Início

Questões de Concursos Política Internacional Relação entre Países

Resolva questões de Política Internacional Relação entre Países comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q722254 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista de Sistemas, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Em 2012, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram a eleição presidencial, em que Barack Obama conseguiu reeleger-se, derrotando seu oponente do Partido Republicano. Com relação ao papel desse país no mundo atual e a aspectos referentes a esse processo eleitoral, julgue os itens que se seguem.

Eleito com a maioria dos votos populares e do colégio eleitoral, Obama recebeu vigoroso apoio da população negra e hispânica.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q723632 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Auxiliar Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da crise política ocorrida no Paraguai no último mês de maio, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q721093 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países

O presidente argentino Eduardo Duhalde, eleito pelo Congresso para suceder Fernando De La Rúa, que renunciou, pertence ao Partido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q721636 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Fiscal em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Os Estados Unidos foram retratados na imprensa iraniana, por muitos anos, como o “Grande Satã”, o responsável pelos problemas que afligiam o mundo e, em especial, a população daquele país.

O mundo surpreendeu-se com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q724010 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que as relações com os países do continente americano representam importante vertente da política externa brasileira, e que elas envolvem um amplo espectro de interesses políticos, econômicos e de segurança, tratados bilateral e multilateralmente em condições diversas, conforme seu alcance e densidade, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Recentemente, no âmbito da sua política externa, a maior aproximação do Brasil com os países da América Central teve amparo, inicialmente, em projetos de cooperação técnica e em iniciativas para a expansão do comércio e a promoção de investimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q724148 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Administrador, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de temas diversos da atualidade, julgue os próximos itens. A retirada dos Estados Unidos da América do acordo nuclear com o Irã tem influência direta na geopolítica do Oriente Médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q720885 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Analista de Controle Externo ACE, TCU, ESAF

Para muitos, foi um acontecimento histórico: a 28 de maio de 2002, em cerimônia realizada nos arredores de Roma, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), abrindo as portas para a cooperação militar pós-Guerra Fria. No que se refere ao tema, de indiscutível importância para o desenrolar da política internacional, julgue as assertivas a seguir propostas, identificando- as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correspondente.

( ) Apesar de toda a extensão da crise que sepultou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se desdobrou no desmonte dos regimes socialistas na Europa Oriental, a Rússia mantém seu arsenal nuclear, o que por si só lhe confere peso nas questões afetas à segurança mundial.

( ) OTAN e Pacto de Varsóvia surgiram no tenso ambiente de disputa de poder mundial pelas duas superpotências emergentes ao final da Segunda Guerra, EUA e URSS; em ambos os casos, plenamente integrados à lógica que presidia o choque de interesses na ordem bipolar, tratava-se de alianças militares, tecnicamente justificadas como forças de defesa.

( ) O fim da URSS, acompanhado do colapso socialista no Leste Europeu, correspondeu à desativação do Pacto de Varsóvia, o mesmo não tendo ocorrido com a OTAN; preservada e fortalecida, a OTAN parece forjar um novo papel para si, no qual o combate ao terrorismo internacional certamente figura em plano superior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q724051 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

É possível afirmar que Barak Obama representa os EUA em sua dimensão multicultural, multirracial e globalizada. Na política externa, o governo Obama apresentou algumas novidades. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens seguintes. No primeiro ano de seu primeiro mandato, 2009-2012, Obama, no Cairo, fez um discurso que seria entendido como a expressão de sua intenção de estabelecer novo começo nas relações entre o mundo islâmico e os EUA.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q724316 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A política externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relações internacionais brasileiras pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q724730 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Santos SP, FCC

Ao final do mês de maio de 2005, um referendo popular agitou a cena política da França: mais de 50% dos eleitores franceses optaram por negar o que estava sendo proposto no referendo, isto é,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q722868 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

O tema da segurança, nacional e coletiva, faz parte da história da política exterior do Brasil. A respeito desse tema, julgue (C ou E) os itens seguintes. O Brasil contribui com as forças de paz da ONU desde a década de 50 do século XX, quando soldados brasileiros participaram da Força de Emergência das Nações Unidas, criada para evitar conflitos entre egípcios e israelenses e pôr fim à Crise de Suez; cabe ao Brasil, atualmente, o comando da missão de paz da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.
  1. ✂️
  2. ✂️

232Q723024 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Qual o nome do presidente do Egito, que após 30 anos no poder, renunciou ao cargo, em fevereiro de 2011, impulsionado por manifestações populares?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q723698 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Auxiliar Administrativo, AMEAS PR, Prosperity

Recentemente o Brasil fez um acordo com um país do Sudeste Asiático, onde os brasileiros não precisarão de visto em seu passaporte por período de permanência de até 30 dias. Qual o nome deste país?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q720799 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países

Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Vladimir Putin assinaram ontem uma declaração conjunta na qual a Rússia formaliza seu apoio à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do (da)

(O Estado de S. Paulo, 15.01.2002)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.