Início

Questões de Concursos Política Nacional de Imunização

Resolva questões de Política Nacional de Imunização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q908243 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da doença que se caracteriza pelo surgimento em torno de 3 a 5 dias da doença, o aparecimento de manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo e febre alta (acima de 38,5°):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q955349 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em relação a administração da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em uma criança de um ano, assinale a alternativa que apresenta a via de administração correta, considerando as diretrizes do PNI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q889583 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra do Guarita RS, FUNDATEC, 2024

Conforme a última atualização do Calendário Nacional de Vacinação da criança, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q887824 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Imunização é o processo pelo qual um indivíduo se torna imune a uma doença específica, seja pela exposição natural ao agente infeccioso e subsequente desenvolvimento de resposta imune, seja pela administração de vacinas contendo antígenos que simulam a presença do patógeno, desencadeando uma resposta imunológica adaptativa. A imunização tem como objetivo prevenir a ocorrência de doenças infecciosas e proteger a saúde pública através da indução de imunidade em uma população. Referente aos tipos de imunizações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O organismo adquire imunidade quando recebe os anticorpos prontos para o combate de um determinado antígeno que nele esteja instalado; esse processo é chamado de imunidade passiva. ( ) O processo de vacinação resulta da introdução proposital de um antígeno no organismo, assim ocasionando uma imunidade ativa artificialmente adquirida. ( ) A imunidade ativa é naturalmente adquirida quando provocada por uma doença espontânea. ( ) A imunidade ativa pode ser realizada por soroterapia ou por via transplacentária. É um tipo de imunidade passageira, pois, aos poucos, vai diminuindo a taxa de anticorpos adquiridos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q872102 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

A vacinação é imprescindível para proteger as crianças contra doenças imunopreveníveis. Seguir o Calendário Nacional de Vacinação não apenas contribui significativamente para a redução da incidência, mas também desempenha um papel fundamental para a promoção da saúde pública, contribuindo para a criação de uma comunidade mais saudável e segura.
No que se refere a Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) É indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea).
(__) O esquema de vacinação é em dose única.
(__) A BCG deve ser administrada em recém-nascidos, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-formas-graves -de-tuberculose-bcg-fiocruz-rj#:~:text=A%20vacina%20BCG%20(Baci lo%20de,o%20nascimento%2C%20ainda%20na%20maternidade.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q908242 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Segundo o Ministério da Saúde, a catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna. Com relação a transmissão da doença assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q919772 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Durante a triagem para vacinação, o auxiliar de enfermagem avalia um bebê de 2 meses para administração da vacina rotavírus humano G1P[8].

A prática mais adequada, conforme o calendário de vacinação para o estado de São Paulo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q989148 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis. Assim, as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e de vital importância para proteção contra doenças graves e muitas vezes fatais. Desse modo, crianças de 0 a 2 meses de idade, devem receber a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q885351 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Endemias ACE, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

O Calendário Nacional de Vacinação no Brasil inclui crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas, buscando prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Com relação às diretrizes para a administração de imunobiológicos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q919771 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

No Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante seguir orientações específicas para grupos com restrições ao uso de vacinas de vírus vivo atenuado. Ao ler as recomendações a seguir, Joaquim, o auxiliar de enfermagem, precisa tomar uma decisão para orientar e vacinar a gestante Thaís, que procurou o serviço solicitando a vacina contra a febre amarela.

CONTRAINDICAÇÕES ESPECÍFICAS ÀS VACINAS DE MICRORGANISMOS VIVOS ATENUADOS

• Imunodeficiência congênita ou adquirida;
• Gravidez;
• Uso de corticoides em doses imunossupressoras. (é considerada imunossupressora a dose superior a 2 mg/ kg/dia de prednisona ou equivalente para crianças e acima de 20 mg/dia para adultos por tempo superior a 14 dias. Doses inferiores às citadas, mesmo por período prolongado, não constituem contraindicação. O uso de corticoides por via inalatória ou tópicos ou em esquemas de altas doses em curta duração (menor do que 14 dias) não constitui contraindicação de vacinação);
• Após uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada por um período de 3 a 7 meses devido ao possível prejuízo na resposta imunológica.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo que Joaquim deve seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q897557 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Ao longo dos anos, a atuação do PNI alcançou consideráveis avanços ao consolidar a estratégia de vacinação nacional. O êxito das ações promovidas pelo Programa contemplam a eliminação da poliomielite, da síndrome da rubéola congênita e do tétano neonatal. No armazenamento de imunobiológicos, um cuidado importante a ser tomado com a câmara de refrigeração é com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q869730 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

Segundo o Ministério da Saúde, qual vacina garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q880481 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jari RS, FUNDATEC, 2024

Criança de 12 meses comparece na unidade básica de saúde para realização de vacinação de rotina. Considerando que até os 9 meses ela estava com todas as vacinas em dia, de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, quais vacinas devem ser aplicadas de acordo com a faixa etária?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q982640 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. De acordo com o calendário vacinal de intervalos das vacinações entre si e em relação a outros imunobiológicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q896625 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

A Política Nacional de Humanização (PNH) tem por finalidade efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Neste contexto, a proposta da Clínica ampliada engloba como um dos seus eixos fundamentais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q904845 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

A Política Nacional de Humanização aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e na gestão do cuidado e dos processos de trabalho. A Política é pautada nos seguintes princípios: _____________ entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, __________________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q883632 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

Para garantir o sucesso de uma campanha de vacinação contra a gripe em uma comunidade local, a equipe de saúde deve elaborar um planejamento detalhado. Considerando a necessidade de alcançar uma alta cobertura vacinal, bem como organizar a logística da campanha, assinale a estratégia que melhor contribui para uma execução eficaz da campanha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q962228 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Com base nas orientações acerca do preparo e administração de vacinas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q953022 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato) são sintomas de qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q869049 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A infecção por papilomavírus humano (HPV) continua sendo expressiva no Brasil. A doença é um dos principais causadores do câncer de colo uterino, mas pode ser prevenida. Desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, para meninas e meninos de 9 a 14 anos (público-alvo), a vacina HPV
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.