Início

Questões de Concursos Política Nacional de Imunização

Resolva questões de Política Nacional de Imunização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q918304 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção de doenças. Durante a gestação, esse tipo de imunização tem como objetivo não somente a proteção das mulheres gestantes, mas também do feto. São vacinas contraindicadas durante a gestação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q867853 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

As vacinas são uma importante forma de prevenção de doenças, uma das doenças preveníveis é a meningite por meio da vacina Meningocócica C que previne tanto a meningite como a meningococcemia, assim, a primeira dose dessa vacina é recomendada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q919773 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante uma campanha de vacinação de bloqueio contra o sarampo, a equipe de saúde identifica uma criança de 7 meses que pode ser vacinada com a vacina tríplice viral.

O auxiliar de enfermagem deve adotar, ao vacinar essa criança, considerando as recomendações do Programa Nacional de Imunização, a seguinte conduta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q896623 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

. Acesso em: 8 out. 2024.Compreende uma atividade da Vigilância das Coberturas Vacinais"> Leia o texto a seguir.

Baixa taxa de vacinação abre caminho para doenças esquecidas

Em 10 anos, vacinas como BCG, Poliomielite e Tríplice Viral tiveram redução na cobertura vacinal o que pode prejudicar a saúde na infância e colocar o país em uma crise sanitária.

Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-esaude/2024/06/6885940-baixa-taxa-de-vacinacao-abre-caminho-paradoencas-esquecidas.html>. Acesso em: 8 out. 2024.

Compreende uma atividade da Vigilância das Coberturas Vacinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q885680 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem 35H, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação à sala de vacinas.
( ) É classificada como área semicrítica, destinada exclusivamente à administração de medicamentos, soros, vacinas e imunoglobulinas. ( ) O controle de temperatura dos equipamentos de refrigeração deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia, no início (manhã) e fim (tarde) da jornada de trabalho. ( ) O registro da dose de vacina administrada deve ser feito em documento pessoal (cartão ou caderneta) e em impresso ou sistema informatizado da unidade de saúde. ( ) Após a abertura do frasco da vacina, recomenda-se deixar seringas preenchidas (doses previamente preparadas) armazenadas na caixa térmica de uso diário. ( ) É de responsabilidade do trabalhador da sala de vacinação, a segregação, o acondicionamento e a identificação dos resíduos infectantes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q888629 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Carlos Barbosa RS, FUNDATEC, 2024

O câncer do colo do útero, apesar de prevenível, é um dos cânceres mais frequentes em mulheres no Brasil, com altas taxas de incidência e de mortalidade. A introdução da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2014, foi um passo importante para o controle da doença no país. Essa vacina é realizada em um esquema de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q944823 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Tecnologia em Gestão Pública, MEC, INEP, 2022

Com o intuito de primar pela ética e inovação nos processos de gestão de políticas públicas, e com isso garantir a igualdade no envio de vacinas de Covid-19 para todo o país, o Ministério da Saúde inovou sua metodologia técnica científica de distribuição de doses para os estados e o Distrito Federal. O governo alterou o processo distributivo de doses por faixa etária decrescente da população. Para isso o Ministério da Saúde fez um levantamento com base em dois critérios: as vacinas para a primeira dose já enviadas para cada estado desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa da população acima de 18 anos de cada unidade da Federação. Neste sentido, a partir de então, as doses serão enviadas considerando a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada em sua respectiva unidade da Federação.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Os estados que apresentarem mais pessoas na faixa etária de 18 anos irão imunizar mais rapidamente seus cidadãos.
II. A distribuição ajustada das doses garantirá maior heterogeneidade na vacinação em todas as unidades da Federação.
III. A metodologia apresentada permitirá equiparar a vacinação, por faixa etária, em todos os estados e Distrito Federal.
IV. O tipo de metodologia apresentado obedece ao princípio maior, que rege toda a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), que se chama economicidade e universalidade.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q882433 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando as vacinas indicadas no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde para o público adulto e idoso, assinale a afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q889092 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermagem, CELESC, ACAFE, 2024

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde do Brasil, a vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT – dupla bacteriana adulto) é uma composição que previne contra a difteria e o tétano acidental. O volume da dose a ser administrada é de ____ ml via ______________. O intervalo recomendado entre as doses é 60 dias, com mínimo de 30 dias. Após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada _______ anos ou _______ anos em caso de ferimentos graves.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q889886 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Com relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), analise as afirmativas a seguir.

I. O PNI foi formulado em 1973, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações.

II. O PNI adquire, distribui e normatiza o uso dos imunobiológicos especiais, indicados para situações e grupos populacionais específicos que serão atendidos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

III. O PNI tem por objetivo principal oferecer todas as vacinas às crianças que nascem anualmente no país, em busca de alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q898463 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Uma enfermeira que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) participa de uma capacitação sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e discute com a equipe ações práticas para promover a humanização da atenção e da gestão no SUS.
Considerando as diretrizes da PNH e a prática de enfermagem, qual das seguintes ações NÃO está em consonância com seus princípios?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q893448 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Assistente de Serviços em Saúde, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (PNI-SUS) regula toda a vacinação em território nacional para todo o ciclo de vida. De acordo com o calendário vacinal, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q902804 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro do Hospital, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Referente à Caxumba, segundo as orientações do Ministério da Saúde, assinale a opção da afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q889111 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A vacinação é a melhor maneira de proteger o adolescente contra doenças imunopreviníveis. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente (2024), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quando e quais vacinais este público precisa tomar a qualquer tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q883844 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Em casos de reações adversas após a vacinação, o técnico em enfermagem deve ser capaz de identificar e manejar as situações. Considerando as reações adversas mais comuns, qual das opções abaixo representa a melhor conduta para um paciente que apresentou febre alta nas primeiras 24 horas após receber a vacina tríplice bacteriana (DTP)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q896775 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A imunização e a resposta imunitária são um poderoso aliado para a medicina e prevenção de doenças infecciosas, não apenas em escala individual mas também social. O processo que torna um indivíduo protegido contra determinada doença ou agente patógeno é denominado imunização, que pode ser ativa ou passiva.
Das doenças mencionadas a seguir, qual NÃO possui vacina para o uso humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q896770 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

"Soro e vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, entretanto são usados em ocasiões diferentes, apesar de terem um objetivo comum que é proteger nosso corpo contra substâncias estranhas. "
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q909586 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Jari RS, FUNDATEC, 2024

Recentemente a vacina pediátrica contra a Covid-19 a foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Analise as assertivas abaixo acerca dessa vacina:

I. O esquema básico é composto por três doses, sendo elas aos 06, 07 e 09 meses de idade.

II. Para as crianças que completaram o esquema básico, uma dose de reforço é recomendada aos 4 anos de idade.

III. Caso não se tenha iniciado e/ou completado o esquema primário até os 09 meses de idade, a vacina poderá ser administrada até 04 anos, 11 meses e 29 dias, conforme histórico vacinal, respeitando os intervalos mínimos recomendados.

IV. O intervalo mínimo recomendado entre as doses é de 04 semanas entre a 1ª e 2ª dose e de 08 semanas entre a 2ª e 3ª dose.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.