Questões de Concursos: Políticas Educacionais

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11 Q911406 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre o Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:

12 Q908891 | Pedagogia, Políticas Educacionais, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) pode-se afirmar que:

13 Q888820 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Campo Magro PR, NCUFPR, 2024

O Referencial Curricular do Paraná apresenta nove princípios orientadores que devem ser “considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas”. De acordo com tal documento, assinale o princípio que se refere à ideia de uma educação para todos.

14 Q976964 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A legislação educacional brasileira, fundamentada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990), estabelece um arcabouço normativo para a organização e o funcionamento do sistema educacional. Analise as proposições a seguir, considerando o que dispõem esses diplomas legais:

I.A LDB reafirma o dever do Estado com a educação escolar pública, estabelecendo que o ensino será ministrado com base em princípios como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e a valorização dos profissionais da educação escolar.
II.O ECA garante o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assegurando, inclusive, o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III.A Constituição Federal de 1988, em seus artigos dedicados à educação, define que a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, é um princípio a ser observado, e que a União aplicará nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

15 Q901402 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião do Conselho Escolar, a diretora mencionou que durante uma semana a escola passaria pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), informou que recebeu a instrução sobre o “conjunto detalhado de descritores de habilidades e competências que os alunos devem demonstrar em cada área do conhecimento avaliada pelo SAEB”.
Considerando a SAEB, é CORRETO dizer que estas características correspondem a:

16 Q889125 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Cuidador, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Wagner Ferreira Vaz, na sua publicação intitulada “Da inclusão educacional para a exclusão da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica com alunos em deficiência intelectual” (Vaz, 2019) pontua que temos ainda um cenário educacional no Brasil em que alunos estão incluídos na matrícula e excluídos da aprendizagem. Sobre esta reflexão, assinale a alternativa CORRETA:

17 Q908749 | Texto associado, Políticas Educacionais, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Tem assim elementos gerais que são comuns a todos os processos de conhecimento que pretenda realizar, marcando toda atividade de pesquisa. Mas, além da possível divisão entre Ciências Naturais e Ciências Humanas, ocorrem diferenças significativas no modo de se praticar a investigação científica, em decorrência da diversidade de perspectivas epistemológicas que se podem adotar e de enfoques diferenciados que se podem assumir no trato com os objetos pesquisados e eventuais aspectos que se queira destacar.
Por essa razão, várias são as modalidades de pesquisa que se podem praticar, o que implica coerência epistemológica, metodológica e técnica, para o seu adequado desenvolvimento.

(SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Ao elaborar e avaliar projetos e programas de pesquisa, o profissional deve ter em mente a estrutura do projeto ou do programa como texto. Sobre essa estrutura, é correto afirmar que o item

18 Q911414 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica, a avaliação da aprendizagem assume um papel crucial. De acordo com as diretrizes atuais, identifique as afirmativas corretas sobre a avaliação da aprendizagem:

I. A avaliação formativa visa acompanhar o progresso do aluno e ajustar o ensino conforme necessário.

II. A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as dificuldades dos alunos antes do início de um novo ciclo de ensino.

III. A avaliação somativa é realizada ao final de um período de ensino para verificar a aprendizagem consolidada.

IV. A avaliação interna é preferível à avaliação externa, pois considera melhor o contexto individual de cada escola.

V. As avaliações padronizadas nacionais, como o SAEB, são importantes ferramentas para monitorar a qualidade da educação em nível macro. Identifique as assertivas corretas:

19 Q898167 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentro da dinâmica escolar, nos seus mais variados aspectos, leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.


[ ] A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas, as salas de aula.


[ ] A escola é o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem.


[ ] É importante que as escolas e os professores tenham autonomia em suas decisões, mas essa será sempre relativa.


[ ] A escola é instância integrante do todo social, não sendo afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade.

20 Q906419 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, estabeleceu uma série de princípios liberais e democráticos que deveriam orientar a reconstrução das políticas educacionais brasileiras.
As opções a seguir apresentam esses valores, à exceção de uma. Assinale-a.
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