Início

Questões de Concursos Política Urbana

Resolva questões de Política Urbana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q440306 | Direito Constitucional, Política Urbana, Técnico Judiciário, TRE MG, CONSULPLAN

“Raj adquiriu a propriedade de um imóvel situado no município XX tendo realizado todos os trâmites para a correta transmissão do bem de acordo com as regras vigentes no sistema pátrio.” Ao efetuar pesquisa sobre o instituto da propriedade, garantido pela Constituição Federal, verifica que nos termos da Lei Maior trata?se de direito garantido de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q223644 | Direito Constitucional, Política Urbana, Procurador, MPT, PGT

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à política urbana prevista na Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q433328 | Direito Constitucional, Política Urbana, Arquivista, ENAP, ESAF

Assinale a opção que contém afirmação incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q423182 | Direito Constitucional, Política Urbana

“M” vem desrespeitando o zoneamento estipulado pelo Município X em seu plano diretor, uma vez que mantém, com nítido caráter de especulação, terreno não utilizado em área residencial. Assinale a alternativa que indica medida que o Município X pode tomar para que “M” utilize adequadamente seu terreno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q439467 | Direito Constitucional, Política Urbana, Analista de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos institutos da desapropriação, da servidão e da requisição, julgue os itens seguintes.

A Constituição Federal prevê que, quando a propriedade urbana não cumpre sua função social, ou seja, quando não atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, a União, o estado ou o município poderão promover a desapropriação do imóvel, exigindo-se, no caso do município, a prévia e justa indenização em dinheiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q187624 | Direito Constitucional, Política Urbana, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, sendo obrigatório para cidades com mais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q434499 | Direito Constitucional, Política Urbana, Atividades de Complexidade Intelectual, MC, CESPE CEBRASPE

Com relação à ordem econômica e financeira, e à intervenção do estado no domínio econômico, julgue os itens seguintes.

Os imóveis urbanos não edificados, subutilizados ou não utilizados poderão ser desapropriados, mediante pagamento de indenização em títulos da dívida pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q432070 | Direito Constitucional, Política Urbana, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Jorge, cidadão que não possui qualquer imóvel registrado em seu nome, tem ocupado, de forma mansa e pacífica, um lote de 140 m2 na cidade de Pirenópolis (GO), utilizando-o para sua moradia, pois acredita tê-lo adquirido validamente. A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens. Se Jorge tiver sido beneficiário de usucapião urbana, deverá obedecer ao prazo mínimo de dez anos para adquirir domínio do imóvel.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q438975 | Direito Constitucional, Política Urbana, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

A Constituição Federal traz uma série de dispositivos que são referentes a situações envolvendo Política Urbana. Desse modo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, é facultativo para municípios acima de 20 (vinte) mil habitantes.

( ) Espelhado no que ocorre com as desapropriações para reforma agrária, as desapropriações de imóveis urbanos são feitas mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida do município.

( ) A pessoa que possui e utiliza como sua moradia área urbana de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) pelo período de 5 (cinco) anos ininterruptos e sem oposição de quaisquer, desde que não tenha outro imóvel, pode adquirir o domínio da mencionada área.

( ) Os imóveis públicos também podem ser adquiridos por usucapião.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q236578 | Direito Constitucional, Política Urbana, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

O Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, aprovado pela Câmara Municipal, nos termos da Constituição Federal, é obrigatório:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q446894 | Direito Constitucional, Política Urbana, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

A política urbana teve um capítulo especial na Constituição da República de 1988. Uma das novas exigências da Constituição é a necessidade de Plano Diretor para cidades com população acima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q446409 | Direito Constitucional, Política Urbana, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência majoritária e atual dos tribunais superiores, julgue os itens subsequentes. Para o STJ, se parte de um imóvel urbano for declarada pelo poder público área de preservação permanente, ficará afastada a titularidade do proprietário em relação a essa porção do imóvel. Uma vez transformada em área de preservação permanente, a porção é retirada do domínio privado e passa a ser considerada bem público para todos os efeitos, incluindo-se os tributários.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q442649 | Direito Constitucional, Política Urbana, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal e o Estatuto da Cidade estabeleceram novas regras e instrumentos que devem ser implementados e, por esse motivo, o planejamento territorial foi intensamente renovado no Brasil nos últimos anos.Julgue os itens a seguir, que tratam dos instrumentos de política urbana. O direito de preferência, ou de preempção, será exercido sempre que o poder público necessitar de áreas para operações urbanas consorciadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q432306 | Direito Constitucional, Política Urbana, Agente Rural, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Para responder às questões 11 a 15, considere a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Qual o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q439269 | Direito Constitucional, Política Urbana, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Sobre a política urbana, a Constituição estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q448648 | Direito Constitucional, Política Urbana, Procurador do Município, Procuradoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

À luz da jurisprudência do STJ, assinale a opção correta, acerca do direito urbanístico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q438345 | Direito Constitucional, Política Urbana, Promotor de Justiça Substituto, MPE MG, FUNDEP UFMG

O artigo 182, da Constituição Federal, assevera expressamente que "[...] a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes".

Considere, portanto, as seguintes afirmativas.

I. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

II. O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

III. É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento.

IV. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural; certo, também, que o respectivo título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

A esse respeito, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q432061 | Direito Constitucional, Política Urbana, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Sobre a usucapião especial rural prevista no artigo 191 da Constituição Federal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q448854 | Direito Constitucional, Política Urbana, Procurador, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

Tendo em vista as normas constitucionais relativas às políticas urbana, agrícola e fundiária e à reforma agrária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q425024 | Direito Constitucional, Política Urbana

Assinale a opção correta acerca da política de desenvolvimento urbano e seu perfil constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.