Questões de Concursos Política Nacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q831878 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Prefeitura de Modelo SC Provas Enfermeiro Técnico em Saúde Pública Professor de Educação Infantil Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por um plenário de ministros e este é dividido em duas turmas. Quantos ministros compõem cada uma das turmas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q30505 | Conhecimentos Específicos, Política Nacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

O Brasil vive, em 2014, mais um processo eleitoral onde serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais, distritais e estaduais. No que diz respeito ao Senado, cada unidade da federação nesta eleição irá escolher
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q59744 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional

Com base na notícia abaixo e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O juiz Sérgio Moro vai levar para o ____________ integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. O magistrado já avalia nomes ligados à Polícia Federal, que voltará a ficar sob o comando da pasta, e à Receita Federal.

(fonte adaptada: https://veja.abril.com.br >acesso 05 de outubro de 2018) 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q59746 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional

A Operação Lava Jato desenvolvida no Brasil a partir de 2014 tem o objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q59750 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional

Entre os desafios enfrentados pelo Brasil durante o processo de redemocratização na década de 1980, é correto destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q59749 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional

Várias organizações humanitárias alertaram nesta segunda-feira (05.02.2018) os países que recebem refugiados sírios no Oriente Médio e no Ocidente contra o retorno forçado destes à Síria. As ONGs lamentaram em um relatório uma tendência alarmante a favor das expulsões. De acordo com o mesmo informe, um número três vezes superior de sírios foram obrigados a abandonar suas casas no ano passado. Para o ano de 2018, são esperados 1,5 milhão de deslocados adicionais.

(Istoé. http://istoe.com.br. 05.02.2018. Adaptado)

A crise dos refugiados sírios tem origem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q190482 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Advogado, SANEPAR, UFPR

Leia o texto a seguir:

A privatização da distribuição da água tratada sofre revezes na América Latina e na Europa. A multinacional francesa Suez, por exemplo, teve vários dissabores na Argentina após ter sido a principal bene?ciária das privatizações operadas pelo peronista Carlos Menem. A Suez deixou o controle de Águas Provinciales de Santa Fé, depois do fracasso das negociações com o governo da província, que não permitiu que a empresa aumentasse suas tarifas em 60%.
Além disso, em diversos países da América Latina, como é o caso nos anos 2000, de Argentina, mas também, de Bolívia, Paraguai e Uruguai e alguns países europeus, assiste-se à retomada do debate a respeito da privatização deste setor.

(AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS.Privatização fracassa na Europa e América Latina, 06 nov. 2008. Disponível em: )

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema privatização, considere as a?rmativas a seguir:

I. Os governos nacionalistas que se implantaram na América Latina, desde a primeira metade dos anos 2000, encontram-se entre os principais responsáveis pela realização das privatizações das empresas ligadas ao setor das águas.

II. A tendência geral decorrente do movimento de privatização das companhias fornecedoras de água na América Latina e em países da Europa foi a de redução no valor das tarifas do produto pagas pelo consumidor.

III. O movimento atualmente veri?cado, em diversos países, no sentido de retornar ao Estado o setor do fornecimento de água resulta do crescimento de lutas populares que colocam suas demandas à esfera pública.

IV. A privatização das companhias fornecedoras de água, anteriormente sob a posse do Estado, apresenta- se como parte de um processo mais intenso, veri?cado no mundo, dado pela concentração de capitais e realização de preços de monopólio.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q192517 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o cenário histórico do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Antes da crise econômica, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, era descrita como superpotência do Oriente Médio. Hoje, parte da população estrangeira retornou ao seu país de origem em êxodo provocado pela crise, já que, em Dubai, a inadimplência é punida com prisão e os desempregados perdem automaticamente a cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️

19 Q28875 | Conhecimentos Específicos, Política Nacional, Assistente Administrativo, CREFITO PR, IDECAN

Texto associado.
Texto III para responder às questões de 32 a 34.

O governo federal começou, nesta segunda-feira, a segunda etapa de medidas para regularizar a imigração de haitianos para o Brasil. A Resolução Normativa 102/2013 do Conselho Nacional de Imigração, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, revoga o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti.
O estado brasileiro que se transformou na porta de entrada para a grande maioria dos imigrantes ilegais haitianos, no Brasil, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q851221 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II História, EDUCA, 2020

Os anos de 1980 se constituíram como um marco importante na história recente do Brasil, tendo em vista o complexo processo de transição para a democracia, após quase três décadas de ditadura civil-militar, onde ocorreram importantes transformações, no que concerne à ocidentalização da sociedade brasileira. Entre as lutas pela democracia empreendidas por movimentos sociais e grupos progressistas que almejavam a universalização de direitos de cidadania e bem-estar social, povoaram também nessa sociedade civil - cada vez mais complexa e ocidentalizada - uma multiplicidade de organizações da classe dominante, que nos remete a sua necessidade de rearticular suas estratégias de acumulação e, principalmente, sua relação com a ossatura do Estado.

Ao considerarmos as estratégias de rearticulação da classe dominante no Brasil e suas estratégias de acumulação, é CORRETO afirmar que:

1. Foi nos anos de 1990 que esse processo se intensificou e se consolidou, onde as bandeiras burguesas da economia de mercado lançadas na década anterior empunhadas por uma multiplicidade de aparelhos privados de hegemonia, começaram a ser operacionalizadas em um programa de reformas com vistas à reconfigurar a papel do Estado e a torná-lo “eficiente”. Este acesso deve ser entendido de modo que compreendamos que as classes dominantes necessitam de uma permanente atualização das formas de expropriação social, onde a estrutura institucional do Estado, deve ser sempre reorientada no sentido de funcionalizar a dominação de classe.

2. O discurso de reformas para o mercado e de acordo com a cartilha do Consenso de Washington, determinou que apenas alguns poucos países latino-americanos deveriam se engajar neste processo de reconfiguração da ordem econômica que garantiria sua inserção no “novo mundo globalizado” e seriam tão mais bem-sucedidos, quanto maior o grau de abertura das economias e a desregulamentação dos mercados. Os organismos internacionais lançam mão de novas estratégias de ação, tanto na condução da política econômica quanto na conformação social dos países. As novas funções do Estado envolveram desde a gestão das pequenas reformas para implantar as grandes reformas até a formulação de uma nova conformação social.

3. As orientações internacionais do capitalismo, amparadas nas premissas da globalização e reestruturação produtiva, levou a burguesia brasileira, nessa reconstrução das regras do jogo democrático, a defender de forma mais aberta e articulada o seu modelo de sociedade fundada nos valores da economia de mercado e da meritocracia. Temos a organização da burguesia brasileira em defesa de seus interesses imediatos de ampliação da acumulação e da defesa de sua concepção de mundo - o que implicou em articulações, cisões e conflitos intra-classe, denotando a complexidade dessas relações de poder - e, conjuntamente, suas pretensões de se internacionalizar no plano estrutural do capitalismo mundializado.

4. Em seu conjunto, a organização da burguesia brasileira evidencia a redução da arena de batalhas, com poucas organizações que denotam a expansão do empresariamento nas mais diversas áreas de atuação pública. No interior dessas organizações, temos a constituição de entidades que atuam na conversão de lutas, assim como em uma espécie de organização de nichos de mercado que, acabam por desmantelar certas conquistas populares e converter essas atividades em formas de obtenção de lucro, com velhos arranjos nos padrões de sociabilidade, que foram construindo desde os anos 80 e se consolida na década de 90.

5. A reconstrução do sistema político se deu através de acomodações e do entrelaçamento de práticas e estruturas novas e antigas, combinação esta que estruturou as opções e estratégias seguidas pelos principais atores do processo político e da classe dominante. Ainda que consideremos os avanços democráticos conquistados, os quais são, em grande medida, o produto da dinâmica política introduzida pelo próprio processo de democratização, as extremas desigualdades sociais são um fator que constrange a consolidação da democracia, especialmente no que se refere a efetiva participação política de todos os cidadãos

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.