Questões de Concursos Políticas Educacionais

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11Q901402 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na reunião do Conselho Escolar, a diretora mencionou que durante uma semana a escola passaria pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), informou que recebeu a instrução sobre o “conjunto detalhado de descritores de habilidades e competências que os alunos devem demonstrar em cada área do conhecimento avaliada pelo SAEB”.
Considerando a SAEB, é CORRETO dizer que estas características correspondem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q911406 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre o Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q889125 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Cuidador, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

Wagner Ferreira Vaz, na sua publicação intitulada “Da inclusão educacional para a exclusão da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica com alunos em deficiência intelectual” (Vaz, 2019) pontua que temos ainda um cenário educacional no Brasil em que alunos estão incluídos na matrícula e excluídos da aprendizagem. Sobre esta reflexão, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
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  4. ✂️
  5. ✂️

14Q908891 | Pedagogia, Políticas Educacionais, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q976964 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A legislação educacional brasileira, fundamentada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990), estabelece um arcabouço normativo para a organização e o funcionamento do sistema educacional. Analise as proposições a seguir, considerando o que dispõem esses diplomas legais:

I.A LDB reafirma o dever do Estado com a educação escolar pública, estabelecendo que o ensino será ministrado com base em princípios como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e a valorização dos profissionais da educação escolar.
II.O ECA garante o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assegurando, inclusive, o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III.A Constituição Federal de 1988, em seus artigos dedicados à educação, define que a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, é um princípio a ser observado, e que a União aplicará nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
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16Q906419 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, estabeleceu uma série de princípios liberais e democráticos que deveriam orientar a reconstrução das políticas educacionais brasileiras.
As opções a seguir apresentam esses valores, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
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  5. ✂️

17Q984258 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre a Educação de Jovens e Adultos, julgue os itens a seguir:

I. os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas;
II. não é prevista como modalidade, mas a sua oferta é dever do Estado;
III. destina-se exclusivamente às pessoas maiores de 21 anos que não concluíram seus estudos;
IV. articula-se preferencialmente com a educação profissional.

Está INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
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  5. ✂️

18Q888820 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Campo Magro PR, NCUFPR, 2024

O Referencial Curricular do Paraná apresenta nove princípios orientadores que devem ser “considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas”. De acordo com tal documento, assinale o princípio que se refere à ideia de uma educação para todos.

  1. ✂️
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19Q920088 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Na universidade, o (in)sucesso acadêmico é uma das problemáticas que, desde sempre, tem preocupado os responsáveis pelas políticas educacionais, a gestão assim como todos os atores desse tipo de instituição de formação profissional. É importante que o Assistente de Alunos da UFRN conheça essa realidade, pelo fato de ser um conhecimento necessário ao exercício de sua atividade profissional. Em relação à essa problemática, considere as afirmações abaixo.
I. O insucesso acadêmico é um fenômeno multivariável, determinado pelas condições econômicas dos estudantes e por seus hábitos de estudo.
II. A adaptação dos estudantes à cultura universitária, durante o primeiro ano, é um fator que influencia fortemente no insucesso acadêmico deles.
III. O sucesso acadêmico é uma condição objetiva da vida dos estudantes, determinada pelo desempenho acadêmico.
IV. A organização da instituição é um fator que influencia no sucesso acadêmico dos estudantes.
Das afirmações, estão corretas
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20Q984604 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 3/2004, os sistemas de ensino e os estabelecimentos de educação básica precisam providenciar:
I. Apoio sistemático aos professores para a aplicação das normativas reguladoras da educação das relações étnico−raciais, a fim de uniformizar as ações realizadas em território nacional.
II. A organização de centros de documentação, bibliotecas, midiotecas, museus, exposições para a divulgação de valores, pensamentos, jeitos de ser e viver dos diferentes grupos étnico−raciais brasileiros, particularmente dos afrodescendentes.
III. Edição de livros e de materiais didáticos, para diferentes níveis e modalidades de ensino, que abordem a pluralidade cultural e a diversidade étnico−racial da nação brasileira, corrijam distorções e equívocos em obras já publicadas sobre a história, a cultura, a identidade dos afrodescendentes.
Está CORRETO o que se afirma:
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