722321 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

A propósito das relações entre a União Europeia e o Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir. Brasil e União Europeia continuam a cooperar em áreas de comércio, investimento e negócios, inclusive via negociação de acordo preferencial UE-MERCOSUL, uma vez que compartilham a frustração de ver adiada a conclusão da Rodada Doha.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q723629 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das mudanças na atual política externa dos Estados Unidos da América (EUA), julgue (C ou E) os itens a seguir. Os governos da França, da Alemanha e do Reino Unido não conseguiram dissuadir Washington de deixar o acordo nuclear firmado pelo grupo chamado de P5+1, ou seja, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, e o Irã, em 2015. A reação imediata do Irã foi proibir a exportação de petróleo e gás iranianos aos EUA.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q723411 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

As visitas oficiais de chefes de Estado e altas autoridades a um país normalmente são resultado de relações cordiais entre os países envolvidos e indicam o propósito e o esforço de se manter a cordialidade das relações. Julgue os itens a seguir, acerca de visitas ocorridas recentemente no continente americano. Na visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington, o presidente Obama declarou que, para o seu governo, o Brasil é uma potência global, e não apenas regional.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q721931 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Acerca de acontecimentos políticos e econômicos recentes, julgue os itens que se seguem.

Ao longo do ano de 2012, a Síria vivenciou uma aguda crise política, que culminou com a queda do governo de Bashar al-Assad, e com a ascensão ao poder de forças de oposição apoiadas por China e Rússia.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q725212 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Hoje, é fácil dizer que os argentinos foram vítimas dos peronistas e dos militares, que teriam corroído todas as suas riquezas, principalmente as econômicas e as culturais. Mas as coisas não são tão fáceis como gostaríamos que fossem. Se a Argentina tem algo a preservar, agora, é a certeza de que a crise do país é culpa de todos, do povo inclusive, que elegeu peronistas e apoiou os militares na guerra, e não apenas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do capital estrangeiro. Se o país conseguir escapar do populismo do atual presidente Eduardo Duhalde sem cair na guerra civil e sem colocar a culpa nos outros, nada estará perdido.

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, que se referem à atual crise vivida pela Argentina.

Ao atacar o populismo justicialista, o autor provavelmente estaria pensando em dois governos que, tributários e fiéis adeptos do legado de Juan Domingo Perón, fracassaram de maneira patética: Alfonsín e Fernando de la Rúa.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q722103 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Advogado, PREV São José PR, FAUEL, 2017

Considere a seguinte notícia jornalística sobre as recentes eleições presidenciais na França, concluídas em maio deste ano, e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

?Foi eleito presidente há três dias e só assumirá o cargo no domingo, mas ___________ já pôs de pernas para o ar o velho sistema de partidos na França. A primeira demonstração de acerto dessa visão foi sua vitória nas eleições presidenciais do domingo contra a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, que, como ele, se apresentava como uma política nem de esquerda nem de direita?. (Jornal El País, 11/05/2017, com adaptações).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q721383 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista Ministerial Especializado, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

O final de 2005 e os primeiros meses de 2006 foram marcados, na América Latina, por relevantes processos eleitorais que levaram ao poder, em alguns países, presidentes com idéias políticas um pouco diferenciadas em relação ao ideário político que predominou na região na década passada. A propósito dessas eleições e seus impactos, julgue os itens subseqüentes.

No México, a eleição de Felipe Calderón por ampla maioria de votos, sem contestação e sem desafio de nenhum outro candidato, demonstrou a força do nacionalismo antiamericano no seio da sociedade mexicana.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q721387 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista Ministerial Especializado, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

O final de 2005 e os primeiros meses de 2006 foram marcados, na América Latina, por relevantes processos eleitorais que levaram ao poder, em alguns países, presidentes com idéias políticas um pouco diferenciadas em relação ao ideário político que predominou na região na década passada. A propósito dessas eleições e seus impactos, julgue os itens subseqüentes.

A diplomacia brasileira, ante a delicadeza das eleições em vários países da região, vem mantendo certa distância e evitando interferência nesses processos eleitorais.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q721474 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito internacional.

Na esfera do direito internacional, entrou em vigor, em dezembro de 2010, a União dos Países Sul-Americanos, cujos países-membros, a partir do estabelecimento dessa instituição, deixaram, automaticamente, de pertencer à Organização dos Estados Americanos.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q724048 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Técnico de Laboratório, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

No dia 5 de dezembro de 2013, foi anunciada a morte de Nelson Mandela, líder sul-africano que lutou contra as desigualdades raciais em seu país. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Na luta contra o apartheid, Mandela, que era favorável apenas à organização de ações não violentas, jamais utilizou ou estimulou a luta armada para a promoção da igualdade racial.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q724324 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Embora o Estado nacional seja o sujeito de direito das gentes por excelência, há na ordem internacional um rol de outros atores aptos a adquirir direitos e contrair obrigações. Acerca desses sujeitos, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Até o final do século XX, o Brasil e a Santa Sé não haviam firmado nenhuma concordata, embora mantivessem troca regular de embaixadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q720846 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países

Assinale a alternativa que define a chamada Primavera de Praga.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q723729 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Além de ser, no presente, a região de maior dinamismo econômico global, a Ásia é um espaço que abriga importantes dinâmicas políticas e de segurança que repercutem para além da própria região. Por essa razão, países que, a exemplo do Brasil, procuram, na maior aproximação com os países asiáticos, oportunidades de aprofundar sua inserção internacional devem considerar tanto os principais vetores das políticas externas na região como os antecedentes de seu próprio relacionamento no plano bilateral. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens. A política externa da Índia possui como importantes vetores, em sua dimensão global, a promoção da governança, o acesso a recursos energéticos em bases estáveis, a promoção da segurança alimentar e, no plano regional, a cooperação com a China, no âmbito do BRICS, na construção de novas instituições econômicas e, bilateralmente, em iniciativas como a articulação da infraestrutura da Nova Rota da Seda.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q721239 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

O presidente americano, George W. Bush, vetou um polêmico projeto de lei que permitia o uso de verbas federais para a pesquisa científica, usando células-tronco. Foi a primeira vez, em seis anos de governo, que o presidente usou do poder de veto. O Parlamento Europeu, ao contrário, aprovou, em 15 de junho deste ano, o financiamento desse tipo de pesquisa. A iniciativa do presidente americano foi criticada pelo autor de "Uma Breve História do Tempo" e "Uma Nova História do Tempo", um físico inglês que convive com uma grave doença degenerativa. O nome do cientista inglês que contesta o presidente americano é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q723546 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a participação do Brasil na promoção de esforços de integração na América do Sul se dá sob diferentes formas e instâncias e envolve iniciativas político-diplomáticas e o engajamento em mecanismos regionais e sub-regionais de integração econômica e de cooperação, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos a esse tema. A integração sul-americana despontou na agenda da política externa brasileira mediante iniciativas como a proposta de integração de natureza comercial formulada na primeira metade dos anos 90 do século passado e na década seguinte; a organização da Primeira Reunião de Presidentes de Países da América do Sul; a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA); e a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q721776 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente Administrativo, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Honduras, país localizado na América Central, enfrenta grave crise institucional desde a deposição de seu presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. A respeito dessa crise, julgue os itens seguintes.

Após sua deposição, Zelaya ficou preso por duas semanas antes que fosse expulso do país pelos militares hondurenhos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.